Instrumentos e Acessórios, Mac, Matérias, Notícias, Reviews, Windows, iPad

QuNeo: controlador de pads USB 3D para windows, Mac e iPad (Review)

Marcus Padrini junho 27, 2013 2 Comments »

Review controlador QuNeo MusicApps

Em 2011, lembro de ter visto esta página no KickStarter, site que se propõe a angariar fundos para que uma boa ideia de produto possa ser colocada em produção. Tratava-se do QuNeo, um controlador de pads inovador, diferente de quase tudo que já havia visto. Com ótimo conceito e grandes recursos, o projeto foi um sucesso, superou todas as expectativas e o QuNeo foi colocado em produção pela Keith Mcmillen.

Cá estamos em 2013 e agora tenho, finalmente, a oportunidade de testar o controlador QuNeo. Neste review, provavelmente um dos primeiros em português sobre o controlador, vou explicar o conceito e mostrar o que você poderá fazer com ele, no computador ou no iPad.

O que é o QuNeo?

QuNeo

O QuNeo é um controlador MIDI/USB. Ou seja, um equipamento para controlar timbres que serão gerados por instrumentos virtuais ou reais. Ele não possui timbres. A partir do momento em que ele está conectado a um computador, ou a um iPad, via porta USB, passa a enviar comandos e notas MIDI tradicionais.

Como é possível reparar imediatamente nas fotos, o QuNeo é recheado de pads, interface comum para tocar timbres de bateria com instrumentos virtuais. Até aí, ele não é muito diferente dos controladores de pad tradicionais do mercado. Porém, as semelhanças acabam aqui.

O diferencial do QuNeo é a aposta em uma interface 3D, multitoque e bastante iluminada. O controlador, com o mesmo tamanho de um iPad de primeira geração, sendo mais leve que o tablet, 251 leds programáveis. Na sua superfície estão 44 controles, divididos entre pads, botões e faders. Todos eles são capazes de enviar diversos tipos de mensagem MIDI. Para explicar melhor o conceito 3D do QuNeo, vamos falar de um simples pad do controlador.

Um pad de um controlador normal geralmente envia duas mensagens MIDI importantes: a nota que está sendo tocada e a sua velocidade (o que irá definir se o som será tocado com maior ou menor intensidade). Cada pad do QuNeo é capaz de enviar a nota ou comando MIDI, a velocidade, a região do pad em que o dedo se encontra (posição X/Y no pad) e a pressão contínua exercida sobre ele! Todos estes parâmetros poderão controlar e modificar os timbres de instrumentos virtuais e sintetizadores com grande versatilidade.

O que você pode fazer com ele?

Muitas coisas. Teria que escrever muito por aqui para explorar bem a lista de possibilidades. Porém, aí vão as mais comuns. O QuNeo pode ser utilizado para:

  • controlar instrumento virtuais para o computador, como baterias eletrônicas e sintetizadores.
  • comandar softwares como Reason, Logic e outros.
  • funcionar como um controlador completo para o Ableton Live.
  • controlar apps musicais para o iPad

Compatibilidade

O QuNeo é compatível com computadores Mac e Windows, além de também funcionar com o iPad. No computador, o QuNeo é alimentado diretamente pela porta USB. No iPad, é necessário utilizar, além de um acessório de conexão USB, como o Camera Connection Kit, um hub USB alimentado ou cabo especial do fabricante, capaz de fornecer a energia necessária ao equipamento.

O software editor do QuNeo é compatível com Mac e Windows.

Variedade nos templates, versatilidade no editor

quneo e ableton live

O QuNeo chega com diversos templates de controle. O controlador vem com 16 presets para comandar instrumentos e softwares variados. Os presets podem ser acessados rapidamente com a combinação do botão mode (redondo e azul, no topo da interface) e um dos pads. Um dos modelos chega pronto para comandar o ótimo software de produção musical e performance Ableton Live, funcionando como um emulador do controlador Novation Launchpad. Veja no vídeo abaixo.

