Notícias, iPad

Propellerhead Thor: sintetizador clássico do Reason chega ao iPad

Marcus Padrini junho 20, 2013 No Comments »

O software de produção musical Reason é utilizado por milhares de pessoas em todo mundo. Em seu conceito modular, destacam-se vários instrumentos virtuais. Um deles é o sintetizador polifônico Thor, extremamente popular entre os usuários da ferramenta. Agora, a Propellerhead apresenta o Thor para iPad, trazendo o mesmo gerador de sons, mas com interface remodelada para o tablet e sua tela multitoque.

Vamos aos destaques do lançamento:

  • Toque o sintetizador Thor no iPad.
  • Conte com mais de 1000 presets, ou crie seus timbres do início.
  • Crie seus sons utilizando 3 osciladores e diversos tipos de filtros.
  • Toque usando a expressiva interface multitoque, com aftertouch.
  • Restrinja o teclado virtual a uma escala e um tom, exatamente como no Figure.
  • Transfira seus presets favoritos do iPad para o computador e use todos eles no Thor para o Reason.

Confira o vídeo de apresentação:

A interface do Thor para iPad é divida em três grandes seções: Teclado, Knobs e Roteamento. Na parte Teclado, temos todos os controles de performance como teclas, rodas de modulação e bend, etc. Além do recurso de seleção de tons e escalas.

É na seção Knobs que o som é esculpido. Nela, podemos editar, detalhadamente, cada parâmetro do Thor, incluindo osciladores, filtros, envelopes e efeitos.

Na seção Roteamento, temos uma matriz de modulação poderosa, mas muito simples de operar. Nela é possível combinar elementos e produzir resultados sonoros interessantíssimos, com muita facilidade.

O Thor é compatível com Audiobus, Áudio em background e MIDI Virtual.

Confira alguns timbres do Thor no Soundcloud.

Divulgado o release, é hora de falar brevemente das minhas impressões sobre o Propellerhead Thor. Tive o privilégio de participar do programa de testes do desenvolvedor. Então, já estou tocando com o Thor há algumas semanas.

Considero o Thor um ótimo sintetizador para o iPad por apresentar o som poderoso de sua tradicional versão para o desktop e por ter sua interface pensada para o tablet. A representação visual do toque em knobs e faders, utilizando linhas que acompanham o distanciamento dos dedos, por exemplo, é uma abordagem muito interessante.

Os sons do Thor já vinham sendo ouvidos por muitos na utilização do Figure. Porém, o outro título da Propellerhead, apesar de ser ótimo para quase todos os tipos de usuário, peca na oferta de recursos para edição de sons e controle externo. O Thor traz todas as possibilidades de edição e a versatilidade do MIDI Virtual e convencional, para combiná-lo com outros apps ou controlá-lo utilizando teclados MIDI/USB. Vale destacar: a coleção de timbres é enorme e muito diversificada!

Versatilidade sempre foi a marca do Thor para o Reason. Esta característica agora fica ainda mais evidente em sua versão para iPad. São tempos felizes para os sintetizadores no iPad.

Thor Polysonic Synthesizer (AppStore Link) Thor Polysonic Synthesizer
Desenvolvedor: Propellerhead Software AB
Preço: USD 14.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

Leave A Response


três × 7 =