Matérias, Notícias, Outros Dispositivos

TouchKeys: um projeto que pode revolucionar a maneira de tocar teclados e sintetizadores

Marcus Padrini agosto 13, 2013 12 Comments »

Desde o momento em que os sintetizadores surgiram, fabricantes e músicos procuram maneiras para aumentar a expressividade do instrumento, tentando implementar mais recursos de dinâmica, para que a execução possa soar de forma natural e única. O desafio permanece nos dias e teclados atuais.

Na maioria dos modelos no mercado, temos as tradicionais rodas de modulação e pitch, extremamente úteis para solos, mas que tiram uma das mãos das teclas, e a sensibilidade ao toque, ou velocity, capaz de transmitir a força com que as notas são tocadas e transformar estes dados em dinâmica do som. Em alguns modelos específicos, as possibilidades de controle vão além, incluindo o Aftertouch, capaz de detectar a pressão exercida nas teclas durante a sustentação das notas, além de entradas para pedais de expressão e breath controller, um simpático acessório que transforma sopro em comandos MIDI.  Sem falar dos recursos específicos de algumas marcas, como o D-beam da Roland.

D-Beam da Roland capta a distância da mão para sensor infravermelho e transforma informação em controles de performance

Mas, confesso que, como tecladista, muitas vezes quis que o vibrato do meu solo fosse gerado pelo mesmo dedo que estava tocando a tecla naquele momento, assim como desejei que sua intensidade e frequência fossem definidos em tempo real e não por meio de um valor pré-programado. Tenho inveja das possibilidades de expressão dos instrumentos de corda, como guitarra, baixo e violão, que permitem vibratos e bends com maior facilidade e, mais ainda, de maneira independente, por nota.  O fato é: desde quando o Piano foi inventado, poucas são as possibilidades de alterar o som de uma nota a partir do momento em que ela já foi tocada.

Então, surge agora no KickStarter o TouchKeys, um projeto que, como o título já diz, poderá ser capaz de mudar a maneira de tocar teclados e sintetizadores. A ideia é ousada: uma fina película adesiva é colada na superfície das teclas de qualquer teclado existente. Nela há centenas de sensores de toque, pressão e movimento. Uma outra parte do kit é instalada no interior do teclado e fica responsável por receber estes dados e enviar para um computador, via USB.

A partir daí, um software recebe estes dados e faz com que instrumentos virtuais e reais possam ser controlados de uma maneira única e inovadora: a quantidade de contato dos dedos, os deslocamentos verticais e horizontais nas teclas enviam mensagens que podem controlar diversos aspectos do instrumento. Veja o TouchKeys em ação controlando o instrumento virtual Arturia CS 80V, emulador do clássico Yamaha CS80, sintetizador famoso pelo recurso de aftertouch polifônico.

Agora, tente fazer algo semelhante usando o seu teclado  :) Aliás, esta é uma das partes mais legais do projeto: ele foi pensado para a utilização com um teclado que você já tem e não como mais um controlador. A ideia é que o músico possa contar com estes recursos em teclados que ele já conhece e utiliza de forma rotineira. Porém, controladores já apresentando o kit instalado também estão sendo oferecidos no KickStarter.

Película e sensores do TouchKeys

O criador do projeto, o britânico Andrew McPherson, está tentando levantar o dinheiro necessário para colocar sua ideia em produção. O projeto, anunciado após 2 anos de trabalho, precisa angariar pelo menos 30 mil dólares para que o TouchKeys vire realidade. Até o momento deste post, a ideia já contava com um fundo de mais de 15 mil dólares.

A tecnologia, porém, não será algo que podemos chamar de acessível. O kit para a utilização em um teclado de 61 teclas, por exemplo, custa 850 Libras, ou, aproximadamente, 3 mil reais. E o cliente ainda fica responsável por abrir seu teclado e realizar a instalação do equipamento, seguindo as instruções do fabricante.

Se você gostou da ideia e quer se tornar um dos primeiros felizes usuários do TouchKeys, visite a página do produto no KickStarter, veja o modelo mais interessante para a sua necessidade e ajude a financiar o projeto.

