Matérias, Notícias, Reviews, Reviews de Apps, iPad

Arpeggionome Pro: o aplicativo arpejador para você tocar na tela do iPad (review)

Marcus Padrini junho 24, 2013 No Comments »

arpeggionome pro

Algumas vezes acho incrível como posso utilizar e admirar um app musical por tanto tempo sem nunca ter falado dele por aqui. Este é o caso do Arpeggionome Pro, desenvolvido por Alexander Naut. O app é um poderoso arpejador, trazendo recursos que não são encontrados em outros títulos do gênero para o iOS.

Arpejo?

Arpejo, do italiano Arpeggio, é a execução alternada de notas de um acorde. Em um acorde tocado de forma simultânea, todas as as notas são atacadas ao mesmo tempo. No arpejo, tocamos estas notas alternadamente. Um exemplo clássico é uma harmonia “dedilhada” em um violão. Mas, no mundo dos sintetizadores e da música eletrônica, o arpejo é uma importante ferramenta de performance e composição, sendo utilizado das mais diferentes maneiras.

Interface e conceito

A interface do Arpeggionome Pro tem apenas uma tela. Tudo que pode ser alterado em uma performance está disponível nela. A ideia, apesar de poderosa, é bem simples. No centro, temos uma matriz de notas x tempo. Deslocando o dedo horizontalmente, alteramos a nota base de nosso arpejo. Ao fazermos o movimento vertical, alteramos sua velocidade de execução.

Quando tocamos em uma das notas na tela, o que o Arpeggione Pro faz é reproduzir, na velocidade selecionada, uma sequência definida nos controles laterais de sua interface, levando em consideração, por exemplo, a tonalidade escolhida, a escala selecionada, quantas oitavas serão executadas, qual é o estilo de execução, etc.

Desta forma, acho que já é possível perceber a quantidade de resultados diferentes que poderemos ter configurando rapidamente o Arpeggionome Pro. As possibilidades são praticamente infinitas.

Recursos e utilização

Em sua versão atual, o Arpeggionome Pro é compatível com MIDI Virtual, Audiobus e é capaz de trabalhar nor modos horizontal e vertical do iPad. O app pode ser utilizado com timbres próprios, usufruindo de sons bem básicos de sintetizador, ou controlar qualquer outro app iOS ou instrumento externo compatíveis com MIDI.

App traz vasta lista de opções MIDI e outras configurações

Vamos ver um pouco do que o Arpeggionome Pro é capaz de fazer.

Agora a demonstração de um outro recurso bem interessante. Enquanto controla o sintetizador Nave para o iPad, o Arpeggionome Pro comanda também o filtro do aplicativo, através dos sensores de movimento do iPad (acelerômetro).

Por fim, um vídeo que fiz demonstrando como é possível gravar também os timbres do Arpeggionome Pro em outro aplicativo através do Audiobus. Neste caso, o BeatMaker 2 envia uma mensagem de MIDI Clock para o Arpeggionome Pro, que começa a tocar no tempo do Beatmaker e passa a ser gravado por ele.

O usuário pode ainda gravar seus padrões favoritos e acessá-los rapidamente pressionando os botões Pattern na parte inferior da tela.

Disponibilidade e preço

O Arpeggionome Pro está disponível na App Storre no link abaixo.

- Arpeggionome Pro para iPad:

Arpeggionome Pro - A New Musical Instrument (AppStore Link) Arpeggionome Pro – A New Musical Instrument
Desenvolvedor: Alexander Randon
Preço: USD 9.99
Baixar na App Store!

Tocabilidade (4/5)
Qualidade Sonora:
(3/5)
Interface gráfica: (3.5/5)
Flexibilidade: (4/5)
Profissional: (4/5)
Diversão: (4.5/5)
Geral: (3.8/5)

-

Conclusões

O Arpeggionome Pro é o arpejador mais avançado já lançado para o iPad até o momento. Seu conceito é original, assim como a sua interface. Mesmo sendo pensado para trabalhar basicamente como um controlador, a presença dos timbres internos facilita a criação e testes de padrões de arpejos.

Com MIDI virtual, AudioBus e interface orientada ao modo de utilização do iPad, além de utilizar o acelerômetro para enviar comandos MIDI, o aplicativo extrai o melhor dos recursos disponíveis no iPad para se tornar uma poderosa ferramenta musical. Apesar de considerar que a área das notas poderia ocupar espaço maior na tela, a região oferece ótima resposta e grande precisão, sendo fácil executar aquilo que você deseja. Seria interessante que uma nova atualização trouxesse também a possibilidade do Arpeggionome Pro receber notas MIDI para o controle da nota base dos arpejos.

App ideal para quem quer experimentar, compor e se apresentar com sintetizadores físicos e virtuais, para o próprio iOS, inclusive.


Posts Relacionados

Leave A Response


− 1 = oito