Instrumentos e Acessórios, Mac, Matérias, Notícias, Reviews, Windows, iPad

Michael KCM300: teclado controlador MIDI USB compacto para PC, Mac e iPad (Review)

Marcus Padrini maio 14, 2013 26 Comments »

Michael KCM 300

Teclados Controladores MIDI USB mudaram a maneira de se fazer música em estúdios profissionais e home studios. Compactos, sem timbres e muito mais acessíveis do que os teclados tradicionais, eles são ideais para comandar os instrumentos virtuais de desktops, notebooks e até mesmo do iPad.

São muitos os modelos disponíveis: com teclas pesadas, teclas normais, mini teclas, muitos knobs, nenhum knob, faders motorizados, etc. Porém, conheço diversos músicos que precisam apenas de algumas teclas para poderem gravar suas linhas de baixo, acordes e solos, e não estão muito dispostos a investir muito em um controlador mais caro e cheio de recursos que nunca serão utilizados. É exatamente neste público que a Michael pensou ao lançar o controlador Michael KCM300.

Michael KCM 300

Com 37 teclas sensíveis à velocidade, sem knobs, faders e rodas de modulação, o KCM é leve, compacto e pode ser uma boa opção para quem precisa apenas de algumas oitavas para facilitar a produção musical no home studio ou, em qualquer lugar, com o iPad. Recebi o KCM 300 da Michael para review e conto agora as minhas impressões sobre este pequeno controlador.

Construção e alguns detalhes

Michael KCM 300

O Michael KCM300 é um controlador simples e objetivo. Construído em plástico, é bastante leve e compacto. Suas 37 teclas (3 oitavas) são de tamanho real e sensíveis à velocidade. A ação e o formato são muito semelhantes aos dos teclados da série UMX da Behringer. São teclas mais largas e retas do que as que geralmente encontramos nos demais controladores.

Sua construção sugere a utilização em home studio. Como boa parte dos controladores compactos, o KCM300 não é um tanque de guerra para ser utilizado em qualquer lugar sem algum cuidado.

O controlador não apresenta faders, knobs, nem mesmo rodas de picth bend e modulação. Há apenas dois pequenos botões na parte traseira, destinados à mudança de oitavas. Também não há porta MIDI padrão. A única conexão disponível é a porta USB.

Por ser tecladista, obviamente senti falta das rodas de pitch e modulação. Mas, como disse no início, conheço vários músicos que precisam apenas das teclas para as suas produções.

KCM300 chega com apoios laterais opcionais (Foto: Divulgação Michael)

Como é possível notar na foto de divulgação do produto (acima), o KCM300 chega com 2 apoios que funcionam como pés para o controlador. Eles podem ser usados para posicionar o instrumento por cima do teclado do computador, por exemplo. A utilização dos acessórios é opcional.

Compatibilidade

Michael KCM 300

O KCM300 é compatível com PCs e Macs sem a necessidade de instalação de drivers, sendo conectado e alimentado via USB. E, exatamente por este motivo, também funciona muito bem com o iPad, sendo inclusive alimentado pelo tablet, através do acessório Camera Connection Kit.

Michael KCM300 e GarageBand

Justamente para ilustrar esta compatibilidade com o iPad, fiz um pequeno vídeo de demonstração do Michael KCM300 com o iPad 4 e o app GarageBand. Estou usando, para realizar a conexão, o adaptador lightning para 30 pinos e o Camera Connection Kit.

Pela simplicidade do projeto, não há escolha de canais MIDI ou outras configurações no KCM300. Ação das teclas e canal MIDI precisam ser configurados no instrumento virtual ou software musical de sua preferência.

Testei o KCM 300 com diversos instrumentos virtuais, como o SampleTank para o Mac, e tudo funcionou conforme o esperado.

Disponibilidade e preço

O Michael KCM300 pode ser encontrado em algumas lojas virtuais na internet, como a Estrela 10, e também no Mercado Livre (sempre opte por vendedores que são empresas e que emitem nota fiscal). A faixa de preço varia de 265 a 350 reais, o que é interessante por estarmos falando de 37 teclas de tamanho real. Outros instrumentos na mesma faixa inicial de preço apresentam apenas 25 teclas, ou as polêmicas mini teclas.

