Matérias, Notícias, Novo na iOS App Store!, Reviews, Reviews de Apps, iPad

SECTOR: app sequenciador usa probabilidade para criar resultados sonoros únicos no iPad

Marcus Padrini fevereiro 25, 2014 No Comments »

Quando pensava que o iPad não precisaria mais de sequenciadores/manipuladores de samples, fiquei conhecendo o SECTOR e tive que rever os meus conceitos. O novo app de Jonatan Liljedahl, desenvolvedor dos fantásticos AudioShare, AUFX:Dub e AUFX:Space, traz uma abordagem diferente para um sequenciador no tablet. O SECTOR trabalha com um modelo de probabilidade, conhecido na matemática como Cadeias de Markov, para definir parte de suas sequências que irão gerar ritmos e resultados sonoros únicos.

Basicamente, a ideia é a seguinte: carregue o áudio que desejar no app. Sua forma de onda ficará representada ao redor de um círculo. Então, este áudio poderá ser dividido em diversos setores ou fatias (de 2 a 32), que serão os passos do sequenciador. A partir daí, é possível manipular estes trechos de áudio das mais diversas formas possíveis e imagináveis.

O mais básico seria deixar a sequência tocar como no áudio original e acionar manualmente a mudança de um trecho a outro. Porém, tudo fica realmente interessante quando usamos o 3 recursos principais do Sector para sequenciar e manipular o áudio carregado.

Probabilidade com Cadeias de Markov

O primeiro é o sequenciamento por probabilidade. Neste caso, fazemos ligações entre as fatias do áudio, representadas pelas linhas coloridas que vemos na interface. Estas ligações terão valores mais baixos ou mais altos, que irão influenciar na probabilidade de mudança. Ou seja: quando um trecho acabar de tocar, há uma probabilidade alta ou baixa de que o caminho do sequenciador siga para o outro trecho conectado ou simplesmente continue no caminho normal do círculo.

É possível fazer uma grande quantidade de conexões entre as fatias de áudio, gerando resultados criativos e até mesmo caóticos.

Sequenciador

Outra parte interessante do SECTOR é o seu sequenciador. Com ele é possível colocar alguma “ordem na casa”, sobrepondo a análise de probabilidade para alguns trechos e fazendo as sequência por passos, de forma tradicional. Isto é ótimo para gerar ritmos e marcações com um determinado elemento do áudio, enquanto outros são gerados de forma aleatória.

No sequenciador também é possível definir a probabilidade de um passo ser tocado ou não, o que também gera resultados interessantes e únicos.

WARP e qualidade de áudio

Por fim, vale falar do modo WARP, uma coleção de efeitos que irão modular a maneira como cada trecho de áudio será tocado. São efeitos que irão alterar o áudio de forma mais sutil ou de maneira marcante, fazendo com que o trecho nem mesmo se pareça com o áudio original.

Também é possível definir a probabilidade dos efeitos serem aplicados ou não a cada reprodução daquela fatia de áudio.

É bom destacar a qualidade dos efeitos e do áudio gerado pelo SECTOR. O app trabalha em 32 bits e oferece a mesma qualidade sonora dos demais apps da Kymatica.

Audiobus e importação de áudio

O SECTOR é compatível com o Audiobus, podendo enviar áudio para qualquer app que também funcione com a tecnologia, como processadores de efeito e gravadores. Importar samples para o app também é extremamente simples, bastando utilizar o AudioShare para enviar qualquer arquivo de áudio.

Mesmo em inglês, recomendo o excelente vídeo tutorial abaixo para quem deseja compreender um pouco melhor a interface do SECTOR. Com base no texto que você acabou de ler, ficará bem fácil identificar cada passo citado aqui na demonstração.

Em sua próxima atualização, o SECTOR trará o recurso de sincronização MIDI, o que o tornará ainda mais versátil para diversas situações envolvendo outros apps e instrumentos musicais.

SECTOR (AppStore Link) SECTOR
Desenvolvedor: jonatan liljedahl
Preço: USD 7.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

Leave A Response