Modular Synthesizer: construa e toque seu sintetizador modular no iPad ou iPhone

Sintetizadores modulares estão na moda. Se você acha que o tempo deles acabou lá em 1970, quando ocupavam salas e quartos inteiros, é bom repensar. Há algum tempo, após o surgimento do padrão Eurorack, que diminui o tamanho e os preços dos módulos, os modulares voltaram com tudo. Hoje temos, no mundo inteiro, dezenas de fabricantes de módulos para as mais diversas finalidades e milhares de músicos que já começaram ou pretendem começar a montar seus próprios modulares.

Padrão Eurorack diminuiu o tamanho e o preço dos módulos, incentivando músicos e fabricantes

A Pulse Code, empresa responsável também pelo desenvolvimento do app Rythm Studio para o iOS, achou que seria uma boa ideia trazer o conceito do modular para o iPhone/iPad, criando o app chamado – simplesmente – Modular Synthesizer.

Ok, esta não é a primeira abordagem de sintetizadores modulares para o iPad ou iPhone. De fato temos o Jasuto e o Audulus, que são muito bons. Porém, ambos apostam em interfaces alternativas, com elementos gráficos modernos na tela, que exigem uma curva de aprendizagem mais acentuada até para quem já conhece bem o conceito de sintetizador modular, complicando bastante a vida de quem nunca ouviu falar nisto.

O que a Pulse Code decidiu fazer foi apostar no modelo clássico: rack, módulos e patch cables! O Modular Synthesizer é um app gratuito, que apresenta rack de 3 andares para módulos, teclado virtual com arpejador e uma coleção de módulos. Versões básicas dos essenciais, como Oscilador, Filtro, VCA, EG e Mixer são gratuitos. Módulos mais sofisticados podem ser adquiridos separadamente ou em um pacote, que custa apenas 5 dólares e é altamente recomendável.


Confira a descrição do Modular Synthesizer:

Modular é um ambiente sintetizador avançado, com gráficos ricos em detalhes e sonoridade incrível para seu iPhone 4S ou mais novo, iPod Touch a partir da 5ª geração e iPad 3 ou mais recente.

Modular permite construir seu próprio sintetizador, da maneira como você quiser. Ao mesmo tempo, é também uma ótima ferramenta para aprender como a síntese subtrativa funciona.

Separando cada processo de síntese, os módulos podem ser conectados de qualquer maneira. Você não está mais limitado a sintetizadores projetados por outras pessoas. Agora, todo o controle do seu som está em suas mãos. Estes são a beleza e o poder da síntese modular.

Modular parece, age e soa como um sintetizador modular em hardware para proporcionar a familiaridade e os recursos que os músicos desejam, como pulse width modulation, sincronização de oscilador, ladder filter de 4 polos e filter tracking de 1v/oitava.

Sintetizadores modulares tradicionais custam $$$$$, enquanto o Modular é gratuito. Compras dentro do aplicativo permitem o acesso a módulos avançados. Ter um módulo significa poder incluí-lo quantas vezes ele couber no rack modular. Quer construir um sintetizador monstro com 6 osciladores? Você pode.

Principais recursos:

  • Som analógico
  • Navegação intuitiva
  • Teclado com 10 oitavas de extensão
  • Arpejador
  • Suporte Audiobus
  • Suporte CoreMIDI e MIDI Virtual
  • Exportação para o SoundCloud
  • Grave performances
  • Envie gravações por e-mail
  • Importe/exporte presets via iTunes
  • Áudio em background

Uma rápida demonstração de timbres em uma sequência que gravei:

Para quem nunca usou um sintetizador modular, software similar, ou simplesmente não entende muito bem o conceito, fiz um vídeo de quase 40 minutos com a instrução ao app e um pouco de síntese subtrativa. Espero que ajude!


MusicApps sobre o Modular Synthesizer para iPad, iPhone  e iPod Touch

Tocabilidade [Rating:4/5]
Qualidade Sonora:
[Rating:4.5/5]
Interface gráfica: [Rating:5/5]
Flexibilidade: [Rating:4/5]
Profissional: [Rating:4/5]
Diversão: [Rating:5/5]
Geral: [Rating:4.7/5]



[app 599439196]

Impressões

No iPad, interface tem enorme papel na avaliação geral de um aplicativo. Quando o desenvolvedor consegue reunir um bom projeto gráfico, bons timbres e recursos de edição intuitivos, temos uma ótima experiência de usuário. É justamente o que o Modular Synthesizer oferece: ótima interface, gráficos muito agradáveis, bons timbres e muitas possibilidades.

O app chega com tudo aquilo que outros desenvolvedores costumam deixar para próximas atualizações após o lançamento, como Audiobus, MIDI (com seleção de canal, rara no iPad), MIDI virtual, gravação de performance, exportação para o SoundCloud, etc.

O Modular é um ótimo instrumento, assim como uma grande escola para quem deseja aprender síntese subtrativa na prática. O pacote básico já oferece um bom conteúdo, mas o pacote completo de módulos por apenas 5 dólares é compra obrigatória para contar com possibilidades sonoras ainda mais interessantes!

Curta e compartilhe!