Notícias, iPad

C.24: o teclado controlador para iPad que também funciona como capa de proteção

Marcus Padrini julho 14, 2013 7 Comments »

c.24 controlador

iPad, aplicativos musicais e um teclado controlador. Esta combinação já é sucesso há alguns anos. Porém, desde que o iPad passou a trabalhar com MIDI, músicos e fabricantes parecem seguir, incansáveis, na busca pelo melhor teclado controlador para o tablet.  Mais ou menos oitavas? Teclas com tamanho real ou miniatura? Portabilidade ou construção robusta?

Nada mais natural do que o aparecimento de conceitos e ideias de controladores pensados especificamente para a utilização com o iPad. E há lugar melhor para transformar estas ideias em realidade do que o KickStarter? Por lá, apareceu nas últimas semanas o C.24, um teclado controlador sem fio, de duas oitavas, que pode também ser utilizado como capa de proteção para o iPad.

O projeto é da Miselu, empresa americana de São Francisco, com experiência no design de produtos para companhias como Apple, Yamaha e Native Instruments.

MIDI por Bluetooth

Mas são outras características do C.24 que realmente chamam a atenção no projeto. Como disse acima, o C.24 é um controlador sem fio. Mas como isto funcionaria com o iPad? Os desenvolvedores criaram um sistema de MIDI via Bluetooth e um aplicativo capaz de converter os sinais enviados pelo teclado e recebidos pelo iPad para controlar qualquer app coreMIDI. Ou seja, uma espécie de MIDIBridge para Bluetooth. Este conceito de MIDI por Bluetooth sempre foi especulado, mas nunca implementado. É ótimo finalmente poder vê-lo se tornar realidade.

No lugar de molas, imãs

Outra aposta da Miselu é a utilização de imãs, em vez de molas, para dar o peso nas teclas. A ação magnética de repulsão entre polos iguais atua como a mola tradicional, criando uma resistência, enquanto a tecla é pressionada, e impulsionando a tecla mais rapidamente para a sua posição original quando liberada. A promessa é que a utilização dos imãs melhoram o comportamento das teclas, além de tornarem o mecanismo mais durável.

Cada tecla é equipada com um sensor infravermelho, capaz de enviar informações precisas sobre velocity e aftertouch monofônico.

Controles capacitivos

Outra ideia interessante é o formato dos controles, que aparecem logo acima das teclas. Em vez de knobs e botões tradicionais, encontramos controles capacitivos, os famosos controles de fita, semelhantes ao teclado do Korg Monotron. Eles estão divididos em duas regiões: a da esquerda muda rapidamente as oitavas do teclado. A da direita age comandando algum controle de modulação, como pitch bend, por exemplo. As duas partes são iluminadas com leds.

Bateria recarregável

A alimentação de controladores para o iPad é outro drama. Muitas vezes, o tablet não consegue alimentar determinados controladores MIDI. E, quando consegue, o consumo da bateria é acelerado. O C.24 virá equipado com uma bateria recarregável de lithium. A carga é feira por um cabo mini USB.

Por outro lado, a utilização obrigatória do Bluetooth também poderá reduzir a duração da bateria do iPad. Mas, uma vez que não é necessário ocupar a conexão dock ou lightning para ligar o controlador, sempre será possível utilizá-la para carregar o tablet.

Quase uma realidade

O C.24 é um projeto que está quase se tornando realidade. A Miselu optou por construir as primeira mil unidades em sua própria fábrica, para depois transferir a produção para algum país asiático. Dos 99 mil dólares almejados pela empresa para pagar a produção inicial, mais de 85 mil já foram obtidos no Kickstarter, até o momento em que este post estava sendo escrito. E foram apenas 5 dias de captação de recursos! Este período vai até agosto.

Se você se entusiasmou com o controlador C.24, é possível ajudar a financiar seu desenvolvimento e já garantir que uma das primeiras unidades seja sua. Por 99 dólares (mais 18 dólares para entrega internacional) é possível reservar umas das primeiras unidades produzidas.


Posts Relacionados

7 Comments

  1. Gustavo Brazzalle julho 15, 2013 at 11:13 am - Reply

    Achei bem legal a proposta e estou quase fazendo o "apoio" de $149. O problema é que estou com medo que isso chegue no Brasil e seja taxado fortemente. Pelo que li de alguns em foruns, existe a possibilidade de ser taxado em 60-100%. Alguém tem experiência no assunto? Alguém ja apoiou no kickstarter e teve seu "brinde" taxado?
    Valeu!

    • musicapps julho 15, 2013 at 12:54 pm - Reply

      Ei, Gustavo. O risco de ser taxado é o mesmo em relação a uma compra qualquer. Existe sim. Pode ocorrer e neste caso o imposto deve ficar na casa dos 70%.

      • Gustavo Brazzalle julho 15, 2013 at 1:25 pm - Reply

        Nesse caso o preço ficaria muito próximo ao que o iRig KEYS é vendido no Brasil. Você, particularmente, acha que vale a aposta?

        • musicapps julho 15, 2013 at 2:01 pm - Reply

          Gustavo, é muito cedo para dizer. o iRig Keys é um produto que testei, com mais teclas (apesar de serem mini), de fabricante reconhecido mundialmente, de ótima qualidade de construção. O C.24 é um conceito, com um vídeo divulgado e que, ainda assim, não é um vídeo de performance. Muitas dúvidas: será a conexão bluetooth legal para aguentar uma carga pesada de informações MIDI com baixíssima latência? Este conceito desmontável será firme o bastante para uma execução sem medo de quebrar? Teclas com imãs terão um bom feeling? Torço pelo conceito, mas ainda é uma aposta :) Se fosse investir neste momento, pensando em algo seguro, para usar agora, seria o iRig Keys. Abs!

  2. mvffg4 julho 15, 2013 at 1:16 pm - Reply

    O design é legal, embora o acabamento não esteja tão bom, espero que este produto cresça logo pra eu poder adquirir um.

    • musicapps julho 15, 2013 at 2:02 pm - Reply

      Acho que o produto final ainda sofrerá ajustes de acabamento e design quando começarem a produção. Os furinhos dos leds não tem a menor condição :) Protótipo

      • mvffg4 julho 15, 2013 at 2:33 pm - Reply

        HAHA… De fato! Eu gostaria mesmo era ver um produto como este no estilo Apple Design. Como designer tenho esses "mimimis". Rs… Mas isso é só um detalhe – importantíssimo! – quando o produto é funcional e promissor.

Leave A Response


cinco × = 40