Notícias, Outros Dispositivos

Roland lança linha AIRA: Drum Machine TR-8, efeito VT-3 e sintetizadores TB-3 e System-1

Marcus Padrini fevereiro 14, 2014 No Comments »

Se faltava alguém se manifestar nesta febre de novos sintetizadores portáteis tomando conta dos músicos e da indústria, este alguém era a Roland. A empresa responsável por lançar o lendário TB-303, sintetizador e sequenciador de linhas de baixo, e as clássicas Drum Machines TR-808 e TR-909, no início da década de 80, extremamente utilizados na música eletrônica, assistia em silêncio o sucesso de instrumentos compactos como a série Korg Volca e os sintetizadores da Arturia, Minibrute e Microbrute.

Agora, após algumas semanas de suspense, a Roland anuncia a sua nova linha de instrumentos, a AIRA. A série traz a Drum Machine TR-8, o sintetizador de baixo TB-3, o processador vocal VT-3 e o sintetizador compacto System-1.

Diferentemente dos modelos clássicos, que apresentavam pelo menos parte de sua geração sonora com síntese analógica, a linha AIRA é 100% digital e traz uma nova tecnologia de síntese analógica virtual da Roland, batizada de Analog Circuit Behavior (ACB). O novo modelo estuda cada detalhe do comportamento dos circuitos analógicos para reproduzir, com perfeição, timbres e suas variações mais sutis quando afetados por diferentes controles.

Veja e ouça a linha AIRA em ação:

TR-8: Drum machine com novos recursos e timbres clássicos das 808 e 909

Trazendo os timbres clássicos das TR 808 e 809, a TR-8 aposta em maior flexibilidade para a performance ao vivo, contando com grande coleção de timbres e a possibilidade de gravação em tempo real. São 16 kits construídos a partir de 11 instrumentos. Além dos timbres, os destaques são os efeitos integrados e o Scatter, um modo de performance único, capaz de gerar variações em tempo real em qualquer pattern.

Preço sugerido fora do Brasil: 499 dólares.

TB-3: sintetizador de baixo com controles sensíveis à pressão do toque

O TB-3 é fruto de um trabalho meticuloso de recriação das características sonoras do clássico TB-303. O novo sintetizador de baixo observa cada detalhe do instrumento original e apresenta um novo controle na forma de pad iluminado, capaz de reagir à pressão do toque, podendo influenciar timbres com modulações e outros efeitos.

Preço sugerido fora do Brasil: 299 dólares.

VT-3: Processador de voz

Um módulo compacto ideal para efeitos vocais. Além do tradicional Vocoder, transforme sua voz em sintetizadores e outros instrumentos.

Preço sugerido fora do Brasil: 199 dólares.

System-1: sintetizador analógico virtual

Inspirado no sintetizador analógico semi-modular System-100, lançado na década de 70, o System-1 é apresentado como um sintetizador diferentes de todos os já lançados. Além de utilizar nova tecnologia ACB para criar sons analógicos fiéis, o novo compacto da Roland pode controlar e até mesmo permitir a instalação de simulações de synths clássicos da empresa. Isto mesmo, sem a necessidade de um computador. Um dos instrumentos disponíveis é o SH-101, outro clássico analógico. A Roland informa que demais simulações estarão disponíveis com o passar do tempo.

O System-1 apresenta 25 teclas de tamanho real, 4 osciladores analógicos virtuais, filtros High e Low Pass, diversos controles no painel e efeitos integrados.

Preço sugerido fora do Brasil: 599 dólares.

Todos os novos modelos deverão chegar ao mercado a partir de maio deste ano.


Posts Relacionados

Leave A Response


9 − oito =