iOS 7 para quem faz música com iPad e iPhone: melhor esperar um pouco mais?

O iOS 7, a nova versão do sistema da Apple para seus dispositivos móveis, como iPads e iPhones, será disponibilizada ainda hoje. A atualização traz, além de toda a mudança visual, uma série de novos recursos, inclusive na parte de áudio do sistema, com a nova funcionalidade de compartilhamento de áudio entre aplicativos. Porém, desenvolvedores de apps musicais alertam que atualizar imediatamente nossos iPads e iPhones, que hoje trabalham com centenas de apps musicais, pode não ser uma boa ideia.

Neste post no fórum do Audiobus, principal ferramenta de compartilhamento de áudio entre apps, seus desenvolvedores alertam sobre problemas de performance e ruídos no áudio na utilização de alguns apps com o novo iOS. Segundo os comentários, a parte de áudio no iOS 7 ainda não está completamente finalizada.

Na verdade, isto não é uma exclusividade do iOS. Todos os sistema operacionais que se tornaram plataformas para a produção musical já vivenciaram e continuarão enfrentando essa situação em grandes atualizações. Basta lembrar das atualizações recentes do Windows ou do Mac OS. Os fóruns na internet ainda guardam os relatos de usuários que deixaram de ter acesso a softwares importantes,  experimentaram travamentos, etc. Geralmente tudo volta ao normal em algumas semanas, após correções de desenvolvedores e alterações no próprio SO.

Ainda não há uma lista contendo os nomes dos apps musicais que ainda não funcionam bem com o iOS 7, até mesmo porque todos os desenvolvedores iOS possuem contrato de sigilo com a Apple e não podem fornecer mais detalhes sobre a situação.

Se o iPad já é uma ferramenta fundamental no seu trabalho com música, é melhor aguardar um pouco mais para fazer a atualização. Sempre vale lembrar que vários desenvolvedores estão correndo para atualizar seus apps e torná-los livres de bugs no novo iOS, mas e aqueles aplicativos que já não recebem atualização há algum tempo? Será que eles irão funcionar?  E, se não funcionarem, será que serão corrigidos em breve?  Não há resposta para estas perguntas.

De toda forma, pretendo atualizar um de meus iPads e postar por aqui as dificuldades encontradas, se existirem, assim como a experiência de outros leitores utilizando o novo iOS 7.

Curta e compartilhe!