Notícias, Novo na iOS App Store!, iPad, iPhone/iPod Touch

Musyc: app de música generativa explora como poucos os recursos das telas de iPads e iPhones

Marcus Padrini maio 31, 2013 2 Comments »

Musyc ipad

“Generative Music” é um termo popularizado por Brian Eno e utilizado para designar a música criada por sistemas, de forma mais ou menos aleatória e pouco previsível. Se o conceito está complexo até aqui, vamos trazê-lo para o mundo real. Você deve conhecer o instrumento/objeto de decoração Wind Chimes (ou Mensageiros do Vento, como é chamado no Brasil).  Ele é um excelente exemplo de música generativa (tradução livre, pois não encontrei palavra mais adequada), segundo o próprio Brian Eno.

Wind Chimes: você define as notas, mas é o vento que toca quando e como quiser

No Wind Chimes, o único controle que temos é a escolha das notas que serão reproduzidas por ele, definidas pelos tamanhos dos tubos de metal, utilizados na construção do instrumento. Como e quando elas irão tocar, é algo imprevisível. As melodias são geradas pelo vento, de forma aleatória e incontrolável, do ponto de vista do usuário.

E foi por esta ideia que músicos como Brian Eno se apaixonaram. Diversos softwares surgiram com o objetivo de realizar esta criação musical imprevisível, utilizando algoritmos mais ou menos complexos e proporcionando resultados muito interessantes. No iPad e no iPhone, temos bons exemplos de apps desta natureza, como o Nodebeat e o Mixtikl. Porém, o novo aplicativo lançado pela Fingerlab, o Musyc, dá um passo adiante na utilização da interface deste tipo de app, explorando como poucos as características das telas multitoque de iPads, iPhones e iPods Touch.

Famosa pelo desenvolvimento da excepcional Drum Machine DM1 para iPad e iPhone, a Fingerlab apostou em algo novo e trabalhou duro para extrair o melhor da interface do sistema iOS para seu aplicativo. O Musyc conta com 64 instrumentos que podem ser acionados a partir de elementos na tela. Os timbres são gerados de acordo com uma série de parâmetros como a simulação de gravidade, choques entre os elementos e até mesmo um sequenciador. Melhor do que explicar muito, é vê-lo em ação.

O Musyc está disponível gratuitamente na App Store. Novos timbres e recursos podem ser adquiridos dentro do aplicativo. Há um pacote de 4 dólares que traz tudo aquilo que o aplicativo pode fazer de melhor. No momento, o Musyc não é compatível com os seguintes dispositivos: iPhone 4, iPhone 3GS, iPod touch 3 e iPod touch 4. Os desenvolvedores prometem, em novas atualizações, melhorar a lista de compatibilidade, assim como adicionar novos recursos, entre eles a compatibilidade Audiobus e a sincronização MIDI.

Vale assistir os vídeos, baixas e experimentar o Musyc, que também traz um excelente tutorial interativo quando aberto pela primeira vez.

Musyc (AppStore Link) Musyc
Desenvolvedor: Fingerlab SARL
Preço: Free
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

2 Comments

  1. Adorotecnologia junho 3, 2013 at 9:40 pm - Reply

    baixei e está funcionando bem no Ipod touch 4.

Leave A Response


três × 4 =