Notícias, iPad, iPhone/iPod Touch

Tabletop mostra como será o futuro da música no iPad/iPhone com Inter-App Audio

Marcus Padrini outubro 8, 2013 1 Comment »

Logo quando foi anunciado, o recurso Inter-App Audio do novo iOS 7 foi extremamente comentado pelos músicos que possuem iPads e iPhones. A novidade prometia possibilitar o compartilhamento de áudio e MIDI entre aplicativos em tempo real! Porém, o iOS 7 novo chegou, o recurso está disponível, mas, devido aos poucos apps musicais já compatíveis com a tecnologia, os usuários passaram os últimos 30 dias com aquela sensação de não saber exatamente como o Inter-App Audio poderia realmente mudar o cenário da música no iOS. Algumas das muitas perguntas começam a ser respondidas agora com a nova versão do app Tabletop.

O Tabletop é um app que oferece um ambiente de produção musical modular. Ele apresenta vários dispositivos, como sintetizadores, drum machines, sequencers e efeitos, que podem trabalhar em conjunto, conectados da forma que o usuário desejar. O aplicativo já havia ganhado destaque quando anunciou que o iMini (simulador do Minimoog para iPad) e o iMPC da AKAI poderiam ser utilizados em parceria com seus outros instrumentos e efeitos. Agora, a novidade é ainda maior: um novo dispositivo gratuito para o Tabletop, chamado MasterMind, é um controlador capaz de comandar outros apps do iOS compatíveis com o recurso Inter-App Audio.

Novo controlador do Tabletop para apps com Inter-App Audio

Com um teclado virtual e diversos knobs, o MasterMind pode tocar notas de outros apps e também controlar diversos parâmetros MIDI em tempo real. A parte mais interessante é que a mensagem MIDI sai do Tabletop, comanda um outro aplicativo compatível e o áudio gerado por ele retorna para o Tabletop, entrando diretamente no mixer virtual, como no caso de todos os outros dispositivos do próprio aplicativo.

Confira meu projeto de exemplo no Tabletop com dispositivos do aplicativo e outros apps trabalhando juntos via Inter-App Audio.

Esta é a primeira abordagem mais próxima no iOS de um instrumento virtual tradicional como conhecemos para o computador. Note que não estamos falando de gravação de áudio de outros apps, como no caso do Audiobus, mas sim de envio de notas MIDI e recepção de áudio no mesmo aplicativo. É como se apps como Magellan, NLog Synth e Gallileu fossem instrumentos virtuais carregados no Tabletop. É uma evolução fantástica!

O Tabletop está disponível gratuitamente na App Store. O app oferece alguns dispositivos gratuitos e uma grande coleção de outros instrumentos e efeitos pagos.  O controlador para aplicativos compatíveis com o Inter-App Audio, o MasterMind, é gratuito. Há também um novo gravador na loja do Tabletop, custando 5 dólares, capaz de gravar o áudio vindo de apps com IAA para ser utilizado em outros dispositivos do aplicativo.

Tabletop (AppStore Link) Tabletop
Desenvolvedor: Retronyms Inc
Preço: Free
Baixar na App Store!

Ao Tabletop falta apenas uma espécie de MasterMind para dispositivos MIDI externos. Desta forma, o aplicativo poderia comandar seus módulos, outros apps iOS e ainda equipamentos MIDI reais como sintetizadores e módulos de timbres. Fica a sugestão para a próxima atualização.


Posts Relacionados

One Comment

  1. Vinícius Sales outubro 28, 2013 at 1:06 am - Reply

    Olá, Marcus.

    No primeiro post que você fez sobre esse recurso, você comentou que o aplicativo selecionado aparecia numa aba no canto superior. O exemplo desse último post, porém, faz parecer que o aplicativo selecionado é apresentado de outra maneira, em forma de um ícone dentro do MasterMind. Isso sugere que os desenvolvedores vão ter a possibilidade de implementar essa interface da maneira que lhes convier, em vez da interface padrão do Audiobus, por exemplo.

    Se bem que, se não me falha a memória, aquela aba que você comentou no primeiro post aparece dentro do aplicativo selecionado, que não é o caso desse vídeo. São situações diferentes.

    Poderia comentar mais sobre esse detalhe?

    Um abraço.

Leave A Response


5 × oito =