Guias e Tutoriais, Matérias, Notícias, Reviews, Reviews de Apps, iPad

Nave: poderoso sintetizador Wavetable para o iPad (review e tutorial completo em vídeo)

Marcus Padrini julho 22, 2013 3 Comments »

Se alguém me perguntasse se hoje podemos levar a música em iPads realmente a sério, uma boa resposta seria o Nave. O aplicativo da Waldorf, famosa empresa alemã fabricante de sintetizadores, trabalha com a geração de timbres por wavetables, que, de forma simples e objetiva, são matrizes com diversas amostras de sons, simples ou complexas, lidas e reproduzidas das mais diferentes maneiras, utilizadas em conjunto com outros recursos, como filtro, modulação, etc.

Como disse no post de lançamento do Nave para iPad, os timbres criados por síntese wavetable geralmente possuem como característica principal o movimento. Instrumentos físicos com o mesmo conceito do Nave, como os sintetizadores PPG, custavam uma fortuna no passado e foram ícones da década de 80.

O Nave traz uma interface primorosa para facilitar e inspirar a criação de sons únicos. Seus timbres e interface são resultado da parceria entre Stefan Stenzel, Rolf Wöhrmann (NLog Synth) e o designer Axel Hartmann.

O sintetizador Nave para iPad apresenta, simplesmente, todas a coleção de wavetables presentes nos clássicos sintetizadores Microwave, Wave e Blofeld, além de amostras inéditas. O app conta com 2 osciladores, filtro multi-modo, 3 geradores de envelope, 2 LFOs, matriz de modulação e efeitos.

Por estarmos falando de um sintetizador realmente especial, decidi fazer deste review um mini curso do Nave. Um tutorial que demonstra todas as partes do instrumento, além de dar dicas sobre a criação de timbres partindo do zero. Se você não tiver tempo agora, salve este post em seus favoritos e volte depois para assistir com calma os 6 vídeos que poderão guiá-lo na utilização deste excelente e poderoso instrumento. Se agora é um bom momento, aproveite o tutorial e depois compartilhe as suas impressões nos comentários do post!

1- Nave: Síntese Wavetable e detalhes tela Wave (36 minutos)

2- Filtro e Envelope (7 minutos)

3- Modulação e teclado (13 minutos)

4- Efeitos e Arpejador (4 minutos)

5- Gravador e sistema (5 minutos)

6- Criando timbres com o Nave (13 minutos)

Disponibilidade e preço

O sintetizador Nave está disponível na App Storre no link abaixo.

- Nave para iPad:
Nave - Waldorf Music

Tocabilidade (4/5)
Qualidade Sonora:
(5/5)
Interface gráfica: (5/5)
Flexibilidade: (5/5)
Profissional: (5/5)
Diversão: (4.5/5)
Geral: (4.75/5)

-

Conclusões

O sintetizador Nave para iPad traz o poder da síntese Wavetable para uma das melhores interfaces já criadas para a sua manipulação e também para sua compreensão. Flexível, capaz de gerar timbres poderosos e bastante diversificados, o Nave é compra obrigatória para os músicos que possuem iPad e são fãs de sintetizadores.

Há a possibilidade do Nave se tornar também um instrumento virtual para o computador. Isto não seria nada mau.


Posts Relacionados

3 Comments

  1. @kabelux julho 22, 2013 at 5:46 pm - Reply

    Gostaria de agradecer ao Musicapps / Marcos Padrini por esse excelente tutorial, muito bem explicado. Me ajudou bastante para compreender um App Musical tão rico e com tantas possibilidades.

    • musicapps julho 23, 2013 at 10:51 am - Reply

      Que bom que ajudou! Abs e obrigado!

  2. Carlos julho 24, 2013 at 3:09 am - Reply

    Muchas gracias por los videos..!
    Saludos desde Suiza

Leave A Response


8 + cinco =