Notícias, Novo na iOS App Store!, iPad

Z3TA+ para iPad: sintetizador virtual clássico da Cakewalk chega ao iOS

Marcus Padrini fevereiro 21, 2014 3 Comments »

Mais um clássico acaba de chegar ao iOS. O sintetizador virtual Z3TA+, criado pela Cakewalk e bastante popular entre os artistas da música eletrônica há alguns anos, recebe agora a sua versão para o iPad, que promete trazer para o tablet o mesmo poder sonoro do instrumento virtual para Mac e PC.

Para aqueles que ainda não ouviram falar muito sobre o Z3TA+, vale uma introdução. O instrumento da Cakewalk é o que podemos considerar como o paraíso das possibilidades em um sintetizador virtual de modelagem analógica. São 6 osciladores. Cada um deles pode utilizar uma das mais de 50 formas de onda disponíveis, incluindo algumas que podem ser carregadas pelo usuário. Todas as waveforms podem ser esculpidas com diversos parâmetros, o que justifica o nome Waveshaping Synthesizer.

São 6 LFOs, 9 geradores de envelope, matriz de modulação completa, 2 filtros independentes ou paralelos, efeitos de alta qualidade e mais de 500 presets para você ouvir o que tudo isto pode fazer.

A Cakewalk também fez um bom trabalho na interface do app para o iPad. Há um controle pad XY, escolha de escalas no teclado virtual e controles que respondem bem ao toque.

O Z3TA+ já chega compatível com Audiobus e Inter-App Audio.

O ponto que ainda precisa ser melhorado é a implementação MIDI. Apesar de poder se controlado por qualquer controlador compatível com o iPad, o Z3TA+ para iOS não responde a comandos MIDI Program Change, fundamentais para a troca de timbres a partir do controlador sem precisar tocar no iPad, e não oferece seleção de canal MIDI, respondendo sempre aos 16 canais existentes. Um painel MIDI com estas duas configurações farão do app algo realmente útil para o palco.

Também vale lembrar que todos estes recursos tem um preço. Neste caso, é o processamento. O Z3TA+ não é leve. Funciona bem sozinho no iPad 4, mas quando começamos a colocar mais apps tocando simultaneamente, usando o Audiobus ou o IAA, ele logo começa a “engasgar”.

Z3TA+ (AppStore Link) Z3TA+
Desenvolvedor: Cakewalk
Preço: USD 19.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

3 Comments

  1. Igor Cristo fevereiro 22, 2014 at 12:38 pm - Reply

    Fala Marcus, tudo bem??
    Eu estou em um dilema….. gostaria de ter novos apps e algumas atualizações disponíveis apenas para iOS7, mas ao mesmo tempo, tenho medo de como isso vai afetar a performance dos meus aplicativos musicais, já que tenho um iPad2 e li vários relatos de lentidão do Safari por exemplo.
    Tem algo aqui no blog que aborde este tema? Qual a sua experiência no assunto?
    Abraço!

    • musicapps fevereiro 24, 2014 at 2:56 pm - Reply

      Igor, tudo bem? Enquanto tinha o iPad 2, não cheguei a realizar a atualização para o iOS 7. Li relatos de pessoas dizendo que fica mais lento, outros dizendo que não fez diferença alguma. O que noto é que, até mesmo no iPad 4 ou Air, o iOS 7 ainda não é um SO muito bem acabado. Por aqui, enfrento travamentos inexplicáveis e outros bugs. Esperaria mais.

      • Igor Cristo fevereiro 25, 2014 at 10:59 pm - Reply

        Excelente notícia! Fico feliz em ser alertado quanto ao problema(s).
        Vou acabar esperando um bom tempo ainda….. infelizmente a Apple está forçando tanto a barra para que os desenvolvedores invistam pesado no novo SO que alguns aplicativos sensacionais (mais especificamente o Patch Morpher, que uso com o Prophet 08) estão sendo atualizados e deixando de serem compatíveis com o iOS6. Outro exemplo não relacionado a música é o Procreate, um app para ilustração.
        Falando nisso, o sr. já chegou a ver o que é esse "Patch Morpher"?? É espetacular!!!!!!!
        Abraço!

Leave A Response


sete × = 42