Atualizado em 28/05/13: Alguns leitores perguntaram sobre a divergência entre as fotos do review e a foto de divulgação do fabricante. O modelo que testei tem, como primeira tecla, um Fá, enquanto a foto de divulgação apresenta um Dó. Confirmei com a Michael e a empresa me informou que houve um lote mais antigo do produto, já esgotado,  em que os teclados começavam com a tecla Dó. Atualmente, o produto que está no mercado tem como primeira tecla o Fá. Ambos tem o mesmo número de teclas: 37.

Conclusões sobre o teclado controlador Michael KCM300


O controlador Michael KM300 é um teclado simples e objetivo. Com 37 teclas, em tamanho real e sensíveis à velocidade, mas sem controles como knobs, faders e rodas de pitch e modulação, é uma opção para quem precisa apenas das teclas e não quer investir muito. Seja como teclado adicional no setup, seja como único teclado em frente ao computador, o KCM300 irá ocupar muito pouco espaço e poderá ser bastante útil.

Seu ponto alto, além do tamanho compacto e da alimentação via USB, é a compatibilidade: funciona com Macs, PCs e iPad, sem a necessidade de instalação de drivers.

Ele não é o teclado recomendado para quem irá estudar o instrumento, nem deverá ser o principal controlador no palco, mas pode muito bem ser um complemento para o setup ou ajudar músicos, inclusive os que não tem o teclado como instrumento principal, a produzirem seus trabalhos no computador.

MusicApps sobre o Michael KCM300

Construção e Durabilidade (3/5)
Facilidade de utilização: (4/5)
Portabilidade: (5/5)
Compatibilidade: (5/5)
Profissional: (2.5/5)
Preço: (4/5)
Geral: (3.9/5)


Posts Relacionados

26 Comments

  1. Silva maio 14, 2013 at 10:25 pm - Reply

    Ótima dica, Marcos.
    Já estava há algum tempo querendo algo simples para gravar. Esse Michael, por esse preço, veio a calhar.
    Belo review!

    • musicapps maio 15, 2013 at 1:28 am - Reply

      Obrigado! Abs!

      • washington junho 3, 2013 at 1:02 pm - Reply

        olá sempre vejo seus videos no youtube,e gostaria muito de adquirir um ipad com o garageband!mas mesmo se comprar um novo nao tenho o cartão internacional p comprar o garageband na aplle gostaria de saber se vc nao tem um ipad 2 usado ai q ja vem com o garageband e outros app p produzir musica no ipad p vender ai por um preço em conta não!?se tiver pago a vista e vc ,manda ele p mim!

  2. Marcos Filho maio 15, 2013 at 5:17 am - Reply

    Oi Marcos que tem dois modelos: um que parte do Fá e o outro da foto abaixo que parte do dó. Ambos de três oitavas, não é?

    • musicapps maio 16, 2013 at 1:01 pm - Reply

      Pedi esta resposta à Michael. Não havia reparado que a foto de divulgação mostra um controlador com a primeira nota Dó e que o que testei começava em Fá. Estou aguardando a resposta e irei publicá-la aqui. Abs

      • musicapps maio 28, 2013 at 1:25 pm - Reply

        Olá. A Michael confirmou que o modelo com o Dó como primeira tecla é um lote antigo, já esgotado. Atualmente, todos os teclados do modelo tem o Fá como primeira nota. A quantidade de teclas é a mesma: 37. Abs

  3. Daliton maio 15, 2013 at 9:50 am - Reply

    Marcos, sabes dizer se o KCM 600 rola legal com o CCK do iPad?

    • musicapps maio 15, 2013 at 11:07 am - Reply

      Creio que sim, mas infelizmente ainda não testei este.

      • Fábio julho 2, 2013 at 11:43 am - Reply

        Olá! Eu comprei o KCM600 e fiz um teste rápido com um iPad 4 e o conector Lightning-USB, e ele funcionou com o Garage Band sem problemas. Infelizmente tive que viajar e não pude fazer um teste mais aprofundado, mas já é uma boa notícia! :)

        • musicapps julho 2, 2013 at 4:46 pm - Reply

          Muito obrigado pelo retorno, Fábio!

