Tj-13M: Bass Pedal controlador MIDI fabricado no Brasil (Review)

Algumas vezes não temos mãos suficientes para todas as notas que queremos tocar. Provavelmente foi por isto que, já há bastante tempo, surgiu o conceito dos Bass Pedals. Eles são instrumentos eletrônicos para se tocar com os pés e oferecem uma ou mais oitavas, com notas dispostas na sequência do teclado de um piano.

Muito comuns nos órgãos de tubo ou eletromecânicos, com a finalidade de gerarem as notas mais graves, os Bass Pedals são utilizados também como instrumentos independentes e, atualmente, como controladores MIDI. É impossível não citar a sua utilização em bandas com Rush e Genesis, ou deixar de destacar um instrumento ícone da categoria, o Moog Taurus.

Geddy Lee do Rush com seus teclados e o sintetizador Bass Pedal Moog Taurus

Por não serem tão populares como os demais instrumentos ou controladores e também por exigirem uma construção mais robusta, os Bass Pedals não são nada baratos e não é fácil encontrá-los por aqui. Porém, no Grupo MusicApps no Facebook, conheci o Tiago Jacoby, que há algum tempo passou a fabricar e comercializar um Bass Pedal controlador MIDI, o Tj-13M. Tive a oportunidade de passar algumas semanas com o controlador e agora falo um pouco mais sobre ele neste review.

O que é?

O Tj-13M é um Bass Pedal controlador MIDI de fabricação industrial (componentes) e montagem artesanal. Com treze acionamentos (notas), ele oferece uma oitava completa. Possuindo saída MIDI tradicional, o Tj-13M é capaz de controlar qualquer dispositivo MIDI, como teclados, módulos de som e computadores (utilizando interfaces MIDI/USB).

Construção e características

A construção do Tj-13M é robusta. O corpo é de metal e os acionamentos parecem combinar algumas peças de plástico e metal.

A carta de apresentação do instrumento recomenda o transporte do pedal utilizando as hastes laterais (também de metal) e nunca carregá-lo pelos acionamentos das notas, definitivamente as partes mais sensíveis do controlador.

No painel temos alguns controles muito interessantes. No lado esquerdo há dois botões maiores que enviam mensagens MIDI de Program Change, ideais para a mudança de timbres em teclados e instrumentos virtuais.

No lado direito encontramos mais dois botões maiores: o primeiro envia uma mensagem de MIDI Panic, silenciando todas as notas MIDI que possam estar travadas em um instrumento virtual ou real, e o segundo alterna entre os modos monofônico (apenas uma nota é enviada por vez) e polifônico (várias notas são transmitidas simultaneamente quando pressionadas ao mesmo tempo).

Ainda do lado direito, encontramos um knob de volume MIDI (CC 7) e outro para mudança de oitavas, capaz de alterar a oitava dos acionamentos de notas.

Na parte traseira, conexão MIDI Out, botão liga/desliga e entrada para fonte de alimentação, que não acompanha o controlador. A fonte utilizada precisa ser de 9V com centro positivo e é extremamente comum e fácil de achar.

As “teclas” ou acionamentos do Tj-13M têm boa mecânica. Oferecem certa resistência ao toque com os pés, evitando o disparo acidental de notas, e retornam a posição de origem rapidamente. Algo que notei é que os acionamentos se movem um pouco (bem pouco) na lateral quando pressionados, dando a impressão de que estão meio frouxos. De maneira alguma chega a ser um problema para a execução das notas, mas creio que se pudessem se mover menos lateralmente seria ainda melhor.

Compatibilidade e testes

Poucas coisas oferecem maior compatibilidade do que uma tradicional conexão MIDI. Então, o Tj-13M é capaz de controlar um infinidade de instrumentos e outros equipamentos musicais.

Tj-13M controlando um sintetizador analógico

Tendo um Moog aqui, é lógico que eu não deixaria de montar o meu próprio Taurus! Tudo que precisei fazer foi ligar a saída MIDI do Tj-13M à entrada do meu Moog Slim Phatty. Gravei uma demonstração pra lá de analógica com o Korg Monotribe e notas graves geradas pelo Slim Phatty sendo controlador pelo Tj-13M.

Tj-13M controlando iPads, iPhones e Computadores

iPads, iPhones e computadores podem funcionar perfeitamente com o Tj-13M. Basta possuir uma interface MIDI que permita a conexão com estes equipamentos. Para o iPad e iPhone temos a iRig MIDI e qualquer outra interface MIDI USB via CCK. Qualquer cabo MIDIxUSB poderá fazer esta conexão com computadores e seus instrumentos virtuais.

Para o vídeo abaixo, utilizei a interface iRig MIDI fazendo a conexão do Tj-13M ao iPad. Então, fiz o teste com alguns apps musicais para o iOS. No caso do SampleTank, deixei 3 instrumentos recebendo mensagens MIDI no canal 1, tocando frases selecionadas no app. Ao pressionar diferentes notas no Bass Pedal controlador, todos os instrumentos passavam a tocar as mesmas frases em outra tonalidade. Este é um exemplo de algo que pode ser muito útil para quem toca ao vivo com violão, por exemplo, e que poderá controlar a base das músicas com os pés.

MusicApps sobre o Bass Pedal Controlador MIDI Tj-13M:

Construção e Durabilidade [Rating:3.5/5]
Facilidade de utilização: [Rating:5/5]
Portabilidade: [Rating:3/5]
Compatibilidade: [Rating:4/5]
Profissional: [Rating:3.5/5]
Preço: [Rating:5/5]
Geral: [Rating:4/5]

Disponibilidade e preço

O Tj-13M geralmente pode ser adquirido online no Mercad0 Livre. No momento do post não havia um anúncio ativo, mas o controlador pode ser encomendado diretamente com o Tiago Jacoby em seu Facebook ou neste blog.

Segundo o Tiago, o Tj-13M está sendo vendido por 670 reais.

Conclusão e considerações finais

Um Bass Pedal controlador MIDI de marcas famosas costumam ser excelentes produtos, mas custa mais de 700 dólares nos EUA e quase nunca são encontrados por aqui. O Tj-13M custa menos de mil reais e faz um excelente trabalho.

Há diferenças de construção e acabamento para os modelos importados, como os acionamentos se movendo um pouco mais lateralmente do que o desejável que citei no texto, porém o Tj-13M é robusto e transmite a ideia de durabilidade. Seus recursos são simples, mas nem por isto ele deixa de fazer bem o que um Bass Pedal controlador mais precisa entregar: controle de uma oitava via MIDI.

Para os baixistas, guitarristas e tecladistas que sempre pensaram na possibilidade de contar com um Bass Pedal no palco ou estúdio, mas não gostavam da ideia de pagar milhares de reais pelos controladores importados, o investimento é mais do que recomendado.

Curta e compartilhe!