Notícias

Revisitando o Korg iPolysix para iPad

Marcus Padrini setembro 2, 2013 No Comments »

ipolysix

Em novembro de 2012, escrevi o review do Korg iPolysix, o versátil app que recria no iPad o clássico sintetizador PolySix, também da Korg, lançado em 1981. De lá para cá, toquei diversas vezes com ele, mas poucas vezes pude dedicar muitas horas ao aplicativo. Tive esta oportunidade nos últimos dias e nada melhor do que dar destaque novamente a um dos melhores apps musicais já lançados para o iPad.

Só o fato de termos à disposição os recursos e efeitos do clássico sintetizador analógico no iPad, incluindo cada knob e botão do painel original, já seria o suficiente para que o iPolysix fosse um app de destaque. Porém, são justamente os recursos inimagináveis em 1981 e presentes no aplicativo para iPad que o tornam uma experiência sonora e social.

Vale lembrar que o app oferece 2 sintetizadores polifônicos independentes, com sequenciadores próprios, além de uma drum machine que permite alterar cada timbre de percussão em detalhes, ou até mesmo utilizar sons de sintetizadores no lugar de um timbre de bateria.

O modo de criação de faixas com o iPolysix segue o conceito de Patterns e Song. Pattern é um pequeno bloco com alguns passos do sequenciador. O sequencer do iPolysix pode ter até 64 passos por Pattern. Cada Pattern armazenas todos os timbres utilizados nos sintetizadores e drum machine, além das notas tocadas por eles nos sequenciadores e valores de cada parâmetro presentes na formação sons.

Cada movimento de knob é gravado durante a criação de um pattern, ou pode ser editado em uma tela específica exigindo apenas que o usuário toque no controle desejado e aguarde o aparecimento da janela.

Depois, basta acessar o modo Song e, literalmente, desenhar na tela a sequência de Patterns da sua música.

Na época do review, cheguei a comentar sobre a parte social do iPolySix. A integração do app com o SoundCloud permite não só o compartilhamento das faixas criadas por um usuário, mas também ouvir o trabalho de outros usuários e até mesmo contribuir baixando e remixando os projetos originais, tudo feito com 2 ou 3 toques na tela.

É possível navegar, comentar e seguir outros usuários do app usando a própria interface do aplicativo. E esta, digamos, “comunidade” é bastante ativa, também incentivada pela própria Korg que de tempos em tempos divulga sets no SoundCloud contendo faixas de destaque criadas por usuários. Vale a pena visitar a página da Korg no SoundCloud e conferir o potencial sonoro do iPolySix quando bem programado.

Minha humilde faixa criada recentemente.

KORG iPolysix for iPad (AppStore Link) KORG iPolysix for iPad
Desenvolvedor: KORG INC.
Preço: USD 29.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

Leave A Response


× seis = 18