MiniNova: o sintetizador compacto, versátil e poderoso da Novation (Review)

Novation Mininova review MusicApps

Os sintetizadores da linha Nova da Novation tem duas características marcantes, desde que começaram a ser produzidos em 1998: o visual azul bem distinto e sons claros, definidos, mas sempre flertando com os clássicos timbres analógicos. No segundo semestre de 2012, a Novation apresentou mais um membro da família, agora em versão compacta, o Novation MiniNova. Trazendo laterais em madeira, rodas de pitch e modulação iluminadas, motor sonoro idêntico ao do UltraNova, mas em um projeto compacto e com novos recursos, o MiniNova é o personagem de nosso review de hoje.

Recebi o Novation Mininova da ProShows, empresa que distribui os produtos da Novation no Brasil, e passei cerca de 2 semanas testando o pequeno sintetizador. Ele parece ter a ideia de projeto do Micro Korg, que eu adoro, mas não precisei nem de 5 minutos com ele para entender que o MiniNova é muito mais, em quase todos os sentidos. Minhas impressões você confere a partir de agora.

Raio X do Novation MiniNova

Imagine as seguintes especificações: 3 osciladores, gerador de ruído, mais de 50 formas de ondas (entre simulações analógicas, digitais e wavetables), 15 configurações de filtros (2 disponíveis por patch), 66 endereçamentos de modulação (20 possibilidades por patch), 7 efeitos (5 slots de efeito por patch), arpeggiator, vocoder e VolcalTune. Ufa! Agora coloque isto tudo em um teclado com apenas 56 cm de largura, pesando apenas 2,5 quilos e que pode ser alimentado tanto por tomada tradicional, como por conexão USB!  Você já tem a primeira ideia do MiniNova!

O MiniNova foi projetado para a performance ao vivo. Em seu painel há uma série de controles para acesso rápido a importantes parâmetros do instrumento, vários deles podem ser configurados pelo usuário. Destaque para o knob exclusivo para controle de cutoff do filtro, para as rodas de modulação e pitch bend iluminadas e também para os 8 pads Animate, que controlam passos do arpejador e também podem acionar diversos parâmetros de modulação, definidos e configuráveis por preset.

São 37 mini teclas, sensíveis à velocidade, com ação semelhante à do Micro Korg e iRig Keys, firmes o suficiente para tocar passagens rápidas sem nenhum problema, bastando alguma adaptação.

Conexões traseiras MiniNova

O MiniNova já chega com 256 presets, mas permite armazenar até 384 timbres, considerando o banco para sons do usuário.

Lateral MiniNova
Lateral MiniNova em Madeira

Com painel de metal, laterais de madeira e restante do corpo construído com plástico bastante resistente, o visual do MiniNova não deixa nada a desejar. Os knobs são excelentes e o display, bastante iluminado, facilita a visualização de parâmetros que estão sendo alterados no momento.

Recursos, características, configurações e mais detalhes

Explicar os recursos e características do MiniNova em texto exigiria muitos parágrafos. Então, optei por demonstrar boa parte deles. Confira o vídeo com vários detalhes sobre o Novation MiniNova. E, como muito leitores pediram, comentado e em (nem tão) bom português.

Além do que apresentei no vídeo, gostaria de chamar a atenção para outros recursos muito interessantes: os pads de 1 a 8 do MiniNova também podem ser utilizados para chamar os presets favoritos rapidamente. Basta pressionar o botão Favorite e escolher um dos sons associados aos pads.

MiniNova chega com Microfone de ótima construção
MiniNova chega com Microfone de ótima construção

O MiniNova, além do Vocoder, traz o recurso VocalTune, capaz de afinar a sua voz em tempo real, enquanto você canta ao microfone. Você pode ver o VocalTune em ação neste vídeo.

Timbres do MiniNova

Existem vários vídeos no Youtube ilustrando os timbres do MiniNova. Porém, procurei fazer o meu com alguns outros que me agradaram bastante, nas diferentes categorias oferecidas.

Vale observar: comparei o filtro do MiniNova com meus synths analógico e ele não fez feio em nenhum momento. O comportamento do filtro fluiu da maneira esperada, de forma macia, sem degraus e com sonoridade bastante convincente.

