Android, Matérias, Notícias

Introdução ao mundo da música móvel no Android

Frank Malm novembro 6, 2013 9 Comments »

Olá! Meu nome é Frank Malm e eu escrevo um site que fala sobre aplicativos musicais para dispositivos Android e outros assuntos relacionados, o Musical Android.

Então, a ideia é escrever para o MusicApps um artigo mensal, como uma espécie de resumo de notícias e aplicativos.

Mas nós pensamos que também seria bom falar um pouco primeiro dos meus pensamentos sobre o Android. Comecei a usar o Android quando assinei um contrato com uma operadora de telefonia que oferecia um smartphone Android gratuitamente, sempre procurando por um dispositivo de música móvel (desejava um desde que a Yamaha fez os pequenos sequenciadores MIDI, movidos à bateria e com síntese GM, há 12 anos. Eles eram muito caros para mim).

Sunvox para Android

Fiquei bastante animado. Isto aconteceu há 2 anos e meio. Não havia muita coisa naquela época, mas dois apps que funcionavam neste smartphone eram o Nanoloop e o SunVox. Estes aplicativos ainda são dois dos meus favoritos, continuam recebendo atualizações e ficando cada vez melhores.

Nanoloop para Android

Uma coisa levou à outra e, um ano depois, quando adquiri um tablet melhor e fui capaz de testar diferentes aplicativos, decidi começar um site sobre o assunto, uma vez que não havia nada para pessoas fazendo música com o Android. E, de certa maneira, o Musical Android é um site que eu leio enquanto escrevo e era algo que eu desejava ler já há um bom tempo. Ele também se tornou um arquivo de informações para mim e para outras pessoas.

Latência

Existe um “problema” com o Android e ele é a latência. Ela está ficando menor e alguns dispositivos já estão oferecendo latências tão baixas como a encontrada no iPhone/iPad. Isto é algo a ser considerado dependendo do que você deseja fazer. Se for importante ter a menor latência possível, você deverá procurar pelos smartphones e tablets lançados com o Android puro do Google, a série Nexus. Um dos melhores tablets de 7 polegadas que você poderá encontrar é o Nexus 7, que chega com boas especificações e custa cerca de 200 dólares ( 999 reais, no Brasil).

Mas toda esta questão da latência nunca me incomodou, uma vez que nunca tive que tocar os dispositivos Android como um teclado. A maioria dos apps que eu gosto são baseados em sequenciadores e grande parte dos melhores apps sintetizadores possui sequenciadores ou arpejadores embutidos, que você pode usar para disparar os sons e gravar seus arquivos wav.

Sequenciador no Caustic para Android

Outra coisa que eu gosto de fazer é conectar diferentes dispositivos a um mixer e usá-los para mixagens ao vivo e , neste caso, a latência não tem tanta importância. E, no fim, se você tiver um dispositivo que possa usar um cabo OTG-USB, quiser conectar um teclado controlador e o tablet ou smartphone tiver muita latência, sempre poderá usá-lo para testar suas harmonias/melodias. Se for possível gravar em tempo real, depois é só alinhar as notas.

Há também um truque que poderá ser usado quando existir muita latência e você estiver gravando. A ideia é gravar em um andamento mais lento de depois acelerar o tempo. É tudo uma questão de diferença entre dispositivos e aplicativos. Existem alguns apps que eu nem consigo perceber a latência.

Me desculpem por tomar tanto tempo falando sobre latência, mas é um assunto que pessoas que não estão usando o Android para fazer música sempre usam para desmerecê-lo. Se você ouvir demais o que eles dizem, ficará parecendo que não é possível fazer música com o Android de maneira alguma. Só gastei tanto tempo nisto porque considero ridículo desconsiderar o Android por este motivo.

Músicas criadas com o Android

Bom, a latência não me impediu de usar o Android para criar música, assim como também não impediu outras pessoas…

Existem muitas músicas criadas com o Android. Vale ouvir estes exemplos:

Ou acesse o Musical Android e clique na barra lateral, no link Musical Interlude

O que vem por aí

Existem alguns apps realmente bons para Android e este ano surgiram alguns bem interessantes. Outros ainda melhores deverão ser lançados antes do fim do ano. Alguns vieram do iOS e outros são específicos para Android. Vou falar sobre os apps mais interessantes que podemos ter no Android e que juntos serão suficientes para todas as necessidades musicais que você possui. Nos meses seguintes, irei escrever uma coluna mensal aqui no MusicApps, que trará as últimas notícias e outras sugestões que irão ajudá-lo a criar música no Android. Isto está crescendo rapidamente. Existem pelo menos 5 ótimos apps sendo lançados ou recebendo grandes atualizações até o final deste ano e é claro que teremos algumas surpresas também.

Deixarei aqui dois que talvez sejam os mais completos apps musicais para o Android. Você já pode ter ouvido falar deles, mas se não ouviu, ou se é novo no Android, estes são dois apps fantásticos e que custariam uma fortuna se fossem vendidos como hardware 10 anos atrás…

SunVox e Caustic. Compre ambos, faça música com eles e então espere sempre por atualizações espectaculares que chegam regularmente.

Caustic para Android

No próximo post, irei falar sobre eles e também sobre outros ótimos apps disponíveis. Uma última coisa: existem cópias piratas para vários destes apps, mas como eles são tão baratos (com exceção do FL Studio Mobile, que eu nem gosto…), compre, auxilie os desenvolvedores e nunca perca uma atualização. Na pirataria, você pode até economizar algum dinheiro, mas perderá  atualizações e recursos que sempre são adicionados aos aplicativos musicais.

Esta introdução pode ter sido um pouco estranha, mas tinha que começar de algum lugar. Existe muito para ser dito sobre o tema e não quero me estender ainda mais, por enquanto.

* Traduzido por Marcus Padrini


Posts Relacionados

9 Comments

  1. caras novembro 7, 2013 at 7:53 am - Reply

    Existen aplicações de simulação de amplificador tipo JamUp ou controladores WLAN tipo TouchOsc ou Lemur?

  2. Abelson dezembro 13, 2013 at 5:15 pm - Reply

    É possível usar um controlador com Android ao vivo?

    • musicapps dezembro 13, 2013 at 11:25 pm - Reply

      Sim, mas ainda é experimental por conta da latência dos dispositivos. Para sequencers será melhor. Se pretende usar sintetizadores, tocando em tempo real, invista em um equipamento da linha nexus e experimente apps como o Caustic. Abs

      • Abelson dezembro 14, 2013 at 12:07 am - Reply

        Obrigado. Desconsidere a segunda mensagem.

  3. Abelson dezembro 24, 2013 at 2:25 am - Reply

    Será que poderia usar uma interface de áudio externa para conectar teclados controladores assim como usa no notbook, para resolver o problema da latência em alguns androids.

    • musicapps dezembro 25, 2013 at 4:31 am - Reply

      Não irá diminuir a latência no Android. No PC isto acontece pq as interfaces chegam com um driver chamado ASIO, especifico para áudio, que melhora bastante a performance. Porém, não há tal padrão para Android. O mais recomendável é utilizar dispositivos da série Nexus. Abs

  4. Thalles novembro 5, 2014 at 9:48 am - Reply

    Qual destes apps eu posso comprar para o Celular android para conectar em meu teclado via MIDI, para usar como controlador, e qual app eu posso comprar para IPAD ? Obrigado

    • musicapps novembro 6, 2014 at 11:36 am - Reply

      No Android: o Caustic é uma boa opção, funciona bem com MIDI. No iPad, inúmeros apps. Recomendo o SampleTank pela diversidade de timbres. Abs

Leave A Response


8 − = três