Notícias, iPad, iPhone/iPod Touch

Audiobus 2 chega nesta semana e poderá facilitar a vida de quem toca ao vivo com o iOS

Marcus Padrini março 30, 2014 1 Comment »

Quem faz música com iPad ou iPhone reconhece a enorme importância do Audiobus na evolução da música móvel. Com o aplicativo, finalmente foi possível fazer com que o áudio gerado por apps musicais pudesse ser compartilhado ou processado utilizando outros aplicativos compatíveis. Isto gerou proporcionou grande versatilidade na criação de sonoridades diferentes e complexas.

Nesta semana, na quinta-feira (03/04), chegará à App Store o Audiobus 2. A nova geração traz recursos muito aguardados pelos usuários, como a possibilidade de inserção de vários efeitos para cada aplicativo inserido no barramento input.

Mas o que promete realmente mudar a realidade de quem toca com o iPad ao vivo é o salvamento de cenas do Audiobus 2. Com ele, será possível não só salvar as conexões realizadas entre apps, mas também dados e configurações de cada aplicativo utilizado. Isto fará com que o comportamento do Audiobus 2 se assemelhe bastante ao que acontece nos DAWs para o computador e seus instrumentos virtuais. Ao rodar o Logic, Sonar ou Cubasis utilizando instrumentos virtuais diversos, por exemplo, quando salvamos o projeto, o DAW salva também todas as configurações correntes daqueles plugins, fazendo com que, na próxima vez que o projeto for aberto, tudo soe exatamente como antes.

Foi graças à esta possibilidade que softwares como o MainStage e o BrainSpawn Forte foram desenvolvidos como soluções para quem toca ao vivo com notebooks e desktops. Há anos, troquei boa parte dos meus teclados tradicionais por um notebook e alguns controladores. Trabalhando com softwares como estes, consigo ter uma configuração para cada música no repertório. Uma mudança de preset no software e todos os instrumentos virtuais podem mudar de comportamento, timbre, volume, incluindo configurações MIDI.

Então, pensando no caso do iPad, se vários aplicativos incorporarem o recurso de salvamento de cenas do Audiobus 2, isto será o mais próximo que a música no iOS já chegou da produção musical com computadores. Poderá ajudar quem está produzindo com o iPad, restaurando configurações utilizadas em apps como Cubasis e Auria, mas será ainda mais útil para quem toca ao vivo com o tablet. Um toque no preset e sons e efeitos, quem sabe até mesmo configurações MIDI, poderão mudar instantaneamente, de acordo com o que foi programado.

O novo Audiobus 2 chega à App Store na quinta-feira. A atualização será gratuita, mas o recurso para utilização de vários apps em série e paralelamente será vendido dentro do app.

Audiobus (AppStore Link) Audiobus
Desenvolvedor: Audiobus Pty. Ltd.
Preço: USD 4.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

One Comment

Leave A Response