Matriz de parâmetros agiliza alterações no timbre em tempo real
Matriz de parâmetros agiliza alterações no timbre em tempo real

Além deste vídeo, também fiz o teste do MiniNova com o app Loopy HD. No vídeo abaixo, todos os timbres são do MiniNova, com a exceção da bateria, gerada pelo SampleTank para iPad.

Expandindo sua coleção de sons

Uma dica muito legal para quem possui ou irá comprar o MiniNova (e até mesmo o UltraNova) é ficar de olho no site da Novation. De quando em quando, a empresa lança pacotes de timbres para os sintetizadores. Geralmente são coleções gratuitas, com sons programados por grandes nomes.

O mais recente lançamento é imperdível: a coleção com timbres do SuperNova, um dos primeiros synths da família. Vale conferir algumas amostras e fazer o download aqui.

Por falar nisso, há também uma página de firmwares beta do MiniNova. Várias versões já foram lançadas, corrigindo bugs e implementando melhorias no instrumento. É super fácil atualizar o sintetizador (via USB) e vale mantê-lo sempre com as últimas novidades.

UltraNova x MiniNova

O MiniNova é o irmão mais novo do UltraNova? Sim. E eles possuem quase o mesmo DNA. O motor de síntese é idêntico e é possível carregar presets de um no outro, sem nenhuma dificuldade ou perda de qualidade. As diferenças ficam por conta do editor de passos do arpejador e Vocal Tune do MiniNova, além das mini teclas, e o fato do UltraNova funcionar como interface de áudio, oferecendo 2 entradas e mais saídas, incluindo uma digital.

Na sonoridade, nenhuma diferença. Desafio alguém definir quem é quem neste trecho de vídeo, apenas ouvindo o que está sendo tocado.

Disponibilidade

Recebi o Novation MiniNova da ProShows para o nosso review. Por ser uma novidade por aqui, ainda não pude encontrá-lo facilmente nas lojas online de instrumentos musicais. Porém, por ter um distribuidor no Brasil, creio que não será difícil encontrá-lo ou encomendá-lo em sua loja de instrumentos favorita.

Conclusões sobre o Novation MiniNova


Quem acompanha o MusicApps sabe o quanto gosto de tecnologia musical, mas também não abro mão de clássicos. A prova disto é que tenho alguns sintetizadores analógicos que nunca consideraria vender. Porém, inquestionável como um sintetizador digital bem feito e com grandes recursos pode ser útil, tanto no estúdio quanto ao vivo. E o Novation MiniNova é um destes sintetizadores.

O MiniNova traz todo o conhecimento da Novation em criar timbres de extrema qualidade. Seus sintetizadores estão presentes nas gravações e performances de artistas consagrados.  E o MiniNova não decepciona. É difícil acreditar que um instrumento tão pequeno possa oferecer tantas possibilidades. Gostaria de ser claro quanto a isto: não me refiro aos presets que chegam com o instrumento, mas sim aos recursos que permitem a modificação deles ou a criação de sons extremamente novos e de grande complexidade, se o usuário assim desejar.

Sempre teremos a polêmica das mini teclas. Há quem as abomine. Eu, sinceramente, após uma longa experiência com o Micro Korg, não tenho nada contra. Acho que tudo depende da finalidade e da adaptação. Mas isto é questão de opinião. Para quem não quiser as teclas pequenas, há o Ultra Nova, com os mesmos timbres e as mesmas 37 teclas, só que em tamanho normal.

Para quem procura um sintetizador compacto, mas com talento para reproduzir bem tanto os timbres de instrumentos clássicos como para soar completamente novo, o MiniNova é uma excelente opção.

MusicApps sobre o Novation MiniNova

Construção e Durabilidade [Rating:4/5]
Facilidade de utilização: [Rating:4/5]
Portabilidade: [Rating:5/5]
Compatibilidade: [Rating:4/5]
Profissional: [Rating:4.5/5]
Preço: – *
Geral: [Rating:4.3/5]
* Até a data de publicação do review ainda não havia ofertas suficientes nas lojas de instrumentos musicais para esta avaliação.
Curta e compartilhe!