Michael AKM 14: interface MIDI 2×2 para PC, Mac e iPad (review)

Michael AKM 14

Desde 1983, quando pensamos em um instrumento digital se comunicando com outro instrumento ou computador, pensamos em MIDI. Os bons e velhos conectores MIDI são os mesmos desde a década de 80 e permanecem atuais. MIDI continua sendo o padrão da indústria dos instrumentos musicais, principalmente quando falamos de teclados. Com os computadores mais modernos, a comunicação MIDI passou também a ser realizada por meio da conexão USB, sendo importantíssima para o controle de softwares de produção musical e instrumentos virtuais.

Há um bom tempo, com notebooks, e mais recentemente, com o iPad, ter um acessório que permita a ligação de instrumentos e equipamentos MIDI tradicionais a estes dispositivos é fundamental. Se este acessório puder oferecer mais de uma porta MIDI, melhor ainda. Tive a oportunidade de passar um bom período com a interface MIDI AKM 14 da Michael. Compatível com computadores Mac e PC, além de funcionar com o iPad (utilizando o CCK), a AKM 14 oferece 2 entradas e 2 saídas MIDI tradicionais. A conexão ao computador/tablet é realizada via USB. Vamos dar uma olhada nela neste rápido review.

Simples e objetiva

A Michael AKM 14 vai direto ao ponto. Ela é uma interface MIDI USB, com duas entradas e suas saídas MIDI tradicionais. Na caixa, você encontra a interface, um guia básico e o cabo USB.

Construção

Gostei bastante da construção da AKM 14. Além de compacta, a interface possui corpo de metal, garantindo durabilidade e resistência a impactos indesejáveis.

Na parte dianteira temos os leds de atividades de entrada e saída de cada porta MIDI.

Na parte traseira, a conexão USB e um led indicador de funcionamento.

Compatibilidade

A Michael AKM 14 é compatível com computadores Mac e Windows e não precisa de instalação de driver para funcionar com nenhum deles. E é justamente por este motivo que a AKM 14 também é compatível com o iPad. Basta conectá-la ao tablet utilizando um adaptador USB, como Camera Connection Kit, para pode utilizá-la com seus apps musicais favoritos.

Tanto no iPad, como no computador, a AKM 14 é vista pelo sistema operacional como duas interfaces MIDI independentes. Desta forma, você pode definir qual porta irá comandar determinado instrumento virtual ou app musical.

O que você pode fazer com ela?

São diversas possibilidades. Vou citar algumas:

– Utilize qualquer teclado MIDI para controlar instrumentos virtuais no computador ou apps musicais no iPad.

– Controle equipamentos MIDI, como sintetizadores e módulos de timbre, a partir de DAWs, como o Ableton Live.

– Trabalhe sequenciando mais de um equipamento MIDI através do computador, utilizando portas independentes.

– Tenha mais versatilidade em conexões MIDI na hora de trabalhar com o iPad ou com o computador.  Por exemplo, conecte controladores diferentes nas portas 1 e 2 e defina qual app musical ou instrumento virtual será controlado por cada um deles.

– Já possui uma excelente interface de áudio que não possui conexões MIDI, como a Apogee One?  Acrescente duas portas MIDI instantaneamente ao computador.

– Facilite a configuração de seu setup ao vivo, trocando apenas o controlador MIDI conectado à AKM 14, sem precisar fazer alterações de configuração no software quando precisar usar outro controlador.

Um rápido exemplo:  neste vídeo, um app sequenciador MIDI para iPad (TNR-i da Yamaha) envia notas para vários canais diferentes. No iPad está conectada a iRig MIDI, que envia as mensagens para a AKM 14, via cabo MIDI. A interface da Michael está conectada ao Mac (via USB), rodando o Ableton Live, que recebe todos os canais e direciona as mensagens para diferentes equipamentos. Um deles é o Sintetizador Modular EMW, que recebe as mensagens no canal 1, através da AKM 14, também via MIDI.

Disponibilidade e preço

Buscando rapidamente na internet, verifiquei que a Interface MIDI USB AKM 14 da Michael pode ser encontrada em algumas lojas online e até mesmo no Mercado Livre. Ela começa a ser oferecida na faixa de 170 reais, preço que considero excelente.

MusicApps sobre a Interface MIDI AKM 14 da Michael

Construção e Durabilidade [Rating:5/5]
Facilidade de utilização: [Rating:5/5]
Portabilidade: [Rating:5/5]
Compatibilidade: [Rating:5/5]
Profissional: [Rating:4/5]
Preço: [Rating:4.5/5]
Geral: [Rating:4.8/5]
Curta e compartilhe!