Outro preset interessante serve para controlar o ótimo aplicativo musical BeatMaker 2 para iPad. Ele faz com que a Drum Machine e os efeitos do BeatMaker 2 possam ser inteiramente comandados pelo QuNeo. Fiz um rápido vídeo para demonstrar.

Os 16 presets que chegam com o QuNeo são para os seguintes softwares: Ableton Live, Serato Scratch Live, Traktor, Apple Logic Pro, Mixxx, Reason, Battery, BeatMaker para iPad, e Korg iMS-20 para iPad.

Porém, se você desejar controlar qualquer outro software ou hardware com ele, basta utilizar o editor. No software, é possível alterar detalhadamente a funcionalidade de cada controle do QuNeo e salvar seus modelos customizados.

Sensibilidade e tocabilidade dos pads

A resposta dos pads do QuNeo é excelente. Como o controle de sensibilidade pode ser alterado, é fácil configurar o controlador para se comportar de acordo com o estilo de cada usuário. Funciona como um ajuste de curva de velocidade de um teclado controlador MIDI, por exemplo.

Modelos aprimorados e inovação constante

Logo em sua apresentação no site oficial, o QuNeo é descrito como um acessório voltado para artistas de música eletrônica, DJs, VJs e hackers DIY (Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo). Nesta última categoria estão os usuários que não param de inventar maneiras de utilizar o QuNeo.

Uma vez que o controlador permite que qualquer usuário altere seus modelos, ou até programe para ele, sempre veremos novos templates e funcionalidades. Um dos novos modelos de controles inovadores foi disponibilizado recentemente para todos os usuários. Trata-se do “Enhanced Note Mode”. Este modo é, na verdade, um aplicativo que, enquanto roda no computador, atua em parceria com o QuNeo para proporcionar uma nova forma de controle com o dispositivo, voltada para a performance com notas musicais.

O Enhanced Note Mode permite configurar escalas, mudar oitavas e utilizar a função harmonizer no QuNeo, capaz inserir notas relacionadas ao que você está tocando, levando em consideração a escala selecionada. Estas notas podem soar simultaneamente, ou é possível configurar o disparo em intervalos. Melhor do que escrever um livro sobre, é mostrar o recurso na prática. Veja abaixo.

Preço e disponibilidade

Fora do Brasil o QuNeo é vendido por 199 dólares. Por aqui, pelo menos por enquanto, pode ser encontrado, esporadicamente, em algumas lojas do Mercado Livre, na faixa de 500 – 600 reais.

Conclusões sobre o controlador QuNeo

quneo in the dark

Com cada vez mais instrumentos virtuais para Mac, Windows e iPad, ter um bom controlador é fundamental. O QuNeo, da Keith McMillen, não só é um bom controlador, como  também supera as expectativas. Ele é capaz de fazer tudo que um controlador de pads tradicional faria, mas consegue executar outros papeis que nenhum deles jamais poderia, como o envio de tantas informações MIDI por controle, em diversas dimensões. Neste link há um bom quadro comparativo envolvendo o QuNeo e outros controladores (desenvolvido pelo fabricante).

Com ótima qualidade de construção, grande visual para performances, portabilidade e sendo oferecido por um preço justo, o QuNeo é compra mais do que recomendada para aqueles que buscam um controlador de pads tradicional ou inovador.

MusicApps sobre o QuNeo

Construção e Durabilidade (5/5)
Facilidade de utilização: (4.5/5)
Portabilidade: (5/5)
Compatibilidade: (5/5)
Profissional: (5/5)
Preço: (4/5)
Geral: (4.8/5)


Posts Relacionados

2 Comments

  1. @wadsongui junho 28, 2013 at 2:09 pm - Reply

    Ele funciona com FL Studio?

    • musicapps junho 29, 2013 at 4:28 am - Reply

      Com ele e com qualquer outro software que trabalhe com MIDI. E é possível customizar todos os controles. Abs

Leave A Response


6 × = dezoito