Notícias, Novo na iOS App Store!, iPad

iVCS3: recriação de synth clássico usado por Pink Floyd e The Who chega ao iPad

Marcus Padrini março 6, 2014 1 Comment »

ivcs3 ipad

Você pode nunca ter ouvido falar do EMS VCS3, mas provavelmente já escutou seus sons e efeitos em clássicos como Won’t Get Fooled Again (The Who) e On The Run (Pink Floyd). Este sintetizador analógico, fabricado na Inglaterra no final da década de 70, provavelmente foi o primeiro que pôde ser chamado de compacto, se comparado aos gigantescos modulares da época, pesando apenas 10 kg.

Capaz de processar sinais de áudio de instrumentos externos e sendo conhecido por seus osciladores temperamentais, que costumavam ficar fora de afinação, o VCS3 se transformou rapidamente em uma poderosa ferramenta para a criação de efeitos sonoros, sequências cheias de modulações e outros sons psicodélicos. Foi utilizado por diversos artistas, principalmente no Rock Progressivo, como Brian Eno, Tangerine Dream, Alan Parsons Project, Yes, Jean-Michel Jarre, além dos já citados Pink Floyd e The Who.

A sonoridade única do VCS3 agora passa a ser emulada por um aplicativo para o iPad. O iVCS3, desenvolvido por Alessandro Petrolati (Stria, iPulsarety e iDensity) e apresentado como emulador oficial do VCS3, já vinha sendo anunciado há meses e finalmente chegou à App Store!

-

Emulador Oficial

Por se tratar de um emulador, para usar bem o aplicativo é fundamental conhecer pelo menos um pouco o instrumento original. O VCS3 possui 3 osciladores, sendo um deles com faixa de frequência mais baixa, ideal para modulações. Em sua menor configuração, este terceiro oscilador faz até mesmo 1 ciclo a cada 40 segundos e pode ser usado para modular o timbre de inúmeras formas!

Há também o filtro low pass, gerador de ruído, unidade de reverb de mola, entrada para áudio de microfone/instrumento, ring modulator, matriz de conexão de elementos, joystick e saída estéreo. Além disto, conta com teclado virtual (com oscilador próprio) e sequenciador.

Tudo realmente acontece a partir da matriz de conexão de elementos. Ela substitui os patch cables dos sintetizadores modulares convencionais, possibilitando que o usuário faça a ligação entre diferentes componentes simplesmente colocando pequenos alfinetes na matriz, estabelecendo diferentes conexões que irão definir o caminho para a geração de um timbre.

Sequenciador do iVCS3

O iVCS3 chega com uma série de presets trazendo comentários sobre o que pode ser manipulado em cada um, mas para aproveitar bem este fantástico app é realmente necessário entender os conceitos do sintetizador original. Farei um vídeo detalhado sobre, mas para quem não puder esperar, o bom e velho manual do VCS3 (em inglês) é uma ótima fonte de consulta.

iVCS3 (AppStore Link) iVCS3
Desenvolvedor: Alessandro Petrolati
Preço: USD 14.99
Baixar na App Store!

Palmas para o desenvolvedor por já ter apresentado o iVCS3 com implementação MIDI total (notas e todos os parâmetros podem ser controlados por equipamentos externos), Audiobus (funcionando como entrada, efeito e saída) e Inter-App Audio!

iVCS3 como efeito no audiobus


Posts Relacionados

One Comment

  1. @EdsonCFilho março 6, 2014 at 11:17 pm - Reply

    Se este vetorial for controlado pelo meu Key em tempo real vou chorar… Que plataforma de som estamos, demais

Leave A Response


7 − = três