Android, Matérias, Notícias

Música no Android: Os melhores apps musicais para Android comentados

Frank Malm dezembro 8, 2013 3 Comments »

Se você é novo no Android ou ainda não explorou as opções que ele oferece para fazer música, preciso escrever uma pequena introdução sobre alguns dos apps musicais essenciais.

SunVox e Caustic

Existem dois aplicativos que por si são suficientes para mantê-lo entretido e criando produções completas. Eles são o SunVox e o Caustic 3.

SunVox

O Caustic 3 ainda não havia sido lançado no momento deste texto. Ele ainda se chama Caustic 2, mas será lançado muito em breve e é incrível!

O SunVox e o Caustic são completos, mas oferecem workflows muito diferentes e existem coisas que podem ser feitas em um e não poderão ser realizadas no outro.

Para ser justo, o SunVox é o mais complexo, uma vez que é modular e permite a construção de seus próprios efeitos e sintetizadores. São muitas possibilidades, mas também é um app não muito simples de se entender, especialmente se você nunca usou um software no estilo Tracker. Trata-se de uma uma maneira bastante diferente de se trabalhar e pensar, se comparada ao tradicional sequenciador no estilo piano roll. Será preciso investir algum tempo nele para realmente aproveitar completamente aquilo que ele tem a oferecer. Pessoalmente, meu conselho é: não seja preguiçoso e você será recompensado com potencial criativo ilimitado.

Caustic

Do outro lado, o Caustic é bem simples de ser compreendido. Diria que se você já utilizou um DAW ou um sequenciador com piano roll, será capaz de fazer algo em 5 minutos. Para entender o restante, bastará assistir mais algum tutorial de 10 minutos. Isto não quer dizer que ele seja um app limitado. O Caustic 2 é ótimo e, com a chegada da versão 3, os usuários poderão contar com 14 pistas, uma boa seleção de instrumentos e efeitos, sendo um deles um sintetizador modular, com o qual será possível construir suas próprias estruturas, como em um sistema modular real com cabos conectando módulos. Ter isto e um sequenciador para acompanhar será incrível. Isto é só uma parte do que o Caustic 3 terá!

Sintetizador modular estará no Caustic 3

O que o Caustic e o SunVox oferecem são bons módulos sampler, não com camadas de velocity, mas com a possibilidade de mapear samples para cada nota e muito mais. Isto significa poder construir sons e faixas e alimentá-los com seu sampler e assim por diante, significando que, se as 14 pistas do Caustic não forem suficientes, você poderá contornar isto com o sampler.

O SunVox poderá trabalhar com quantas pistas seu dispositivo puder aguentar, mas aí você terá o problema de começar a construir grandes e loucas combinações de efeitos e sintetizadores e seu dispositivo não ser potente o suficiente. Aí, você poderá alimentar o sampler do Sunvox com o seus outros módulos e fazer gravações liberando o processamento, sem ter que deixar o aplicativo. O mesmo poderá ser feito no Caustic 3, mas acredito que o limite de gravação é de 1 minuto, enquanto no Sunvox isto é mais ou menos ilimitado. Ambos irão permitir a edição dos arquivos de áudio…

Ok, então, como você pode imaginar, o que foi dito até agora está apenas arranhando a superfície destes dois apps! Preciso apenas citar mais uma última coisa. O Caustic também é distribuído como uma versão gratuita para PC e a vantagem é que os arquivos de projeto contêm todas as informações – samples, presets, etc. Então, você poderá abri-los ou enviá-los para outras pessoas e tudo vai soar exatamente como o original. Ele também será lançado para o iOS, o que irá significar colaborar com muitas pessoas em diferentes plataformas.

Sunvox para Android

Com o SunVox é quase a mesma coisa, mas ele realmente é multiplataforma. O app trabalha no Windows, Linux, Mac, Windows Mobile, PalmOS, Maemo, Meego, iOS e Android. Aqui novamente o arquivo de projeto contem todas as informações e as únicas versões pagas são para iOS e Android.

Então, como eu disse, o Caustic 3 está chegando em breve e há uma vantagem em comprá-lo agora, por ainda estar com o preço mais barato, e depois fazer a atualização gratuita para a nova versão. Mas, para ser honesto, os dois apps são baratos e ambos valem a pena experimentar para depois decidir o que é melhor para você.

É claro que existem diversos outros apps musicais que são bons e melhoram a experiência de se fazer música com o Android. Falei mais destes dois por serem os mais completos.

Outros apps

Agora irei falar mais rapidamente sobre outros apps que são capazes de produzir uma música completa por eles mesmos, sem nenhuma ordem específica, já que a preferência por um ou outro irá depender do seu gosto e da sua forma de trabalhar.

G-Stomper: um app Groovebox e talvez o mais completo multitrack para trabalhar com samples. Em alguns meses, trará um fantástico sintetizador embutido.

