Guias e Tutoriais, Matérias, Notícias, iPad

Gravando e editando vídeos com o iPad

Marcus Padrini fevereiro 20, 2014 6 Comments »

No início desta semana, estava finalizando mais uma resenha para o MusicApps, quando percebi que precisaria fazer mais um vídeo de demonstração de um instrumento. Quase morri de preguiça quando imaginei todo o processo: preparar a luz, pegar o tripé da câmera, verificar se a câmera estava com bateria, chegar se o cartão de memória tinha espaço disponível, gravar o áudio com o Mac, transferir o vídeo para o computador, importar o arquivo e editá-lo em algum software de vídeo, fazendo ainda a sincronização do áudio. Você também já deve ter ficado cansado… Então, me lembrei que o iPad também é uma câmera, capaz de filmar em HD e que, nesta altura, já deveria existir algum app decente para a edição de vídeo no iOS. Como não era nenhuma super produção, resolvi me arriscar a fazer tudo com o tablet.

Tinha 3 necessidades: gravar o vídeo com qualidade razoável, gravar bem o áudio do instrumento (não poderia ser com o microfone do iPad ou câmera e não queria usar o computador) e editar o material, gerando o vídeo que iria para o YouTube.

-

Gravando vídeo e áudio

Para gravar o vídeo, usei o próprio app Câmera do iOS 7. Deixei a iluminação razoável e apoiei o iPad em algum lugar confiável para fazer a gravação.

Ah, mas eu ainda tinha o problema do áudio! Como gravar áudio de boa qualidade, dispensando a captura com o microfone do iPad? Simples: basta utilizar uma interface de áudio compatível com o tablet. Já falei de várias por aqui. Elas são conectadas pela porta lightning ou através do Camera Connection Kit e substituem imediatamente o microfone interno do iPad.

GuitarJack 2

Escolhi a GuitarJack 2 da Sonoma Wire Works, que gosto bastante e oferece a praticidade da entrada estéreo P2. Liguei a saída estéreo do instrumento à GuitarJack 2, abri o app GuitarTone para selecionar a entrada e configurar o nível do áudio e estava pronto para gravar vídeo e áudio de qualidade com o iPad.

-

Decidindo o aplicativo de edição

Logo que comecei, vi que o iMovie não me atenderia. Geralmente, meus vídeos de demonstração de timbres tem poucas falas e várias legendas. A interface do iMovie para títulos e legendas é horrível. Além de vincular o título à duração do bloco do vídeo, nem mesmo reposicioná-lo na tela é possível. Trabalhar com arquivos de áudio vindos de outros apps ou serviços de compartilhamento na nuvem é impossível. Desisti do iMovie em 2 minutos.

Fiz a busca na App Store, li várias resenhas no Google e descobri que o que existe de melhorzinho por aí é o Pinnacle Studio, antigo Avid Studio, da Corel. Ele não é bom como os editores profissionais para o computador, mas é o mais completo que encontrei para o iPad. E nem é novo. Acho que está na App Store desde 2012, mas já foi atualizados várias vezes. A última atualização foi em dezembro de 2013.

Pinnacle Studio permite exportar vídeos para diferentes serviços web

O Pinnacle Studio é capaz de combinar áudio, vídeo e fotos em seus projetos. Estes elementos podem estar na coleção do dispositivo ou podem ser importados  de outros apps, serviços da nuvem (vendido como recurso dentro do app), como o Dropbox, e ainda dispositivos externos, com o Camera Connection Kit.

A parte de títulos e legendas é bem melhor do que o recurso do iMovie, permitindo alterações de fonte, posicionamento na tela, etc. Ainda não há uma timeline exclusiva para o texto, mas não foi um problema neste caso.

Trabalhar com áudio também é bem mais fácil. São 3 pistas de áudio e é possível recortar, definir volume e aplicar fades com muita facilidade.

Há vários efeitos de transição e vídeo que nem cheguei a experimentar.

O Pinnacle Studio custa 13 dólares. No app há a possibilidade de comprar pacotes com temas e recursos adicionais.

Pinnacle Studio Pro (AppStore Link) Pinnacle Studio Pro
Desenvolvedor: Corel Inc.
Preço: USD 12.99
Baixar na App Store!

-

Trabalhando o áudio

Para a minha tristeza, percebi, apenas após a gravação, que não havia pensado em colocar nenhum efeito no áudio capturado. O instrumento não tinha efeitos e o som foi gravado seco, apenas com o sinal de linha.

Fiquei imaginando maneiras de aplicar um mínimo reverb ao áudio do vídeo. NENHUM app de vídeo para iPad parece possuir um sistema de processamento de áudio descente.  Não era possível nem mesmo copiar o áudio e abri-lo com outro app, ou mandar exportar somente o áudio para o Dropbox, por exemplo.

Então, recorri ao Video-to-Audio Converter, um app que custa apenas 0.99 dólar e que é capaz de extrair o áudio de qualquer vídeo e exportá-lo da maneira que o usuário desejar.

VIDEO-TO-AUDIO Converter (AppStore Link) VIDEO-TO-AUDIO Converter
Desenvolvedor: Kirill Mazur
Preço: USD 0.99
Baixar na App Store!

Fiz o processo com meu vídeo gravado com o iPad. Daí, abri o áudio em qualquer outro app de produção musical e apliquei o reverb que queria. Na hora de exportar, foi possível abrir o áudio processado diretamente no Pinnacle Studio.

Então, bastou “mutar” o áudio do vídeo original e definir o volume do novo som, agora em uma nova pista de áudio do Pinnacle.  Coloquei os textos, fiz algumas transições, finalizei e exportei para o Youtube, a partir do próprio Pinnacle.

O resultado

No final, vale avaliar. Este é o vídeo gravado com o iPad, editado no Pinnacle e exportado para o YouTube.

E este outro é um vídeo feito pelo processo normal, com câmera, edição no Mac, etc.

Pensando na gravação de vídeos simples, gravar e editar com o iPad é uma ótima opção. Fiquei imaginando a facilidade de gravação, edição e publicação por jornalistas em situações diversas, por exemplo. Com um bom microfone ou uma boa interface de áudio compatível com o iPad é possível ter resultados satisfatórios.


6 Comments

  1. Isaias M. da Pixão fevereiro 24, 2014 at 12:45 pm - Reply
  2. Rodrigo setembro 17, 2014 at 10:12 pm - Reply

    Ola amigo, muito bom esse post. Me esclareceu varias duvidas. Você poderia me dizer como faço pra inserir legendas no projeto?

  3. editor de video maio 3, 2015 at 12:44 am - Reply

    Nossa essa postagem é completa matou todas minha duvidas obrigado, é muito complicado editar vídeos com o iPad,com esta postagem facilitou.

    • musicapps maio 4, 2015 at 12:09 am - Reply

      Que bom que ajudou. Abraços!

  4. Mouragtr maio 17, 2015 at 10:05 am - Reply

    É possivel gravar o vídeo por algum app recebendo o sinal de áudio diretamente de uma app tipo Guitar Tone? Ou Jamup Pro? em tempo real? Abraços!

Leave A Response


− 8 = nulo