Notícias, iPad, iPhone/iPod Touch

Inter-App Audio: conheça o novo recurso do iOS 7 para compartilhamento de áudio e MIDI entre apps musicais para iPad e iPhone

Marcus Padrini setembro 19, 2013 17 Comments »

O iOS 7 chegou trazendo um novo recurso para quem faz música com iPads e iPhones: o Inter-App Audio. Trata-se de uma funcionalidade, desenvolvida pela própria Apple, capaz de permitir o envio/recebimento de áudio e MIDI entre apps para o iOS. Mas como e onde isto funciona e quais seriam as vantagens do Inter-app audio em relação ao já popular Audiobus?

Vamos começar pela segunda parte da pergunta. Como sabemos, o Audiobus é um app (sensacional) desenvolvido por terceiros e não pela Apple. Isto já basta para dizer que o Inter-app audio tem acesso à recursos do iOS que nem o Audiobus ou qualquer outro app poderia ter. Desenvolvedores afirmam que o Inter-app audio oferece a transmissão de áudio e MIDI entre apps em tempo real, sem nenhuma latência adicional. Não há intermediários. O áudio produzido em um app já chega ao outro no momento em que está sendo gerado, significando ganhos de performance.  Por fim, não podemos esquecer a palavra mágica que nem aparece no nome da novidade: MIDI. Sim, o Inter-App Audio também é capaz de enviar informações MIDI simultaneamente ao áudio, algo que o Audiobus não pode fazer, pelo menos por enquanto.

“Muito legal, ótima ideia, mas como eu faço pra usar isso?”, você pensa. E a resposta ainda não é tão legal quanto o conceito. O Inter-App Audio possui pouquíssimos apps compatíveis no momento. Porém, já é possível ver como a novidade irá funcionar quando mais apps forem capazes de funcionar com o recurso.

O TNR-i da Yamaha, indisponível na app store brasileira, foi um dos primeiros apps a receber o recurso. Por ser um sequenciador MIDI, a Yamaha incluiu no TNR-i a possibilidade de vincular a saída MIDI de cada uma de suas 16 pistas a um app compatível com o recurso Inter-App Audio.

Escolhendo qual app funcionará como instrumento virtual para uma pista MIDI do TNR-i

É curioso notar que o app que funcionará como instrumento do TNR-i nem mesmo precisa estar visualmente aberto para tocar. Ao selecionar o Alchemy, ou o Magellan, o app já começa a tocar e nem mesmo aparece aberto quando pressionamos o botão home 2 vezes. Óbvio que para editar os sons é necessário abri-lo.

Quando abrimos o app que está recebendo os dados MIDI do TNR-i o que vemos é uma pequena aba, semelhante à do Audiobus, com o ícone do app que está enviando as informações e um controle básico de play/rec (parte superior da imagem abaixo).

Synth And Drum Yamaha com Inter-App Audio

Ainda não temos um app mais popular que esteja trabalhando com a gravação de áudio via inter-app audio, mas já sabemos que o Auriaprepara a sua versão compatível com o recurso. Neste caso, será possível tocar com qualquer app compatível gravando o áudio diretamente no Auria, sem nenhuma configuração especial. O mesmo poderá ocorrer com processadores de efeito, assim que eles forem compatíveis com o Inter-App Audio. Vale lembrar: disse acima que o Inter-App Audio não gera latência adicional por não ter intermediários. Então, esta é a abordagem mais próxima de um plugin rodando em um host (DAW) que já tivemos no iOS.

Agora é esperar pelas atualizações dos apps que mais gostamos trazendo o recurso. Por uma funcionalidade do próprio iOS, acredito que será extremamente popular em um curto período.


Posts Relacionados

17 Comments

  1. Fernando setembro 19, 2013 at 1:33 pm - Reply

    Agora sim! MIDI é a principal falta no Audiobus para mim. E conforme a evolução dos apps, logo poderemos controlar outros apps por mensagens MIDI! Me lembro que quando comecei na música, e comprei o livro "MIDI total" do Miguel Ratton (os mais antigos provavelmente já ouviram dele); somente para entender está mágica de controlar outros instrumentos e dispositivos. E na época se me contassem que um dispositivo do tamanho de um livro poderia fazer isso, com vários instrumentos e possibilitando gravação, eu diria com toda certeza que se tratava da mais pura ficção cientifica! Meu sonho é agora termos um método eficiente de enviar MIDI Wireless sem latência e já embutido nos teclados e afins!

    • musicapps setembro 19, 2013 at 4:55 pm - Reply

      Realmente, Fernando! É muito legal poder contar com um recurso único para a transmissão de áudio e MIDI. Assim que o Inter-App Audio tiver mais apps compatíveis será extremamente útil! Sobre o MIDI Wireless sem latência, já testou aqueles controladores MIDI Air da M-Audio? Usei e gostei muito.