Fica a dúvida: será que veremos algo semelhante ao TouchKeys em teclados arranjadores e sintetizadores de grandes marcas como Roland, Korg e Yamaha?


Posts Relacionados

12 Comments

  1. Vandder Lima agosto 13, 2013 at 1:22 pm - Reply

    quem nunca tentou fazer um vibrato no piano… maravilha!

    • musicapps agosto 13, 2013 at 1:26 pm - Reply

      Ainda mais usando muito os apps musicais para o iPad, eu tento fazer a mesma coisa nas teclas quase todos os dias. rs

  2. Carlos Henrique outubro 6, 2013 at 1:46 am - Reply

    Acredito que logo as grandes marcas irão adotar o sistema, ou já estão produzindo algo parecido.

    Há alguns meses eu estava utilizando o softmusic ME80 e pensando comigo mesmo: Ah! Se o meu controlador tivesse o controle ribbon, igual ao o saudoso CS80. Era um belo recurso, junto ao aftertouch polifônico.

    Antes mesmo de ser popularizado o TouchKeys é uma relíquia e tanto.

  3. Renan outubro 7, 2013 at 2:12 am - Reply

    Eu testei esse aqui ontem e lembrei desse post:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_detai...

    • musicapps outubro 8, 2013 at 12:19 am - Reply

      O que achou da tocabilidade?

  4. Renan outubro 10, 2013 at 3:15 am - Reply

    É estranho mas gostei. Acho que precisa de um tempo pra se adaptar a idéia, mas de maneira geral é um controlador que eu compraria. Ele me lembrou um pouco o nanokey só que é bem melhor construido. Como não sou tecladista, apenas gosto de brincar com controladores esse formato onde as teclas tem o mesmo tamanho me deixa um pouco confuso na hora de montar um acorde, mas isso é problema de iniciante.

    Percebi que essa empresa fabrica outro modelo de controlador (tipo um MPC) que tem as mesmas features, vale a pena dar uma conferida. http://www.youtube.com/watch?v=fBBR2WzojVg

    O teclado ta saindo por uns 160,00 Dólares canadenses E o "MPC" ta mais salgado, em torno de 415,00 (before tax).

    Com relação a preço o QuNexus continua valendo a pena se comparar com o Nanokey2 que ta custando uns 50,00 sem contar que Nanokey2 de uma maneira geral é bem ruim.

    • musicapps outubro 10, 2013 at 11:17 am - Reply

      Renan, valeu pelo retorno. Sobre o controlador no estilo MPC, creio que seja o QuNeo. Tenho um dele e já fiz o review também http://musicapps.com.br/2013/06/quneo-controlador... Se for este mesmo, achei estranho o preço dele por aí. Não costuma custar mais do que 240 dólares na Amazon, por exemplo. Abs!

      • Renan outubro 12, 2013 at 5:42 pm - Reply

        Nossa, então na loja que vi tava caro kkk da uma olhada: http://www.moogaudio.com/keith-mcmillen-k-709-qun...

        Eu não cheguei a ver esse na loja física deles, só o teclado, mas provavelmente o preço no site esta errado então. Essa semana se eu passar por lá vou ver isso.

        • musicapps outubro 13, 2013 at 2:22 am - Reply

          Ah, este produto está é com a foto errada. Trata-se do acessório que transforma o QuNeo um controlador sem fio.

          • Renan outubro 13, 2013 at 3:26 am -

            Agora sim faz sentido kkkkk.

            Cara queria sugerir que voces colocassem aquele sistema que avisa por email quando um novo comentário é adicionado, acho que vai ajudar bastante a manter conversas nos comentarios ( eu nao curto muito ficar comentando com meu perfil do face).

            Em fim, gostei muito desse site de voces, parabens.

          • musicapps outubro 13, 2013 at 7:34 pm -

            Renan, obrigado. Acho que este sistema de comentários já faz isto. Basta marcar a opção de receber as notificações por e-mail no momento do comentário. De toda forma, vou chegar se a opção deixou de estar disponível. Grande abraço!

Leave A Response


2 + = nove