Mac, Notícias, Novo na Mac App Store!, iPad

Logic Pro X: principais recursos da nova versão do software de produção musical para o Mac

Marcus Padrini julho 20, 2013 28 Comments »

logic pro x

Como anunciamos há alguns dias em nossa Fan Page no Facebook, após longo silêncio, a Apple apresentou a nova versão de seu software de produção musical profissional para os computadores Mac, o Logic Pro X. Conheça suas principais novidades:

A interface remodelada e com novos recursos

O posicionamento de alguns elementos na tela foi alterado na busca de uma interface ainda mais intuitiva. Chama a atenção o novo recurso Track Stacks, capaz de controlar várias trilhas simultâneas ou permitir a criação de instrumentos com muitas camadas.

O recurso de salvar o projeto automaticamente oferece maior segurança ao usuário.

Novos recursos de gravação e edição

Agora é possível reparar a gravação de vocais com a afinação comprometida e até mesmo alterar as melodias com o recurso Flex Pitch. Também é bem fácil modificar a duração e o andamento das gravações com o Flex Time.

Por ter arquitetura de 64 bits, o Logic Pro X suporta projetos com centenas de pistas, com instrumentos virtuais e amostrados.

Auxílio do iPad

A Apple criou o app Logic Remote (iPad), capaz de controlar diversos recursos do Logic Pro X de qualquer lugar do estúdio. É possível não só controlar faders, knobs, e outros controles de mixer, como também fazer música com o aplicativo, que atua como um controlador com interface semelhante aos Smart Instruments do GarageBand para iPad.

Logic Remote (AppStore Link) Logic Remote
Desenvolvedor: Apple Inc.
Preço: Free
Baixar na App Store!

Ótimas baterias, com direito a baterista virtual

O Logic Pro X conta excelentes kits de bateria. Todos eles podem ser editados na ferramenta Drum Designer, definindo detalhes sobre cada peça do kit.

Mas, além dos grandes timbres, o novo Logic chega com uma grande novidade: o Drummer, ou baterista virtual. Escolha um estilo, um dos bateristas virtuais e deixe que ele faça o trabalho na sua música. Um ponto interessante: o que o Drummer toca fica registrado como MIDI, podendo ser editado pelo usuário.

Teclados e Sintetizadores

Como não podia deixar de ser, o Logic Pro X capricha na seleção de timbres e recursos para teclados e sintetizadores. O arpejador agora faz parte da pista MIDI e pode ser acionado, com facilidade, a qualquer momento.

Destaque para o Retro Synth, o sintetizador de modelagem analógica para o Logic X Pro, capaz de criar de sons antigos e clássicos aos mais modernos. A coleção de timbres de instrumentos amostrados também é imensa.

Guitarra e Baixo

Que tal construir o seu próprio amplificador de guitarra ou baixo, selecionando caixa, cabines e microfones? Isto é possível com o Amp Designer. Conte também com uma vasta coleção de pedais de efeitos como delay, distorção e modulação.


Em números

• Mais de 1500 instrumentos e Patches de efeitos
• Mais de 800 instrumentos amostrados
• 3600 Apple Loops de género urbano moderno e eletrônico

Que tal ver estes e outros recursos em ação? O vídeo abaixo, via SFLogicNinja, traz a apresentação das principais novidades do Logic Pro X. São 20 minutos que valem a pena.

Na App Store

O Logic Pro X pode ser adquirido a qualquer momento na Mac App Store. O software custa 200 dólares (cerca de 450 reais). Entre os DAWs profissionais, este preço chama a atenção. O valor cobrado pelo Logic Pro X completo é menor do que alguns pacotes de atualização dos concorrentes.

Logic Pro X (AppStore Link) Logic Pro X
Desenvolvedor: Apple Inc.
Preço: USD 199.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

28 Comments

  1. Wlademir Carvalho julho 20, 2013 at 11:20 pm - Reply

    Olá, Marcus!!

    Eu possuo o Logic Pro 9… será que eu terei, ou teria alguma vantagem ($) se quisesse comprar o Logic Pro X?

    Ah, boas novas do front: o tão aguardado Fishman TriplePlay finalmente está em minhas mãos. Em apenas 5 minutos concluí a instalação do hardware; a instalação do software principal e complementos é um pouco mais hermética, demandando mais tempo. Porém depois de alguns reveses, vejo que o FTP é muito promissor, e talvez seja a solução definitiva no que tange á controladores Midi para guitarra.

