iRig BlueBoard: pedaleira controladora Bluetooth para iPad, iPhone e Mac (review)

irig blueboard

Quando comecei a escrever sobre música em dispositivos móveis, recebi uma pergunta de um leitor que não consegui responder imediatamente: por que ninguém havia criado ainda um controlador MIDI Bluetooth?  Ele seria um acessório sem fios, extremamente prático, dispensando adaptadores e liberando as postas dock e lightning de iPads e iPhones para a conexão de outros equipamentos, como interfaces de áudio. Alguém na IK Multimedia parece ter se perguntado algo semelhante na mesma época. Em 2013, a empresa apresentou a iRig BlueBoard, uma pedaleira MIDI Bluetooth para iPad, iPhone e Mac.

A BlueBoard começou a ser vendida recentemente no Brasil e, durante o último mês, tive a oportunidade de experimentar uma unidade enviada pela Quanta Store. Agora, você confere minhas impressões sobre a pedal de controle sem fio iRig BlueBoard e também tira suas dúvidas sobre o acessório.

O que é?

iRig BlueBoard é uma pedaleira controladora MIDI, ou pedal de controle MIDI (se preferir), sem fio para iPhone, iPad e Mac. Capaz de se conectar aos dispositivos através da tecnologia Bluetooth, a BlueBoard é apresentada como solução compacta e prática para comandar apps musicais na troca de presets, acionamento e ajustes de efeitos, etc.

Entradas laterais para pedais de expressão, footswitch ou wah.

Alimentada por 4 pilhas AAA, a iRig BlueBoard oferece 4 pads (botões) iluminados e ainda duas conexões laterais para pedais de expressão, footswitch ou wah. Tanto no Mac, quanto no iOS, a BlueBoard conta com um aplicativo gratuito capaz de reconhecer o acessório e permitir a configuração de todos os botões e pedais externos conectados a ela.

No iOS, o aplicativo da BlueBoard é visto por outros apps musicais como um controlador MIDI, fazendo com que a BlueBoard seja compatível com todos os aplicativos musicais para iPad e iPhone que funcionam com MIDI.

O que há na caixa?

Além da iRig BlueBoard, software para Mac, documentação da IK Multimedia e 4 pilhas AAA (obrigado, IK). Confira o unboxing.

Compatibilidade, configuração e funcionamento

Melhor do que explicar em texto, é demonstrar a iRig BlueBoard em ação. Confira no vídeo como ligar, conectar e configurar a BlueBoard com diferentes apps musicais.

Para saber todos os modelos de dispositivos compatíveis, confira a lista completa no site da IK Multimedia.

Construção e durabilidade

A iRig BlueBoard é extremamente compacta, cabendo em qualquer mochila com o notebook ou iPad. Construída em plástico de alta qualidade, a BlueBoard transmite resistência e durabilidade para poder pisar sem muita dó.  Mesmo sendo bem pequena, é fácil pisar no botão desejado com a ponta do pé. A resposta ao acionamento é bastante precisa.

Tudo que você queria saber sobre a BlueBoard

Perguntei em nosso grupo e também em nossa Fan Page do Facebook o que o pessoal gostaria de saber sobre a BlueBoard. Então, reuni as perguntas e respostas no vídeo abaixo. Latência? Facilidade de configuração? Duração das pilhas? Confiabilidade do BlueTooth?  Confira as respostas para estas e outras perguntas.

MusicApps sobre a iRig BlueBoard:

Construção e Durabilidade [Rating:4/5]
Facilidade de utilização: [Rating:4/5]
Portabilidade: [Rating:5/5]
Compatibilidade: [Rating:4/5]
Profissional: [Rating:4/5]
Preço: [Rating:4/5]
Geral: [Rating:4/5]

Disponibilidade

A iRig BlueBoard é oferecida no Brasil pela Quanta Store e pode ser adquirida online neste link.

Conclusão e considerações finais

A iRig BlueBoard é a primeira pedaleira controladora MIDI Bluetooth para dispositivos iOS e Mac. E isto não faz dela algo experimental. Pelo contrário! Bem construída, com software próprio e contando com a experiência de uma empresa que já desenvolve apps musicais e equipamentos para guitarristas e baixistas há anos, a BlueBoard oferece uma solução muito interessante para quem deseja contar com um controlador compacto, prático e versátil, capaz de mudar presets, ajustar efeitos e comandar apps diversos, como sintetizadores, gravadores, etc.

Funcionando a até 10 metros de distância do computador Mac, iPhone ou iPad, a BlueBoard é a melhor opção de controlador para guitarristas e baixistas que utilizam iPhone e iPad, pela praticidade e por liberar a conexão dock/lightning para outro acessório, como interfaces de áudio (iRig Pro, iRig HD e outras).

A configuração não poderia ser mais simples e a compatibilidade com aplicativos musicais não poderia ser maior.

Seria bem legal se a IK adicionasse ao software a opção de envio de notas MIDI a partir dos botões da BlueBoard, além dos comandos Program Change e Control Change, já existentes. Isto traria versatilidade ainda maior ao controlador, mas de maneira alguma isto prejudica o público alvo do produto. Trabalhar também o Windows poderia ser importante para diversos usuários.

Indispensável para guitarristas e baixistas que levam iPad/iPhone para o palco/ensaios e buscam praticidade. Muito útil para demais músicos que desejam contar com o auxílio de um controlador que dispensa o acionamento com as mãos e pode interagir com muitos instrumentos virtuais e apps musicais.

Curta e compartilhe!