Notícias, Outros Dispositivos

Moog Theremini: o Theremin mais fácil de tocar e que funciona como controlador

Marcus Padrini janeiro 26, 2014 No Comments »

O Theremin, um dos sintetizadores eletrônicos mais antigos da história, é também um dos instrumentos mais difíceis de se tocar. O músico precisa controlar a afinação e o volume das notas sem tocar no instrumento, aproximando e afastando as mãos em relação a duas antenas. Porém, na NAMM 2014, a Moog Music parece ter tornado a tarefa de domar um theremin algo um pouco mais simples, apresentando um novo modelo do instrumento, o Theremini.

Com visual diferente, menor e na cor branca, o Theremini oferece 32 sons de síntese wavetable digital, extraídos do mesmo motor de síntese do Animoog para iPhone e iPad. Esta já seria uma diferença significativa, uma vez que o Theremin original é analógico. Porém, há outras novidades. Uma delas é a maneira de controlar o instrumento. Com o Theremini é possível definir as escalas que serão executadas. Desta forma, o músico nunca toca uma nota desafinada, mesmo sem ter nenhum domínio das técnicas do Theremin. O modo tradicional, com a afinação completamente livre, também está disponível.

Por fim, vale dizer que o Theremini possui auto-falante embutido e efeito delay, além de poder funcionar como um controlador MIDI/USB, para instrumentos reais e virtuais, e como controlador CV, para comandar sintetizadores analógicos. Acho extremamente interessante poder usar um controlador como este tanto com analógicos, como com sintetizadores virtuais.

O novo Theremini deverá chegar às lojas em abril/maio de 2014. O preço sugerido é 319 dólares.


Posts Relacionados

Leave A Response


cinco + = 11