Notícias, Outros Dispositivos, iPad

Sintetizador Op-1 com sons do Super Manetron para iPad, que está em promoção

Marcus Padrini dezembro 9, 2013 3 Comments »

Após muita espera, finalmente pude experimentar o sintetizador compacto Op-1, da empresa sueca Teenage Engineering. Compacto, com cara de brinquedo e também lembrando bastante o velho sintetizador VL-Tone da Casio, o Op-1 é um instrumento bastante poderoso.

O clássico Casio VL-Tone

O pequeno synth traz 8 sistemas de síntese diferentes, sampler, gravador de 4 pistas e um sequenciador extremamente versátil, além de oferecer recursos pouco usuais, como utilizar o rádio FM embutido para criar instrumentos sampleados ou alterar efeitos em tempo real.  O Op-1 também é compatível com o iPad, podendo controlá-lo via MIDI ou ser controlado pelo tablet.

O grande problema do Op-1 é que seu preço é inversamente proporcional ao seu tamanho. O instrumento custa 849 dólares, quase 2 mil reais, se comprado fora do Brasil. Comprando pela internet teríamos os impostos e este valor poderia até dobrar, se considerarmos também o frete. 850 dólares é um preço de um bom sintetizador. Porém, é difícil para a maioria encarar o Op-1 desta forma.

Mas, uma vez com ele por aqui, pude testar algumas de suas funcionalidades e farei o review para o MusicApps em breve. Um dos recursos mais legais é samplear qualquer fonte de áudio com muita facilidade. Neste exemplo, utilizei o app Super Manetron, o melhor simulador de Melllotron para iPad, na minha opinião, e seu timbre de flauta. O resultado ficou muito legal.

Apesar do tamanho bastante reduzido e de suas teclas com ação semelhante à de um teclado de computador (a semelhança com o teclado do Mac é incrível), a tocabilidade do Op-1 impressiona.

super manetron

Por falar em bons timbres de Mellotron, o Super Manetron está em promoção, com mais de 50% de desconto!  Vale aproveitar a oportunidade.

Super Manetron (AppStore Link) Super Manetron
Desenvolvedor: insideout ltd.
Preço: USD 3.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

3 Comments

  1. Igor Cristo dezembro 11, 2013 at 10:08 pm - Reply

    Interessante Marcus! Eu sempre tive curiosidade com esse bichinho e de fato é surpreendente… uma pena eles apelarem tanto no preço. Acabaria gastando com outra coisa…

    E o Bass Station 2, veremos review? Abraço!

    • musicapps dezembro 11, 2013 at 11:13 pm - Reply

      Igor, farei o review do OP-1 em breve, ele é realmente supreendente, mas bem caro mesmo. Sobre o Bass Station, vou verificar com a importadora. Quem sabe conseguimos fazer também. Abraços!

      • Igor Cristo dezembro 12, 2013 at 12:39 pm - Reply

        Beleza! Fico aqui no aguardo… acho que dos novos monofônicos, o Bass Station é o que me traz mais curiosidade. Um review do OP-1 vai ser legal também (vi há pouco tempo o Music Track Japan fazendo isso…).
        Abraço!

Leave A Response


1 × oito =