Z3TA+ para iPad: sintetizador virtual clássico da Cakewalk chega ao iOS

Mais um clássico acaba de chegar ao iOS. O sintetizador virtual Z3TA+, criado pela Cakewalk e bastante popular entre os artistas da música eletrônica há alguns anos, recebe agora a sua versão para o iPad, que promete trazer para o tablet o mesmo poder sonoro do instrumento virtual para Mac e PC.

Para aqueles que ainda não ouviram falar muito sobre o Z3TA+, vale uma introdução. O instrumento da Cakewalk é o que podemos considerar como o paraíso das possibilidades em um sintetizador virtual de modelagem analógica. São 6 osciladores. Cada um deles pode utilizar uma das mais de 50 formas de onda disponíveis, incluindo algumas que podem ser carregadas pelo usuário. Todas as waveforms podem ser esculpidas com diversos parâmetros, o que justifica o nome Waveshaping Synthesizer.

São 6 LFOs, 9 geradores de envelope, matriz de modulação completa, 2 filtros independentes ou paralelos, efeitos de alta qualidade e mais de 500 presets para você ouvir o que tudo isto pode fazer.

A Cakewalk também fez um bom trabalho na interface do app para o iPad. Há um controle pad XY, escolha de escalas no teclado virtual e controles que respondem bem ao toque.

O Z3TA+ já chega compatível com Audiobus e Inter-App Audio.

O ponto que ainda precisa ser melhorado é a implementação MIDI. Apesar de poder se controlado por qualquer controlador compatível com o iPad, o Z3TA+ para iOS não responde a comandos MIDI Program Change, fundamentais para a troca de timbres a partir do controlador sem precisar tocar no iPad, e não oferece seleção de canal MIDI, respondendo sempre aos 16 canais existentes. Um painel MIDI com estas duas configurações farão do app algo realmente útil para o palco.

Também vale lembrar que todos estes recursos tem um preço. Neste caso, é o processamento. O Z3TA+ não é leve. Funciona bem sozinho no iPad 4, mas quando começamos a colocar mais apps tocando simultaneamente, usando o Audiobus ou o IAA, ele logo começa a “engasgar”.

[app 810393174]

Curta e compartilhe!