iPad JAM: Yamaha TNR-i (o melhor app que não podemos comprar), Sunrizer e MiniNova

TNR-i, Novation Mininova e sunrizer

Só existe um motivo para eu não falar muito sobre o excelente aplicativo TNR-i da Yamaha por aqui: o fato da empresa japonesa não gostar muito dos brasileiros que usam iPhone e iPad para fazer música e simplesmente não disponibilizar seus ótimos apps para iOS na App Store brasileira. Consegui, tempos atrás, comprar o TNR-i com uma conta americana e, sempre que possível, procuro tocar com este ótimo sequenciador.

Para quem ainda não sabe, o TNR-i para iPad e iPhone foi inspirado no Tenori-on, o instrumento da Yamaha baseado em um step sequencer e voltado para a performance ao vivo. Ocorre que a versão em “carne e osso” do Tenori-on é bem cara e a do iPad já proporciona muita diversão.

Gravei um pequeno improviso com o TNR-i e outros instrumentos. Primeiro fiz uma sequência no aplicativo, rodando no iPad 4, meio por acaso. Montei alguns layers, depois alguns blocos. Por fim, coloquei o Sunrizer (Strings), rodando no iPad 2, e o Novation MiniNova (Leads) na brincadeira. O resultado:

Já mandei vários e-mails para o suporte da Yamaha perguntando o motivo de não podermos comprar seus apps musicais no Brasil. Não recebi nenhuma resposta. O interessante é que eles estão disponíveis para vários outros países, todos de língua inglesa. Seria este o problema?  Não lançar um produto sem o suporte no idioma local?

Que tal mandarmos pelo menos uns 500 e-mails para a Yamaha solicitando, gentilmente, a venda de seus apps iOS na loja brasileira?  O formulário de contato está neste site. Vale escrever em inglês, em português, com Google tradutor, etc. :)

[app 443663267]

Curta e compartilhe!