Notícias, iPad, iPhone/iPod Touch

Apple anuncia recurso Inter-App Audio para iOS7. Fim da linha para o Audiobus e JACK?

Marcus Padrini junho 11, 2013 4 Comments »

Ontem, não se falava em outra coisa a não ser da “nova cara” de iPads e iPhones com a chegada do iOS7,  a ser lançado ainda neste ano, trazendo interface bastante diferente das versões anteriores. Porém, escondida na apresentação e na lista de recursos do novo SO móvel, estava uma novidade muito interessante para quem faz música com estes dispositivos: o Inter-App Audio.

Segundo a Apple (em uma tradução livre):

Agora seus apps podem fazer lindas músicas juntos.

Com o Inter-App Audio, aplicativos podem registrar seus fluxos de áudio para compartilhar com outros apps. Por exemplo, uma série de apps pode gerar áudio de vários instrumentos, enquanto outro usa esta combinação para compor uma música. Inter-App áudio também prevê o controle MIDI de renderização de áudio, chamando remotamente outros apps compatíveis com a tecnologia e muito mais.

Ou seja, estamos falando das funções básicas desempenhadas hoje pelo Audiobus e pelo JACK, agora como recursos do sistema operacional. Será o fim da linha para estes aplicativos? Creio que não. Mesmo oferecendo o recurso de compartilhamento de áudio entre apps, algo que já era esperado, não acredito que a Apple irá desenvolvê-lo a ponto de oferecer toda a flexibilidade presente no Audiobus e, principalmente, no JACK.

Talvez o que mude seja a forma de implementar o processo. Hoje, Audiobus e JACK são tecnologias que precisam ser implementadas em cada app que se candidatar a ser compatível com elas. E não são tecnologias oficiais da Apple.

Para os mais antigos na música móvel, vale lembrar que, em 2010, a Line 6 chegou a desenvolver tecnologia própria para a utilização de MIDI no iOS, visando proporcionar o funcionamento de sua interface MIDI Mobilizer com vários apps. Tudo começou bem. Pouco depois, após o anúncio da chegada da tecnologia coreMIDI ao iOS, a oficial da Apple, a compatibilidade com o padrão MIDI da Line 6 foi se tornando menos importante, até quase desaparecer do mapa.

Mas, desta vez, JACK e Audiobus utilizam coreAudio, tecnologia oficial da Apple, em seus processos. Além disto, o Audiobus faz um trabalho muito melhor que a Line6, até mesmo em relação ao número de apps já compatíveis. Será que vamos conviver bem com 3 tecnologias diferentes para a transmissão de áudio entre apps móveis? Ou elas serão integradas e farão do iOS um sistema ainda mais poderoso para o trabalho com áudio?  O tempo dirá, mas eu aposto na última possibilidade.

*Com informações de PalmSounds e CDM


Posts Relacionados

4 Comments

  1. Marcelo junho 13, 2013 at 10:56 pm - Reply

    Alguém me ajude nao consigo ligar o roland a500 pro no ipad 3 já tentei com irig midi do camera kit conect . O garage band e sample tank na da o sinal . Será que o ipad nao reconhece o a 500 rolande? Me ajudem. mls2622@hotmail.com

  2. Gpssa junho 17, 2013 at 9:36 pm - Reply

    Não vejo problema em os apps se adaptarem ao novo recurso do IOS, assim como fizeram com o Audiobus. Vale lembrar que o Audiobus é pago, basta portanto que o recurso da Apple corresponda em termos de qualidade e talvez ninguém tenha motivo de desenbolçar essa grana.

Leave A Response


quatro × 1 =