iPad para gravar podcasts ou programas de rádio e transmitir ao vivo

No fórum do Audiobus, li este tópico bastante interessante e decidi compartilhá-lo por aqui. O usuário Patrick Moore contou como tem orientado estudantes de uma universidade no Reino Unido na utilização do iPad como ferramenta única para a gravação e transmissão ao vivo de podcasts e programas de rádio.

Para fazer algo assim, precisaremos basicamente de 3 aplicativos. O primeiro é o BossJock Studio, uma solução dedicada à produção e gravação de programas de rádio e podcasts. Com interface de pads, o BossJock oferece muita versatilidade para carregar e disparar clips de áudio. É possível carregar músicas da coleção do dispositivo, importar áudio via iTunes ou simplesmente utilizar o Audiobus (nosso segundo app) para gravar os sons de qualquer outro app musical compatível. Além disto, o aplicativo possui um botão que ativa a gravação de qualquer entrada de áudio do iPad, como o próprio microfone integrado, mic USB ou interface de áudio, para realizar a gravação da voz.

Fiquei realmente impressionado com a facilidade de uso do BossJock Studio e com seus recursos que realmente facilitam a gravação de um podcast usando somente o iPad. Para falar a verdade, parece ser mais simples do que fazer o mesmo trabalho no computador. Basta acionar a gravação do app, disparar o áudio dos pads e gravar suas locuções, tudo em tempo real. No vídeo a seguir será possível ver estes recursos detalhadamente.

Para quem deseja apenas gravar um podcast, o trabalho acaba aqui. Basta enviar a gravação do BossJock Studio para o SoundCloud, iTunes, etc.

[app 531205021]

[app 558513570]

Porém, há quem pretenda transmitir seu programa ao vivo em uma rádio da internet, por exemplo. E aqui entra a criatividade da solução encontrada por Patrick: utilizando o Audiobus, ele é capaz de enviar o áudio gerado pelo BossJock Studio para o app Koalasan, que é basicamente um transmissor de áudio para um servidor de streaming. Com estes apps conectados o usuário será capaz de transmitir tudo que estiver sendo gerado no BossJock Studio para qualquer servidor de web radio. Há ótimas opções gratuitas, como o Airtime.

[app 649084681]

Fica a dica para quem desejar abandonar o computador na hora de gravar seus podcasts, passando a utilizar somente o iPad como ferramenta.

Curta e compartilhe!