    Ps: além do software principal, ele vem com "presentinhos" como o NI komplete, SampleTank da IK, Studio One, Notation.

    • musicapps julho 21, 2013 at 8:39 pm - Reply

      Ei, Wlademir. Não, infelizmente não há descontos para usuários da versão anterior. Também possuo o 9 e adoraria ter algum incentivo como este. Boa notícia esta sua. Depois me avise dos resultados! Abs!

  2. Dan julho 22, 2013 at 1:29 pm - Reply

    Ótimo trabalho, Marcus. Espero ver uma produção sua no Logic Pro X… estou achando o preço muito salgado para comprar por agora. Curiosamente, o Garage Band (do Mac) está suprindo todas minhas necessidades. Obrigado e keep rocking!

    • musicapps julho 22, 2013 at 1:52 pm - Reply

      Obrigado, Danilo! Sim, vou postando as notícias por aqui sobre o Logic Pro X. Abs!

  3. Cláudio julho 23, 2013 at 9:22 am - Reply

    Prezados,

    Se alguém já fez testes mais aprofundados com o Logic, por favor, tentem me ajudar com um problema:

    Eu abroum novo projeto de áudio, adiciono a quantidade de tracks que desejo. Até aí tudo certo. Em seguida, e de forma intermitente, a tela para adição de novas tracks fica aparecendo à minha revelia, e mesmo que eu clique no botão [cancelar], ele adiciona tracks sem eu pedir. Um projeto simples que começei com 3 tracks, não demora muito já está com mais de 20 tracks adicionadas sem eu pedir. Primeiro aparece a tela de add Tracks e sem seguida aparece a tela de Change Tempo.

    Alguém sabe o que pode estar acontecendo?
    Será isso um BUG?

    Já vasculhei todas as configurações possíveis, e não vi nenhum lugar onde pudesse desativar esse surgimento automático da tela de Add Tracks.

    Algum help?

    Abraço a todos!

    Cláudio.

    • musicapps julho 23, 2013 at 11:12 am - Reply

      Cláudio, parece que várias pessoas estão tendo o mesmo problema com o Pro X. Dê uma olhada neste link https://discussions.apple.com/thread/5179835?star... Aparentemente, o problema foi resolvido com os seguintes passos: certificar-se de que a ferramenta de voice over do Mac não está aberta, desconectar periféricos desnecessários, como tablets, trackpads, etc. Tem tudo para ser um bug que será corrigido, mas parece que o pessoal conseguiu resolver temporariamente com este procedimento. Abs

      • Cláudio julho 23, 2013 at 11:45 am - Reply

        Obrigado Marcus,

        Ajudou bastante. Eu tenho o voice over ativo, e pelo o que li dos relatos, é possível que tenha relação sim. Farei o teste logo mais e depois posto o resultado aqui.

        Mais uma vez, obrigado pela pronta resposta.

        Um abraço.

        Cláudio.

        • musicapps julho 23, 2013 at 12:25 pm - Reply

          Ok! Abs!

          • Cláudio julho 24, 2013 at 10:17 am -

            Problema resolvido. Basta apenas desativar o Voice Over, nada mais!

            Um abraço.

            Cláudio.

  4. wlademir de Carvalho julho 31, 2013 at 5:51 am - Reply

    Marcus…como eu faço pra baixar os tais "19Gb" a mais de conteúdo do Logic e Mainstage que dizem estar disponível após a compra do(s) Software(s)? Tenho os dois a quase um ano, e não sei se ignorei alguma etapa na instalação, pois sinto ou desconfio que os dois talvez não estejam completos. Como acesso na íntegra a biblioteca de um e de outro?

    Sei que parece uma dúvida bastante prosaica, mas eu confesso a minha total superficialidade em relação ao Logic e qualquer software mais sofisticado.

    Talvez eu acabe comprando o Logic Pro X no mês de agosto próximo, só espero que ele não se torne mais um "elefante branco" também. Rsrsrs

    Abs amigo, e saiba que me sinto privilegiado com sua atenção e suas dicas sempre oportunas.

    • musicapps julho 31, 2013 at 10:59 am - Reply

      Wlademir, não estou com o Logic aberto aqui agora, mas, se não me engano, basta clicar em File (no menu superior) e uma das opções é a de baixar conteúdo adicional. Aí, vc seleciona os pacotes que deseja baixar e pronto. Abs!

