Em Foco, Notícias, iPad

Launchpad para iPad: como usar seus próprios loops e samples sem precisar do computador

Marcus Padrini novembro 25, 2013 10 Comments »

Quando a Novation se inspirou em seu famoso controlador Launchpad para criar o app musical de mesmo nome para iPhone e iPad, era impossível não pensar como o aplicativo poderia ser ainda mais incrível permitindo a importação de samples e loops dos usuários. Demorou, mas, em sua última atualização, o Launchpad passou a permitir o uso de sons personalizados.

O recurso, batizado de Audio Import, é vendido no próprio app por 7 dólares e o processo está longe de ser tão versátil como a maioria dos usuários gostaria. Basicamente, é preciso ter uma conta do Dropbox, colocar seus samples por lá e depois importá-los pelo Launchpad. Porém, nas últimas semanas decidi experimentar realizar o processo de criação dos loops e importação para o Launchpad, usando somente o iPad, sem considerar um provável computador nesta tarefa. Com algumas dicas é possível criar loops usando seus apps musicais favoritos, editá-los, exportá-los para o Dropbox e importá-los pelo Launchpad usando só o tablet. No vídeo a seguir, explico como fazer.

O Novation Launchpad está disponível gratuitamente na App Store:

Novation Launchpad - Make & Remix Music (AppStore Link) Novation Launchpad – Make & Remix Music
Desenvolvedor: Focusrite Audio Engineering Ltd.
Preço: Free
Baixar na App Store!

O app utilizado para a gravação e exportação dos loops foi o Cubasis:

Cubasis 2 - Mobile Music Creation System (AppStore Link) Cubasis 2 – Mobile Music Creation System
Desenvolvedor: Steinberg Media Technologies GmbH
Preço: USD 49.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

10 Comments

  1. alexandresoma novembro 25, 2013 at 6:30 pm - Reply

    Obrigado Marcus!!!!

  2. Renato novembro 26, 2013 at 9:56 pm - Reply

    Excelente, estava mesmo buscando isso.

  3. Carlos novembro 27, 2013 at 1:08 pm - Reply

    Muito bom Marcos, eu estava lendo estes seus dois ultimos posts, o do cubasis e do launchpad, e vi dois aplicativos bons e gratuito, que forão o nanolog e o launchpad. O launchpad eu ja tinha mais o nanolog não, que pra mim foi a descoberta muito bom que nem esse launchpad vai ser para algumas pessoas que não conhecia. O que eu estou querendo dizer com isso, alias, propor uma ideia de post. O senhor nunca pensou em fazer um post com uma lista de aplicativos gratuitos não? Talvez o senhor já ate tenha feito, mas seria bom uma lista atualizada. Um abraço e parabens pelos posts e pelo carinho com o site, pra mim que sou músico e não tenho computador só um ipad de quarta geração que ganhei e uma mão na roda.

  4. Leonardo Lago dezembro 2, 2013 at 3:07 pm - Reply

    Boa tarde Marcus. Td bem? Sou Leonardo Lago, tenho um iPhone 4 e preciso dele para a seguinte tarefa: Sou baterista da banda Senhor Kalota, daqui mesmo de BH e estou querendo usá-lo para disparar samples e loopings nos shows da banda com o auxílio de um (Pad+Módulo) da bateria eletrônica Roland TD-6-KW. É possível de eu fazer isso utilizando portas MIDI da bateria com adaptadores MIDI para iphone e etc??

    Grato pela atenção,

    Leo

    • musicapps dezembro 3, 2013 at 10:43 am - Reply

      Sim, é possível. Para isto, o melhor é usar os apps Loopy ou BeatMaker 2. Eles possuem as configurações MIDI mais versáteis. Já escrevi bastante sobre eles por aqui. Abs!

  5. Fabiano dezembro 9, 2013 at 1:16 am - Reply

    Obrigado pelo vídeo, deu certo aqui

  6. Geraldo Junior fevereiro 2, 2015 at 3:15 pm - Reply

    Valeu, rapaz!!!

  7. Sergio Luiz março 29, 2015 at 11:14 pm - Reply

    Prezado Marcos, como vai?
    Suas dicas são sempre interessantes. Agradeço por opinar sobre timbres de orquestra. em meu último comunicado. Agora gostaria de saber se, no Novation Launchpad para iPad, é permitido fazer transposições nos diversos timbres.

    • musicapps março 30, 2015 at 11:19 am - Reply

      Você poderá alterar a afinação dos samples, porém não em tempo real. Ou seja, não é exatamente um recurso de transposição.

Leave A Response


sete − = 2