Notícias

Jam com iPad, iPhone e sete pequenos sintetizadores

Marcus Padrini dezembro 25, 2013 2 Comments »

Alguns amigos, no nosso grupo MusicApps no Facebook, pediram que eu demonstrasse os instrumentos que tenho no home studio. Então, decidi fazer um vídeo com alguns dos pequenos sintetizadores que mais gosto e fui colecionando ao longo do tempo. Mas, em vez de tocar, deixei que eles fossem comandados pelo iPad. Usando o app Yamaha TNR-i, que infelizmente não pode ser comprado no Brasil até o momento, controlei, via MIDI, sete pequenos sintetizadores analógicos e digitais. Contei também com o auxílio de um iPhone rodando o AUFX:Space, para ter um bom reverb.

Confira o vídeo e depois os meus comentários sobre os instrumentos e a gravação.

Por ordem de aparição, utilizei o TNR-i para iPad, funcionando como sequenciador MIDI, o Novation Mininova, para o timbre de strings, o OP-1, para o som de “caixa de música”, o Korg Volca Keys e o Moog Slim Phatty fazendo leads, o Minibrute gerando o timbre de baixo e o Korg Monotribe, responsável por criar o som de “vento”. Tive a participação também do EMW mini modular para gerar algumas notas graves com bastante modulação.

Korg Volca Keys

O Volca Keys, o Monotribe e o Op-1 são sintetizadores ultra portáteis, não possuem teclas convencionais e são capazes de operar sem fios.

Korg Monotribe

Os dois compactos da Korg são analógicos e funcionam com pilhas, enquanto o OP-1, da Teenage Engineering, é digital e possui bateria recarregável, com autonomia de até 16 horas de uso. Ainda devo um review dos 3 por aqui.

Teenage Engineering OP-1

O Slim Phatty é um módulo sintetizador analógico fabricado pela Moog. Traz as mesmas características e recursos do Moog Little Phatty, mas não chega com teclas e tem dimensões reduzidas.

Moog Slim Phatty

O instrumento pode ser controlado via MIDI tradicional ou MIDI USB, possui presets do usuário e construção de alta qualidade.

Arturia Minibrute

O Arturia Minibrute é um sintetizador analógico monofônico compacto, com 25 teclas de tamanho normal e construção bastante robusta. Seus sons são agressivos e bastante característicos. Confira o review do Minibrute.

EMW Mini Modular

O EMW mini Modular é um sintetizador analógico modular compacto. Oferece 7 módulos que podem ser conectados da maneira que o usuário desejar. É fabricado no Brasil e oferece timbre e filtro poderosos. Mais um que está na fila dos reviews por aqui.

Novation Mininova

O Novation Mininova é a versão reduzida do Novation Ultranova. Com três oitavas e trazendo mini teclas, trata-se de um synth digital com visual bem legal, uma série de efeitos e um vocoder bem interessantes. Confira o review do Mininova.

Neste vídeo, o TNR-i comanda todos estes sintetizadores. O app pode controlar até 16 canais MIDI. Basicamente, o que fiz foi definir uma escala e inserir algumas notas no modo “aleatório”. Desta forma, o próprio TNR-i decide a melodia que será tocada por cada instrumento, levando em consideração as notas programadas em cada um deles.

Para que o TNR-i pudesse fazer isto, ele precisava mandar as mensagens MIDI para os instrumentos de alguma forma. É nesta hora que entram o Ableton Live, o iMac e as interfaces MIDI Michael e iRig MIDI.

O iPad está conectado ao iMac através da iRig MIDI (leia o review) e a interface Michael MIDI x USB AKM14 (leia o review). Reconhecido como uma porta MIDI de entrada pelo Ableton Live, bastou direcionar cada canal MIDI para um sintetizador. Todos os sintetizadores que apresentam conexão USB foram ligados desta forma ao iMac, usando um HUB USB. Foi o caso do Mininova, Minibrute, Slim Phatty e OP-1.

Para os outros sintetizadores sem USB, o jeito foi enviar mensagens MIDI diretamente, através das saídas da interface Michael AKM14. Foram controlados desta forma o EMW mini Modular e o Korg Volca Keys. O Monotribe não possui conexão MIDI, estão trabalhou sincronizado ao Korg Volca Keys.

Também vale dizer que todos os synths foram ligados a uma mesa de som e, em vez do efeito da própria mesa, usei o iPhone com o AUFX:Space como reverb geral. Este app é simplesmente sensacional.

AUFX:Space (AppStore Link) AUFX:Space
Desenvolvedor: jonatan liljedahl
Preço: USD 4.99
Baixar na App Store!

No fim, este é apenas um exemplo de como estes e outros pequenos sintetizadores podem trabalhar em conjunto e contar com o auxílio do iPad como controlador e sequenciador. As melodias geradas automaticamente deram um resultado interessante.


Posts Relacionados

2 Comments

  1. Renan Sales dezembro 27, 2013 at 7:19 pm - Reply

    Muito bom, bela matéria.
    A capacidade de controle do iPad me surpreende a cada dia, sem contar dos sintetizadores que possuem sons muito bons e ajudam muito
    Com certeza são equipamentos indispensáveis para um tecladista.
    Marcus seria interessante, se não for complicado, disponibilizar no mesmo post o áudio das músicas tocadas pelo "embed" do Sound Cloud assim como ja fez em alguns outros posts.
    Abraço!

    • musicapps dezembro 30, 2013 at 3:48 pm - Reply

      Claro, Renan! Irei providenciar. Abs e obrigado!

Leave A Response


+ 1 = dez