Android, Mac, Matérias, Notícias, Outros Dispositivos, iPad, iPhone/iPod Touch

Retrospectiva 2013 MusicApps e feliz 2014!

Marcus Padrini dezembro 26, 2013 2 Comments »

2013 está chegando ao fim! O ano, marcado por avanços na música em dispositivos móveis, trouxe também algumas boas surpresas para os amantes dos hardwares, os instrumentos “reais”, digamos assim.

Até dia 6 de janeiro de 2014, o MusicApps tira férias. Espero que o MA tenha sido boa companhia e servido como fonte de informação útil confiável em 2013! Desejo a todos os leitores um excelente fim de ano e que 2014 possa trazer paz, saúde, sucesso e muita música, não importando onde você estiver!

Confira nossa retrospectiva e relembre o que foi destaque no MusicApps em 2013!

-

Janeiro

Em janeiro, o avanço de qualidade nos apps musicais e o aumento de processamento dos dispositivos iOS já eram perceptíveis. Pude fazer um bom teste usando o Auria para transformar o iPad em processador de efeitos em tempo real.

A Korg apresentou novas versões para seus apps para iPad trazendo compatibilidade MIDI Virtual e a Apogee lançou novas versões de suas interfaces de áudio, desta vez com foco também no iPad.

No Android, a IK Multimedia lançou seu primeiro app para o sistema móvel do robô e divulgou uma lista de acessórios compatíveis. A Sonoma deu esperança aos usuários quando anunciou uma solução capaz de reduzir drasticamente a latência em dispositivos Android. A novidade precisava da colaboração e envolvimento dos fabricantes de smartphones e tablets Android. Na época, já previa grande dificuldade na evolução desta ação. O ano terminaria sem nenhuma novidade no assunto.

-

Fevereiro

O segundo mês do ano começou com o review do iRig KEYS, um ótimo controlador compacto de 37 teclas para o iPad, iPhone e computador. A Arturia apresentou sua versão do Mini V para o iPad, o iMini, e fizemos um teste para comparar o som e o filtro de cada um deles.

Também tivemos dois ótimos lançamentos em fevereiro: A Native Instruments lançou o Traktor DJ para iPad e chegou à App Store o PPG WaveMapper, um ótimo sintetizador apresentado em review de Fabio Ribeiro.

-

Março

minibrute musicapps

Em março, garimpamos a App Store e encontramos um ótimo app de piano escondido por lá, o CMP Grand Piano. O GarageBand recebeu atualização trazendo compatibilidade com o Audiobus.

O tecladista Fabio Ribeiro afirmou que o iPad é “um dos dispositivos mais interessantes para tocar, produzir e gravar música atualmente”, em sua entrevista ao MusicApps.

Fizemos a resenha do compacto e poderoso sintetizador analógico Minibrute da Arturia e o JACK, sistema de transmissão de áudio e MIDI entre apps, chegava ao iOS. Tido como forte concorrente para o Audiobus, meses depois, após o lançamento do iOS 7, o desenvolvedor do JACK anunciaria grande dificuldade em fazer com que o app fosse atualizado para o novo SO mantendo suas características, praticamente anunciando a morte da solução.

-

Abril

Caixas Monitores Edifier R2700 e R2600 review MA

Abril começou com duas ótimas novidades: A Korg anunciou o lançamento de uma linha de sintetizadores analógicos ultra compactos, a série Volca, gerando muita repercussão nas mídias sociais, fóruns e blogs especializados. O sucesso foi tão grande que, ainda hoje, é difícil encontrá-los nas lojas. A Novation apresentou seus novos modelos de Launchpad. O Launchpad S e o Launchpad mini trouxeram a compatibilidade com o iPad.

Testamos dois monitores para quem deseja potência e definição, o Edifier R2600 e o Edifier R2700.

A Korg anunciou o M01D, título que leva timbres consagrados do sintetizador M1 ao Nintendo 3DS e o FL Studio Mobile chegou à Google Play.

A banda Remove Silence apresentou seu novo EP e deu detalhes de uma faixa criada com muitos apps para iPad.

-

Maio

MorphWiz, SampleWiz, Geo Synthesizer on Audiobus

Cinco meses após o lançamento, o Audiobus já contava com mais de 200 apps compatíveis. Enquanto isto, a Moog apostava em uma versão de seu Animoog para o BlackBerry Z10. Seria o único lançamento da empresa para a plataforma.

Escrevi a resenha do sintetizador MiniNova, o compacto da Novation, que acabou estabelecendo residência no meu home studio, e tiramos diversas dúvidas sobre a ligação de acessórios musicais via conector lightning, USB, adaptador 30 pinos e CCK no iPad 4.

Junho

Review controlador QuNeo MusicApps

Começamos junho com uma comparação entre os oito principais apps para produção musical no iPad. Enquanto isto, a Apple anunciava o novo recurso Inter-App Audio para o iOS 7, revolucionário, mas que ainda terminaria o ano sem muita popularidade.

Em mais uma resenha do MusicApps, avaliei o QuNeo, um controlador de pads USB 3D para windows, Mac e iPad.

Foram três os grandes lançamentos na App Store: Propellerhead Thor, o sintetizador clássico do Reason chegava ao iPad, Sintetizador Waldorf Nave, trazendo o melhor da síntese Wavetable para o tablet, e o Galileo,  um novo app simulador de órgão Hammond para iPad que impressionou bastante.

Julho

Que tal ter iPhone, iPod Touch e iPad como processadores multi efeitos? Provamos que isto é possível em nossos testes e apresentamos o review do ótimo JamUp Pro XT, um processador de efeitos de guitarra e baixo para iPad e iPhone.