  4. Zafe maio 21, 2013 at 11:37 pm - Reply

    Olá Marcos tudo bom ?
    Entre esse Michael e o iRig Keys qual você aconselha ? esse tem teclas de tamanho normal e o iRig Keys não, por outro lado esse não tem entrada para pedal sustain e o iRig Keys sim ? estou para comprar um e gostaria de saber qual você e o pessoal do blog me indicam, iRig Keys ou esse Michael ?

    Abraço e parabéns pelo trabalho

    • musicapps maio 21, 2013 at 11:45 pm - Reply

      Olá! Sim, os dois controladores apresentam características distintas. Se for considerar o tamanho das teclas, o Michael, sem dúvidas. Mas o iRig Keys oferece entrada para pedal e um knob MIDI que pode se assinalado para diferentes funções. Ambos funcionam com o iPad e com computadores e se destinam ao mesmo público. Será questão de gosto entre os tipos de tecla e a importância do pedal. :)

  5. Plinio maio 22, 2013 at 1:33 pm - Reply

    O Irig Keys tb tem os controllers de Pitch Bend que não vi no Michael!!!

  6. celso junho 3, 2013 at 5:42 pm - Reply

    com certeza acho o irig Keys a melhor opção, tem mais recursos e na minha opinião é bem mais bonito

  7. Ricardo Martins junho 4, 2013 at 9:58 pm - Reply

    Amigos, estou mais propenso ao Michael. Tenho uma escaleta Yamaha de 37 teclas e, em algumas situações de andamento mais rápido, sinto certa dificuldade com as teclas pequenas. Teclas de tamanho real, sem dúvida, proporcionam mais conforto ao tecladista.

  8. Fernando julho 22, 2013 at 2:46 pm - Reply

    Boa Tarde amigo, estou com dificuldades para conecta-lo ao ableton live, programa destinado a produção musical… tu sabe dizer se ele pega nesse programa? e se eu preciso de algum instalador? abs

    • musicapps julho 23, 2013 at 10:52 am - Reply

      Ei, Fernando. Se ele funciona em outros softwares MIDI, tem que funcionar no ableton live normalmente. Dê uma olhada no manual do live na parte sobre adicionar controladores MIDI. Vai funcionar sim! Abs

  9. Rone Cardoso abril 22, 2014 at 11:05 am - Reply

    Marcus Padrini, Teclado Controlador Kcm 300 Michael é compatível com o Kontakt 5?

    • musicapps abril 22, 2014 at 1:15 pm - Reply

      Ele será compatível com qualquer instrumento virtual ou software que trabalhe com controladores USB.

  10. Davi abril 4, 2015 at 11:36 am - Reply

    Olá gostaria de saber se alguém já tentou fazer uma ligação nos comandos do teclado/pc para o teclado de um arranjador, tornando-o um controlador midi.

    • musicapps abril 4, 2015 at 12:20 pm - Reply

      Não entendi a pergunta.

  11. rodrigo setembro 6, 2015 at 2:05 am - Reply

    como faço para baixar o driver do teclado controlador kcm300

  12. Guilherme dezembro 2, 2015 at 5:03 pm - Reply

    Vi seu video sobre o uso do garage band com Ipad. Tenho interesse em utilizar estes módulos oferecidos para O Ipad, através do meu Ipad Mini 4. Sei que é necessário um adaptador do conector lighting para USB que interprete os dados MIDI do teclado. Verifiquei, em pesquisas que fiz neste sentido, que aparentemente o conector seria o Adaptador de Lightning para câmera com USB, que custa aproximadamente 200,00, na loja da Apple. Seria realmente este conector? Perguntei no chat da Apple e eles só puderam dizer que este produto foi desenvolvido para câmeras e fotos.
    Agradeço se puder me ajudar.

    • musicapps dezembro 3, 2015 at 2:42 pm - Reply

      É exatamente esse produto. Abs!

Leave A Response


× três = 18