  5. Wlademir de Carvalho agosto 3, 2013 at 1:33 pm - Reply

    Obrigado Marcus…assim o fiz.

    Soberbo!

  6. phelipe setembro 21, 2013 at 11:44 am - Reply

    Marcus… estou com uma grande duvida sobre qual interface comprar para trabalhar com esse logic pro x
    minha ideia é produzir beats, tenho uma akai mpc5000 um sintetizador micro korg e pretendo investir em mais sintetizadores e teclados midi, se puder me ajudar com alguns nomes agradeço e dicas rsrs abraço.

    • musicapps setembro 22, 2013 at 1:13 pm - Reply

      Para o seu caso, o melhor seria contar com uma interface que trabalhe com áudio e MIDI ao mesmo tempo (por conta do microkorg). Dê uma olhada nos modelos da Roland e da M-audio. Se quiser investir mais, a Apogee Duet é uma ótima ideia. Abs!

      • Phelipe setembro 27, 2013 at 7:40 am - Reply

        Valeu Marcus !! Estava pesquisando as m-audio e essa apogee… Vou abraçar essa apogee. Abraço !! Parabéns pelo blog.

  7. Vinicius Salles outubro 17, 2013 at 12:05 pm - Reply

    Marcus, me ajuda! Comprei meu primeiro MAC e baixei o Logic X. Tenho intimidade com o GB do iPad, mas achei muito diferente o GB do MAC. Vc acha que devo perder tempo com o GB ou me dedico integralmente pelo Logic X? Obrigado e abçs!

    • musicapps outubro 18, 2013 at 11:30 am - Reply

      Vinicius, se já investiu dinheiro no Logic X, com certeza invista também o seu tempo nele. Ele tem todos os recursos do GB para Mac e muito mais! É a solução profissional da Apple para produção musical.

  8. Greg fevereiro 24, 2014 at 4:51 pm - Reply

    Olá Marcus.
    Uso o logic a 10 anos e gostei bastante da nova versão (x).
    Só estou com um probleminha pra visualizar os loops.
    ex: ciclo (O) para abrir as opções como (genero etc…), aparece do lado direito. Só não me dá a opção de clicar com o mouse nas abas (ex: rock, piano, etc…).
    é como se estivesse "desabilitado".
    Pode me ajudar?

    Desde já lhe agradeço.

    abraço
    Greg

  9. Claudia março 31, 2014 at 8:40 pm - Reply

    Olá Tudo bem? É o seguinte: meu filho faz producao musical, to montando uma mesa para ele treinar. E to com um IMac 2007 que o vendedor disse que vem com Logic 9. Queria saber se mesmo o computador sendo antigo se funciona do mesmo jeito.

    Obrigado

    • musicapps abril 3, 2014 at 7:46 pm - Reply

      Claudia, se o iMac j[a tiver mesmo o Logic 9, deverá funcionar bem sim. Não recomendo atualizar o sistema operacional e nem mesmo instalar outras versões do Logic. Ele será bom rodando aplicações da época. Atualizações irão comprometer a performance. Abs!

  10. Marcos Santos Jr agosto 25, 2014 at 9:37 am - Reply

    Marcus, bom dia! Tudo certo?
    Não consigo finalizar a instalação dos conteúdos adicionais.
    Coloco para baixar, carrega até o final (5 segundos para finalizar), porém nunca finaliza.
    Existe algo que eu possa fazer??

    Grato,

    • musicapps agosto 26, 2014 at 11:26 am - Reply

      Marcos, infelizmente não sei dizer o que pode estar ocorrendo. Já verificou em fóruns se algumas pessoas já tiveram o mesmo problema? Obrigado!

  11. jair setembro 7, 2014 at 1:24 pm - Reply

    Como faco para acionar a tecla , alias qual e a tecla no logic que toca as notas do programa?no nove era caps loc no meu nao esta rolando , alguém podia me ajudar?

  12. Ricardo dezembro 25, 2014 at 8:15 pm - Reply

    Olá! Alguem sabe me dizer um programa similar ao Logic Pro para Windows? Obrigado

    • musicapps dezembro 28, 2014 at 11:41 pm - Reply

      Sonar, Cubase e Pro Tools são alguns :)

Leave A Response


seis × 9 =