Comemoramos o aniversário de três anos do MusicApps trazendo o review do Nave, um poderoso sintetizador Wavetable para o iPad, com tutorial completo em vídeo. Apresentamos um passo a passo para trabalhar com 16 ou até 24 pistas no GarageBand para iPad/iPhone e comentamos a atualização do Cubasis, oferecendo o sintetizador analógico virtual Micrologue gratuitamente.

-

Agosto

O mês de agosto foi muito movimentado. Apresentamos o review do Arturia MiniLab, um teclado controlador portátil para iPad, PC e Mac que chega com coleção de 5 mil timbres de synths consagrados.  O SampleTank recebeu atualização trazendo a coleção Miroslav de instrumentos orquestrais e eu me diverti criando uma trilha alternativa para o clássico game Mega Man com o Novation MiniNova.

Em nossas resenhas, apresentamos a Apogee Duet, interface de áudio e MIDI profissional para Mac, iPhone e iPad, e a interface iRig HD, a evolução do iRig com qualidade digital para iPhone, iPad e Mac. Teve ainda o Belkin RockStar, um acessório ideal para compartilhar áudio ou tocar com vários dispositivos.

Conhecemos o projeto TouchKeys, que pode revolucionar a maneira de tocar teclados e sintetizadores, e a AKAI levou seu famoso MPC para dentro do bolso, com o iMPC para iPhone.

Setembro

O mês de setembro começou com uma ótima notícia, que demos em primeira mão: o iOS 7 finalmente tornou o iPhone compatível com o Camera Connection Kit. Explicamos em detalhes o novo recursos Inter-App Audio, útil para o compartilhamento de áudio e MIDI entre apps musicais para iPad e iPhone.

Foi um mês cheio de reviews! Na parte de hardware, apresentamos o Tj-13M, um Bass Pedal controlador MIDI fabricado no Brasil, a Nova Apogee ONE, interface de áudio e microfone condensador para Mac, iPad e iPhone, e a Michael AKM 14, interface MIDI 2×2 para PC, Mac e iPad.

Na parte de apps, trouxemos o Modular Synthesizer, ideal para construir e tocar seu sintetizador modular no iPad ou iPhone, e uma matéria especial sobre Notação Musical no iPad.

-

Outubro

Outubro começou com dois ótimos lançamentos: a Arturia apresentou o iSEM, versão para iPad do clássico sintetizador Oberheim, e o Virtual ANS, um simulador de outro sintetizador clássico (e raríssimo) para criar sons profundos e atmosféricos.

Tivemos participações especial também! Fabio Ribeiro apresentou uma grande aula em vídeo sobre o sintetizador Korg MS-20 mini e Alexei Michailowsky falou sobre as possibilidades musicais do controlador Leap Motion e demonstrou seus principais apps.

Entrevistei o produtor musical e apresentador Guto Guerra, da série Música na Mochila do canal BIS, e ele falou sobre sua aventura musical pelo mundo, novas tecnologias e música portátil.

Enquanto o Tabletop apresentava como seria o futuro da música no iPad/iPhone com o Inter-App Audio, eu me preparava para uma aguardada viagem e me despedia temporariamente com uma versão de um clássico de uma banda que adoro: Fritha Alone (Camel): Piano e Apps Musicais para iPad.

Novembro

Novembro começou em Londres, onde pude conhecer o Ashley Elsdon, autor do ótimo blog PalmSounds. Destacamos o Cubasis, que está se tornando o melhor DAW para iPad, e o BIAS, o novo app da Positive Grid que promete ser o emulador/modelador de amplificadores de guitarra mais versátil já lançado.

Ensinamos como usar seus próprios loops e samples no Launchpad para iPad, sem precisar do computador, e nossso amigo Giuliano Soares demonstrou a versatilidade do BeatMaker 2 no mapeamento MIDI de pads.

A Korg surpreendeu novamente, apresentando o littleBits Korg Synth Kit, uma nova maneira de pensar e usar sintetizadores modulares, e iniciamos uma série especial sobre a música no Android, com nosso colunista Frank Malm, especialista no assunto.

Dezembro

Começamos dezembro com a resenha da ótima RME Babyface, interface de áudio e MIDI compacta e poderosa para trabalhar com Mac, Windows e iPad. Apresentamos a iRig PRO, que oferece gravação de áudio digital e MIDI em interface ultra compacta para iPad, iPhone e Mac.

Enquanto nossa série sobre a música no Android prosseguia, apresentando Os melhores apps musicais para Android comentados, um dos melhores apps musicais da plataforma recebeu sua versão para o iOS, o Caustic 3.

Contamos uma história inspiradora, que começa com Stairway to heaven tocada com dois dedos no iPad, e destacamos as novidades que estarão disponíveis no Audiobus 2.0, no início de 2014.

E fechamos o ano com uma jam com iPhone, iPad e sete pequenos sintetizadores, além de um post especial trazendo os apps em promoção neste final de ano.

-

Nos vemos em 2014! Ótimo fim de ano a todos e obrigado pela companhia em 2013!


Posts Relacionados

2 Comments

  1. Danyllo Rosa dezembro 26, 2013 at 8:34 pm - Reply

    Boa Noite Padrini,
    Mais um ano de muito desenvolvimento e aprendizado.
    Só tenho a agradecer o MA pelo o aprendizado e a oportunidade de compartilhar um pouco do que aprendi.
    Boas férias, que venha 2014.
    Grande abraço, feliz ano novo.

  2. Josafa Silva dezembro 26, 2013 at 9:12 pm - Reply

    Marcus Padrini, muito obrigado por tudo que você fez pela comunidade MusicApps e Que Deus continue te iluminando nesta jornada tecnológica. Boas Festas, um bom final de Ano e que o ano vindouro seja de muitas bênçãos de Deus para sua vida.
    Um grande abraço.
    Josafa Silva

Leave A Response


6 − = dois