Entrevistas, Mac, Matérias, Notícias, Outros Dispositivos

Alexei Michailowsky fala sobre as possibilidades musicais do controlador Leap Motion e demonstra seus principais apps

Marcus Padrini outubro 9, 2013 No Comments »

Alexei Michailowsky é músico especializado em sintetizadores e instrumentos musicais eletrônicos. Professor nos cursos de Música e Engenharia de Produção da UNIRIO e também em cursos de produção de música eletrônica no IATEC (RJ), recentemente começou a experimentar o moderno controlador Leap Motion, um dispositivo capaz de ler os movimentos realizados pelo usuário e transformar estes gestos nas mais diversas ações em aplicativos desenvolvidos especialmente para o produto.

Podendo ser utilizado em várias áreas, o Leap Motion também chamou a atenção dos músicos (cheguei a comentar seu lançamento no ano passado) e foi exatamente com este olhar que Alexei avaliou o controlador e suas atuais possibilidades musicais. Confira suas impressões na entrevista ao MusicApps.

MA: Como ficou conhecendo o Leap Motion?

Alexei Michailowsky: Venho pesquisando há algum tempo sobre novas interfaces, sobretudo com o objetivo de aplicá-las em projetos voltados para educação musical e tecnologia. Sinto que muitas vezes o grande desafio do educador musical está em motivar os alunos e que a interface do instrumento musical tradicional inibe e muitas vezes afasta a pessoa que está começando a aprender. Prefiro investir em sistemas próximos do cotidiano de qualquer pessoa para focalizar a atenção para um fator verdadeiramente importante e muitas vezes negligenciado: o desenvolvimento da musicalidade da pessoa independentemente das habilidades com um ou outro instrumento.

-

MA: Como imaginou poder usá-lo para fazer música?

Alexei Michailowsky: Minha ideia básica consiste em transformá-lo em um sistema controlador baseado nos gestos captados e integrá-lo a outros dispositivos MIDI. Num primeiro momento imaginei que poderia usá-lo como um Kinect, mas o Leap Motion apenas reconhece as mãos do usuário. Isso representou um desafio maior, porque as referências são outras.
Optei pelo Leap Motion por utilizar computadores com sistema operacional Mac OS X. Se utilizasse Windows, talvez usaria o Kinect pelo fato de ser um periférico de videogame conhecido e utilizado por muitas pessoas e com isso parecer uma opção mais atraente para os projetos educativos. Mas como o sistema da Microsoft não é plug & play no Mac, fiquei esperando pelo Leap Motion por meses até conseguir adquiri-lo.

-
MA: É fácil encontrar aplicações musicais para ele? A instalação é simples? Como é este processo?

Alexei Michailowsky: O Leap Motion possui uma “app store” onde todos os programas atualmente disponíveis para ele podem ser encontrados. Por isso, não há qualquer dificuldade em encontrar aplicações musicais. A instalação no Mac é muito simples: basta conectar o hardware ao computador via USB, registrá-lo no site do projeto e baixar o software básico. Para instalar, basta rodar o programa de instalação e ele abre a plataforma “Airspace”, que lhe indicará o caminho para a loja de programas e mostrará os programas que já estão disponíveis para experimentar o Leap Motion. Dentre os quais, o “Kyoto”, um jogo que mistura gráficos e música e o “Lotus”, que tem cara de brinquedo educativo onde a música assume um papel fundamental.

App Geco para Leap Motion

Entretanto, as pessoas em busca de aplicações musicais mais sofisticadas não têm do que reclamar. Há bons softwares para utilização do Leap Motion como controlador MIDI à venda na “Airspace Store”. Um exemplo é o “Air Midi” ($2.99), que transforma o espaço identificável pelos sensores em uma espécie de piano invisível e controla o instrumento de sua preferência via MIDI. O “Geco” ($9.99) faz o mapeamento de gestos específicos para comandos MIDI, mas peca por não originar notas MIDI – ou seja, você precisa ter um outro controlador -. Há ainda o “AeroMIDI” ($29.99) onde você pode “tocar” cubos 3D configuráveis e disparar notas ou mensagens MIDI para o software ou hardware de sua preferência.

Confira o vídeo de Alexei comentando as características do Leap Motion e demonstrando seus principais aplicativos musicais:

MA: Como é a latência para a captura do movimento?

Alexei Michailowsky: A latência para captura do movimento no Leap Motion não é um problema. Os sensores trabalham rápido e o processamento das informações não compromete uma performance. A maior dificuldade para quem quer utilizar o equipamento para fazer música consiste na falta de referências com a visão ou com o tato para o posicionamento correto das mãos e dedos. Essa referência será dada pela tela do computador, e com isso não há um contato direto da forma como ficamos acostumados. O instrumento musical é realmente invisível e isso força o músico a repensar suas noções de interface. Não há a menor condição de adotar no Leap Motion o descontrole de movimentos permitido em uma “air guitar”!!!

MA: Você vê perspectivas para que o dispositivo seja utilizado por músicos ou demais artistas em performances, ou até mesmo na produção musical?

Alexei Michailowsky: Sem dúvida, mas é mais provável que o Leap seja mais utilizado, pelo menos num primeiro momento, no universo da música experimental. Aos poucos, e com o adequado desenvolvimento de novos softwares, o pessoal da música pop eletrônica deve começar a utilizar esse equipamento nos palcos. Para produção musical em estúdio, é possível que as coisas andem um pouco mais devagar na medida em que é necessário todo um processo de estudos e experiências para extrair conceitos e ideias que não representem a mera simulação (ainda que aproximada) de instrumentos musicais já existentes através do Leap Motion. Mais do que causar um impacto visual, é preciso encontrar caminhos onde o sistema imprima uma grande e exclusiva marca sonora. Do contrário, utilizá-lo em estúdio não fará muito sentido…

-

O Leap Motion pode ser adquirido online em sua loja oficial, que já calcula a taxa de entrega para o Brasil e os impostos de importação. Os preços dos apps de música na Airspace variam de 2 a 30 dólares, sendo semelhantes aos praticados na App Store para iOS.


Posts Relacionados

Leave A Response


7 × = catorze