Reactable: um app de mixagem ao vivo que eu nunca me aprofundei, mas imagino que, se você praticar por um tempo, será capaz de fazer o que quiser. Há diferentes módulos sonoros e efeitos que você pode manipular e combinar de maneiras diferentes e em tempo real.

Nanoloop: este é um dos meus favoritos. É ótimo para sabores chiptune, mas também pode ser usado para sons mais suaves. Oferece 6 pistas (em breve 8), 2 sintetizadores que chegam com mais possibilidades de criação sonora do que eu poderia suspeitar quando comecei a usá-lo. Um gerador de ruído e um sampler simples. Ele foi portado de um clássico app para o Gameboy, criado pelo mesmo desenvolvedor responsável pela versão no Android.

Supreme MPA: Este é o melhor app no estilo Akai MPC. É bem legal, apesar de não contar com efeitos embutidos. Mas, se você quer construir os beats clássicos do Hip Hop este é o app a ser olhado.

O RD4 é um dos melhores apps no estilo Groovebox, com boa tocabilidade, mas acho que fica devendo na sonoridade, o que não será um grande problema se você utilizá-lo ligado a um mixer e usá-lo combinado a outras fontes de áudio. Ele também é totalmente integrado à MIDI, significando que será possível usar controladores e comandar vários parâmetros do RD4 até mesmo usando seu DAW, se você tiver um cabo OTG USB para seu dispositivo.

Syntheogen é um lançamento e tem um workflow peculiar, mas tem bons recursos e poderá ser usado para tracks finalizadas.

O Virtual ANS é um dos apps mais divertidos que você poderá encontrar. Vou falar dele mais profundamente, mas recomendo que você assista seus vídeos, uma vez que não poderei explicá-lo com poucas frases…

Então, isto conclui a minha seleção dos melhores apps musicais que você poderá usar no Android, com Caustic 3 (quando lançado) e Sunvox sendo os mais completos.

Mas existem muitos outros que também são bons apps! Vou listá-los e aviso que boa parte deles é bem barata ou até mesmo gratuita. Esta não é uma lista completa, mas talvez seja a seleção dos mais interessantes para começar.

Heat Synth
SynprezFM
Synchroid
Mikrowave
Shape synth
Droiditar
Eerie synth
Easy Synth
Kosm
Nodebeat
Music Synthesizer

Gravadores Multipistas

Audio Evolution Mobile

Também existem dois gravadores e editores de áudio multipista que merecem ser mencionados. Ambos podem ser usados para a gravação, mas é bom saber que gravar áudio diretamente do microfone do seu dispositivo vai resultar em um som bem ruim e, se você quiser ouvir o som de fundo e a sua voz enquanto grava, terá a latência. Então, será preciso gravar ouvindo o áudio de outras pistas com com fones de ouvido e sem monitorar a voz, para não ouví-la com latência, o que torna o processo complicado em alguns casos. Talvez não com uma guitarra, mas ontem tentei cantar e lá estavam as frequências que são bloqueadas por ter os ouvidos encoberto pelos fones. Fica bem difícil cantar adequadamente.

Existe um microfone da IK Multimedia que se conecta aos dispositivos Android e soa um pouco melhor, mas ainda não é muito bom. A outra alternativa interessante, se você quer fazer gravações multitrack e possui uma interface de áudio USB e um dispositivo que use um cabo USB OTG é o app Audio Evolution Mobile, que permite usar sua interface USB e é excelente. Você poderá levar sua interface e seu dispositivo com você e gravar em qualquer lugar obtendo um som excelente.

O outro aplicativo é o N-Track Studio que no futuro também incluirá a possibilidade de usar uma interface de áudio USB, mas que ainda irá demorar um pouco até a acontecer…

Então, eu diria que estes aplicativos são bons para se ter, uma vez que você poderá, por exemplo, levar gravações que você fez e mixar, editar, utilizar efeitos e adicionar algumas gravações diretas ao mix.

Se você não irá usar uma interface USB para gravar, ambos serão mais ou menos equivalentes. Eles chegam com pistas ilimitadas, dependendo apenas da capacidade do seu dispositivo, e possuem diversos efeitos, com a exceção do N-Track Studio, no qual você precisará pagar um extra pelos efeitos.

Novamente: os aplicativos listados aqui são apenas alguns dos melhores na minha opinião, mas existem outros bons apps musicais que irei falar com o passar do tempo nesta coluna mensal, trazendo notícias, pistas e dicas…

Conheça o Musical Android (Em Inglês)

* Traduzido por Marcus Padrini


Posts Relacionados

3 Comments

  1. Filipe Machado dezembro 9, 2013 at 12:31 am - Reply

    Qual o tablet que você usou? Um Nexus 7?

    Acabei de vender um Nexus 7 por um iPad Mini Retina, justamente pra poder fazer música com ele! ;p

Leave A Response


um + = 8