Notícias, Reviews, Reviews de Apps, iPad, iPhone/iPod Touch

Em busca de um bom afinador para iPad ou iPhone? Conheça o insTuner e o Cleartune

Paulo Assis julho 28, 2013 2 Comments »

Ok, existem milhares de afinadores disponíveis na App Store, vários gratuitos, outros embutidos em apps com outras funções etc. Mas e se você quiser apenas um afinador realmente bom?

Eu passei bastante tempo buscando um afinador que cumprisse sua função de forma correta. Às vezes, a visualização não era boa. Em outros, a usabilidade. Outros eram simplesmente feios demais. Acabei ficando com dois visualmente diferentes, mas, na minha opinião, igualmente bons: insTuner e Cleartune.

Cleartune

Ele é, certamente, o mais simples dos dois, o que pode ser uma vantagem. Apenas uma tela, sem muitas opções. Vê-se na parte de cima o medidor com precisão e, na de baixo, uma roda que indica em que nota estamos.

Nas configurações é possível ajustar importantes regulagens como a calibragem do Lá, o modo de notação, temperamento etc. Ele também contém um gerador de frequências para que você afine de ouvido, usando-o de referência.

A grande vantagem dele é, junto com a simplicidade e o grande contraste da informação na tela, a movimentação da agulha de precisão. Eu sou um cara muito chato com afinação e, se o afinador não tiver uma certa inércia na agulha, o resultado é uma análise que muda o tempo todo, com a agulha tremendo e se tornando inútil.

insTuner


Se a descrição textual dos dois aplicativos é parecida, com a agulha no topo e uma roda na parte inferior, o visual é completamente diferente.

O insTuner é mais colorido, mas leve – o que pode agradar mais a princípio, mas acaba causando menos contraste e, logo, dificuldades de visualização à distância.

Também existe mais informação na tela. Não apenas a roda aparece inteira como há uma barra de indicação de oitava e grandes retângulos com títulos e botões. A interface é mais bonita mas, ao mesmo tempo, tem mais elementos. A visualização horizontal é, na minha opinião, muito mais acertada. Tanto no iPhone quanto no iPad ela fica com menos elementos, logo melhor compreensível.

O insTuner é um pouco mais complexo que o Cleartune. Sua função primordial ainda é afinar, mas ele tem mais recursos, podendo ser utilizado como analisador de espectro – uma função útil para quem está calibrando uma microfonação sem retorno, por exemplo.

Para isso, basta substituir, nas configurações, a agulha por essa opção ou outras, como um visualizador sem a agulha ou um afinador com estrobo (daqueles que se movem de acordo com a distância da afinação). Algumas dessas funções, porém, são disponíveis com in-app purchases.

-

Cleartune

Tocabilidade -
Qualidade Sonora: -
Interface gráfica: (4/5)
Flexibilidade: (2/5)
Profissional: (4/5)
Diversão: (2/5)
Geral: (3.5/5)

-

insTuner

Tocabilidade -
Qualidade Sonora: -
Interface gráfica: (4.5/5)
Flexibilidade: (4.5/5)
Profissional: (4.5/5)
Diversão: (3/5)
Geral: (4/5)

-

Conclusões

A resposta da agulha do Cleartune e sua visualização no iPhone me agradam muito, é o principal motivo de eu usá-lo. A visualização do Cleartune no iPad é um pouco boba, ficando com pouca informação numa tela muito grande – parece uma grande gambiarra.

O insTuner acaba parecendo mais interessante no iPad, principalmente se usado na horizontal – função que o Cleartune não tem. Em geral, eu acabo utilizando o Cleartune no iPhone e o insTuner no iPad – nem mantenho os dois nos dois aparelhos.

-

* Paulo Assis é engenheiro de mix e master, produtor musical e consultor de áudio.


Posts Relacionados

2 Comments

  1. Maycon julho 28, 2013 at 11:04 pm - Reply

    Opa! Gente nova! Bem vindo Paulo!

    Gostaria de contribuir:
    uso o Afinador + Metronomo no iphone. Ele é bem preciso, interface limpa e indica a oitava :) https://itunes.apple.com/br/app/afinador-+-metron...

  2. Matheus agosto 4, 2014 at 8:39 am - Reply

    Eu to usando no meu android o afinador do cifras club. Ele é bem bonzinho.

Leave A Response


dois + 4 =