Instrumentos e Acessórios, Mac, Matérias, Notícias, Reviews, Windows, iPad

Michael AKM 14: interface MIDI 2×2 para PC, Mac e iPad (review)

Marcus Padrini setembro 9, 2013 15 Comments »

Michael AKM 14

Desde 1983, quando pensamos em um instrumento digital se comunicando com outro instrumento ou computador, pensamos em MIDI. Os bons e velhos conectores MIDI são os mesmos desde a década de 80 e permanecem atuais. MIDI continua sendo o padrão da indústria dos instrumentos musicais, principalmente quando falamos de teclados. Com os computadores mais modernos, a comunicação MIDI passou também a ser realizada por meio da conexão USB, sendo importantíssima para o controle de softwares de produção musical e instrumentos virtuais.

Há um bom tempo, com notebooks, e mais recentemente, com o iPad, ter um acessório que permita a ligação de instrumentos e equipamentos MIDI tradicionais a estes dispositivos é fundamental. Se este acessório puder oferecer mais de uma porta MIDI, melhor ainda. Tive a oportunidade de passar um bom período com a interface MIDI AKM 14 da Michael. Compatível com computadores Mac e PC, além de funcionar com o iPad (utilizando o CCK), a AKM 14 oferece 2 entradas e 2 saídas MIDI tradicionais. A conexão ao computador/tablet é realizada via USB. Vamos dar uma olhada nela neste rápido review.

-

Simples e objetiva

A Michael AKM 14 vai direto ao ponto. Ela é uma interface MIDI USB, com duas entradas e suas saídas MIDI tradicionais. Na caixa, você encontra a interface, um guia básico e o cabo USB.

-

Construção

Gostei bastante da construção da AKM 14. Além de compacta, a interface possui corpo de metal, garantindo durabilidade e resistência a impactos indesejáveis.

Na parte dianteira temos os leds de atividades de entrada e saída de cada porta MIDI.

Na parte traseira, a conexão USB e um led indicador de funcionamento.

-

Compatibilidade

A Michael AKM 14 é compatível com computadores Mac e Windows e não precisa de instalação de driver para funcionar com nenhum deles. E é justamente por este motivo que a AKM 14 também é compatível com o iPad. Basta conectá-la ao tablet utilizando um adaptador USB, como Camera Connection Kit, para pode utilizá-la com seus apps musicais favoritos.

Tanto no iPad, como no computador, a AKM 14 é vista pelo sistema operacional como duas interfaces MIDI independentes. Desta forma, você pode definir qual porta irá comandar determinado instrumento virtual ou app musical.
-

O que você pode fazer com ela?

São diversas possibilidades. Vou citar algumas:

- Utilize qualquer teclado MIDI para controlar instrumentos virtuais no computador ou apps musicais no iPad.

- Controle equipamentos MIDI, como sintetizadores e módulos de timbre, a partir de DAWs, como o Ableton Live.

- Trabalhe sequenciando mais de um equipamento MIDI através do computador, utilizando portas independentes.

- Tenha mais versatilidade em conexões MIDI na hora de trabalhar com o iPad ou com o computador.  Por exemplo, conecte controladores diferentes nas portas 1 e 2 e defina qual app musical ou instrumento virtual será controlado por cada um deles.

- Já possui uma excelente interface de áudio que não possui conexões MIDI, como a Apogee One?  Acrescente duas portas MIDI instantaneamente ao computador.

- Facilite a configuração de seu setup ao vivo, trocando apenas o controlador MIDI conectado à AKM 14, sem precisar fazer alterações de configuração no software quando precisar usar outro controlador.

Um rápido exemplo:  neste vídeo, um app sequenciador MIDI para iPad (TNR-i da Yamaha) envia notas para vários canais diferentes. No iPad está conectada a iRig MIDI, que envia as mensagens para a AKM 14, via cabo MIDI. A interface da Michael está conectada ao Mac (via USB), rodando o Ableton Live, que recebe todos os canais e direciona as mensagens para diferentes equipamentos. Um deles é o Sintetizador Modular EMW, que recebe as mensagens no canal 1, através da AKM 14, também via MIDI.

-

Disponibilidade e preço

Buscando rapidamente na internet, verifiquei que a Interface MIDI USB AKM 14 da Michael pode ser encontrada em algumas lojas online e até mesmo no Mercado Livre. Ela começa a ser oferecida na faixa de 170 reais, preço que considero excelente.

MusicApps sobre a Interface MIDI AKM 14 da Michael

Construção e Durabilidade (5/5)
Facilidade de utilização: (5/5)
Portabilidade: (5/5)
Compatibilidade: (5/5)
Profissional: (4/5)
Preço: (4.5/5)
Geral: (4.8/5)


Posts Relacionados

15 Comments

  1. Claudio Lemes setembro 9, 2013 at 11:29 am - Reply

    Estou com um problema em casa e queria ver se ela resolve, no review vc não comentou sobre a latencia, em casa eu mando um sinal MIDI do live pra minha placa AUDIO8 da Native Instruments, que manda o comando pra minha drum maschine MFB522, qual meu problema, quando gravo a saida da MFB tem um atrazo, não sei se o comando midi que esta com latencia, ou se é latencia da MFB, ja calibrei a placa fazendo loop grando a saida dela nela mesmo. Tento ajustar a latencia midi colocando atraso pelo proprio LIVE mas nem surte efeito, eu desconfio da minha placa.. e tv essa interface resolva a questão.