    • noslenjunior outubro 3, 2013 at 5:42 pm - Reply

      Olá, Fernando. Tava passando por aqui e deu vontade de comentar. Eu tenho usado a solução nativa do OS X para receber as instruções MIDI do iOS, via wireless. Pode ser configurada na janela MIDI==>network, do Audio/Midi setup do sistema. Assim, qualquer app que do iOS que suporte MIDI out via Network pode ser usado. Não tenho experimentado latência nas gravações. Não sei se já conhece e se isso a que se referia. Abraço.

  2. Diego setembro 19, 2013 at 6:04 pm - Reply

    Ansioso pela atualização do Figure e alguns que uso aqui. ????

  3. Lee setembro 20, 2013 at 8:04 pm - Reply

    Parabéns pelo ótimo artigo Marcus! Aliás, como sempre! Agora tenho uma reclamação a fazer: só consigo abrir os artigos pela Claro (usando 3g no ipad agora). Pela Oi e Tim só abre o site principal e os artigos às vezes abrem, mas depois de vários minutos de espera. É tão chato que na maioria das vezes desisto de lê-los. Ressalto que só tenho esse problema com o seu blog. :-(

    • musicapps setembro 21, 2013 at 9:39 am - Reply

      Lee, é o primeiro relato do tipo que recebo. Vou verificar se mais pessoas estão enfrentando o mesmo problema. Obrigado!

  4. Luciano Soares setembro 21, 2013 at 3:34 am - Reply

    Primeiramente parabéns pelo blog, é sensacional e ajuda muito aos músicos que fazem som com o iPad, mas ontem atualizei mei Ipad pra o iOS 7 e o Sampletank não quer mais abrir, isso é normal?

    • musicapps setembro 21, 2013 at 9:40 am - Reply

      Infelizmente, sim. A IK Multimedia já está realizando a atualização para corrigir o problema. Em breve estará disponível. Abs

  5. Rafael setembro 24, 2013 at 1:13 am - Reply

    Olá, Marcus, tudo bem? Sabe me dizer se, com isso, o Audiobus pode perder adesão, já que provavelmente os desenvolvedores façam adesão ao recurso nativo do iOS. Nesse caso, o Audiobus teria algum diferencial pra se manter? Obrigado pelo ótimo trabalho de sempre.

  6. ricardomartins setembro 26, 2013 at 1:34 am - Reply

    Caro Marcus, muito legal essa nova tecnologia. Melhor ainda quando observamos, com certa rapidez, a atualização de alguns Apps ao Inter-app Audio. Para mim não ficou claro se esse novo recurso contemplará os processadores de áudio que, no Audiobus, tem lugar garantido na entrada de "efeitos", na parte central do app. Parabéns pelo post.

    • musicapps setembro 26, 2013 at 3:43 pm - Reply

      Sim, os apps de efeito funcionarão com o inter-app audio sem problema algum. Porém, pelo menos aparentemente, eles precisam de um DAW para funcionar na outra ponta. Os apps mais famosos como Cubasis, etc, não deverão demorar a receber a novidade. Abraços e obrigado!

  7. Danilo setembro 27, 2013 at 12:19 pm - Reply

    olá boa tarde, eu uso o iphone com amplitube na versão completa e uso o irig normal!! Depois que atualizei para IOS7 meu som de guitarra não saí mais!! na versão free o som sai mais na completa não sai. Alguém sabe o que fazer?

    • musicapps setembro 27, 2013 at 3:34 pm - Reply

      Aguardar a atualização do Sampletank que deverá sair a qualquer momento nos próximos dias. Abs!

  8. lia cardoso setembro 30, 2013 at 3:26 pm - Reply

    Ola Marcos
    Sou uma infeliz proprietária de um Surface RT.
    Ótimo, fácil de usar, tudo que elogiam e mais um pouco. Mas…preciso de usar o MIDI e não consigo.
    Sou musica e comprei para levar quando viajo para tocar em outras cidades.
    E, ai … nada feito.
    Consigo baixar os mídis, mas não consigo executar, ouvir ou trabalhar com eles.
    Pesquisei a própria loja do Windows que me indicou um único aplicativo. Lucky Player. Pois bem ele abre…mas não toca.
    Socorro.
    Obrigada pela atenção
    Lia Cardoso

    • Lia Cardoso outubro 10, 2013 at 6:16 pm - Reply

      MarCos, continuo te acompanhando e aguardando uma ajuda.
      Obrigada

      • musicapps outubro 10, 2013 at 8:35 pm - Reply

        Lia, tudo bem? Fiz uma pesquisa e, infelizmente, as notícias não são boas. O Surface RT é um dispositivo mais simples que o Surface Pro, que rodaria a maioria dos softwares musicais para o Windows. O RT precisaria de apps específicos para a finalidade. O problema é que há depoimentos de desenvolvedores em fóruns da microsoft falando que criar apps capazes de realizar esta ação ainda não é algo possível. http://answers.microsoft.com/en-us/surface/forum/... Então, neste momento não há uma solução possível, a não ser mudar de tablet. E, se for fazer isto, mude para o iPad por toda a diversidade de apps musicais que ele oferece. Abs!

Leave A Response


× um = 6