    • musicapps setembro 9, 2013 at 5:25 pm - Reply

      Claudio, deve ser algo na configuração ou driver de áudio. Geralmente MIDI não está envolvido neste processo. Já as placas de áudio precisam de drivers corretos, configuração precisa com tamanho de buffer, etc. E este atraso costuma ser característico. Abs!

  2. Thiago setembro 9, 2013 at 4:40 pm - Reply

    E pra entradas/saidas de som, o q vc usou? Usar uma outra interface q seja de audio? Qual seria a mais indicada pra nao quebrar o otimo custo beneficio e portabilidade dessa michael?

    • musicapps setembro 9, 2013 at 5:28 pm - Reply

      Thiago, se a ideia for investir pouco, pode até não ser necessário comprar mais nada. Se seu objetivo for apenas tocar com instrumentos virtuais do iPad e um controlador (ou 2) basta usar a AKM 14, seu controlador e dar a saída de áudio pela porta de fone/microfone do iPad com um cabo 1P2 stereo x 2P10mono. Se quiser gravar, há interfaces para todos os gostos e bolsos. Uma UCA 222 da behringer é barata e prática para gravar via conexão RCA, existente em qualquer mesa de som. Já uma Apogee One é mais cara, mas irpa oferecer excelente gravação de instrumentos e voz. Abs!

  3. Wlademir de Carvalho setembro 10, 2013 at 1:38 am - Reply

    Poxa, que curioso…acabei de me desfazer da minha novíssima Quad da Roland.

    Eu troquei minha antiquíssima UA25-EX do mesmo fabricante, e confesso que n?o vou sentir um "pingo de saudade" da Quad. Sabe por quê? Porquê nem sequer a usei efetivamente, pois na época da compra possuia o famigerado Gr-20(pedaço caro de lixo).

    (A continuar)

  4. Wlademir de Carvalho setembro 10, 2013 at 1:50 am - Reply

    Hoje possuo o n?o menos novíssimo Fishman Triple Play da Fishman.

    Esse dispositivo n?o necessita de uma interface, bastando conectar o receptor numa das entradas USB do Mac etc. Sem cabos para atrapalhar, com uma bateria de Lithiun que o empurra por mais de 20 horas.

    Quanto a entrada de áudio, pretendo investir num IRig Pro da IK em breve, que vem além de outras coisas o Phantom Power switch, além de ser compatível com IPad, IPhone/IPod Touch e Mac.

    Abs Marcus!

  5. Felipe Moreira janeiro 29, 2014 at 7:43 pm - Reply

    o Akm 13 é compatível também????

  6. Victor junho 27, 2014 at 12:40 pm - Reply

    Olá Marcus….este AKM 14 resolveria o problema de atraso (latência) quando estou usando minha bateria eletrônica (uma Roland TD4)? Não gosto de usar o ASIO porque não consigo usar outro aplicativo ao mesmo tempo. Obrigado!

    • musicapps junho 30, 2014 at 10:37 am - Reply

      No Windows, para baixa latência, o ASIO é fundamental. Somente este driver irá diminuir a latência. Use o plugin de bateria e outros dentro de um mesmo software. SOnar, Cubase, etc são alguns exemplos. Abs!

  7. alexandre valério fevereiro 27, 2015 at 5:34 pm - Reply

    Olá. Gostaria de saber se é possível utilizar dois teclados controladores com o Ipad. Se possível, que hardware é necessário para eu fazer essa conexão? O Sampletank para IOS pode receber sinal de dois teclados? Obrigado

    • musicapps março 2, 2015 at 1:32 am - Reply

      Sim, é possível. Basta usar um hub USB. O Sampletank pode receber até 4 canais MIDI independentes. Basta colocar cada controlador enviando mensagens MIDI para um canal diferente.

  8. Diógenes março 31, 2015 at 9:20 am - Reply

    Olá, eu estou usando o Logic pro x e gostaria de saber como posso fazer pra usar mais de um controlador midi no mesmo mac, pois os 2 controladores que estou usando estão sempre saindo o mesmo som.

    • musicapps abril 1, 2015 at 1:41 am - Reply

      Mude os canais de cada controlador. Os dois devem estar enviando mensagens MIDI no canal 1. Deixe um controlador no canal 1 e outro no 2. Basta alterar qual instrumento virtual irá receber mensagens do canal 2 w tudo deverá funcionar.

  9. Guilherme março 19, 2017 at 11:50 am - Reply

    Ela grava em quantos bits? 16, 24?

    • musicapps março 27, 2017 at 2:41 pm - Reply

      Se fala da AKM 14, é uma interface MIDI, não de áudio. Abraços!

Leave A Response


5 − um =