Guias e Tutoriais, Matérias, Notícias, iPad

iPad 4: respondendo dúvidas sobre a ligação de acessórios musicais via conector lightning, USB, adaptador 30 pinos e CCK

Marcus Padrini maio 3, 2013 103 Comments »

adaptador 30 pinos e CCK

Demorou, mas enfim estou com o iPad 4 (ou “iPad com tela retina”, segundo a Apple). Agora é hora de testá-lo para fazer música e responder as diversas dúvidas que recebi de muitos leitores sobre a performance, compatibilidade, principais diferenças para os modelos antigos, etc.

Neste post vou falar um pouco da principal mudança do modelo atual para os demais: a troca do conector padrão 30 pinos para o novo padrão lightning, o mesmo presente no iPhone 5.

Conector Dock (30 pinos) x Conector Lightning

Conector Dock (30 pinos) x Conector Lightning. Crédito: http://www.gottabemobile.com

O que o novo conector mudou em relação à compatibilidade do iPad 4 com acessórios musicais diversos, como interfaces de áudio, MIDI, etc? E a resposta é… Nada!

Sim, realizei inúmeros testes, com os mais diversos acessórios e dispositivos ligados ao iPad 4. Tudo funcionou perfeitamente! Aliás, tudo aquilo que já funcionava com os iPads 2 ou 3, irá continuar funcionando perfeitamente, desde que seja utilizado o adaptador correto entre os acessórios antigos e o novo padrão de conexão do iPad 4. Vamos aos adaptadores que vocês irá precisar.

Para quem já tem ou pretende adquirir acessórios musicais com conexão 30 pinos (dock)

Se você, assim como eu, possui vários acessórios musicais mais antigos, que utilizam a conexão 30 pinos (ou porta dock), para o iPad, o adaptador certo para você é o Adaptador de Lightning para 30 pinos (0,2 m). Ele trará de volta a porta de 30 pinos para o seu novo iPad (ou iPhone 5). Em vários casos, a solução ficou melhor do que a realidade anterior. Por exemplo: a interface GuitarJack 2 é mais pesada e não ficava muito firme no iPad 2 ou 3. Com o adaptador, ela fica mais afastada do tablet, pode estar apoiada em outra superfície e se tornar mais prática e confiável.

Ah, mas e tudo aquilo USB que você ligava ao seu iPad com o Camera Connection Kit? Você irá utilizar exatamente da mesma forma! bastando apenas que o CCK tenha entre ele o iPad o mesmo adaptador . Conforme a tela abaixo, perceba que o sintetizador Slim Phatty e o controlador Arturia The Laboratory, ambos com  conexão USB, foram reconhecidos perfeitamente desta forma.

Para quem deseja apenas conectar acessórios musicais USB ao iPad

Se os acessórios com porta dock ou 30 pinos, como o iRig MIDI, Apogee Jam e outros, não fazem parte dos seus planos e tudo que você deseja é ligar algumas interfaces de áudio e MIDI USB ao seu iPad, tudo poderá se resolver com o Adaptador de Lightning para câmera com USB.

Ele é, simplesmente, o Camera Connection Kit para o novo iPad.

-

Mesmo assim o meu acessório não funciona com o novo iPad!

Então, arrisco dizer que ele nunca funcionou também com nenhum outro modelo do tablet. Sempre é bom lembrar dos nossos posts Guia para ligar teclados controladores MIDI ou USB ao iPad e Música no iPad: gravação de áudio com excelentes resultados. Eles vão ensinar algumas dicas importantes para usar estes acessórios tão importantes com o seu novo iPad.

Outra dica: procure sempre utilizar os adaptadores originais da Apple. Eles são a garantia de compatibilidade com novas versões do iOS e hardware. A Apple pode simplesmente eliminar a compatibilidade de alguns genéricos em atualizações do sistema. Aí, não adianta chorar.

Dúvidas?  Mande nos comentários e vamos esclarecendo tudo por aqui!


Posts Relacionados

103 Comments

  1. Bruno Coelho maio 6, 2013 at 7:17 pm - Reply

    Parabéns Padrini, tudo o que precisava saber. Com certeza está ajudando a muitos este post. Abraço!

  2. Paulo Sousa maio 7, 2013 at 11:33 am - Reply

    Bom, como não obtive resposta às mensagens que enviei-lhe pelo Facebook, as faço aqui, Marcos!
    A elas, então! Toco na igreja com um Roland Juno D e gostaria de incrementar o teclado com os timbres do meu iPad (tenho o modelo 2!). Já disponibilizo, no tablet, dos apps SampleTank, iGran Piano, Jack, Amplitube e Garage Band. Comprei o CCK (estou aguardando a entrega) e já tenho em mãos a interface da Michael, a mesma que vi no vídeo "Guia para ligar teclado…". Assisti ao vídeo, mas ficou a dúvida: Apenas com estes dois equipamentos, poderei utilizar os timbres de piano no meu teclado? Esses dois equipamentos podem ser substituídos apenas pelo iRig MIDI? O Amplitube iRig só serve para guitarra? E quanto ao Apogee JAM, posso utilizá-lo com teclado e, se sim, ele substitui a interface Michael?

    De qualquer forma, fico grato por sua atenção…
    Paulo

    • musicapps maio 7, 2013 at 5:16 pm - Reply

      Paulo, MIDI é MIDI, áudio é audio. Então, vamos começar desta forma. iRig MIDI e Michael são interfaces MIDI. A iRig MIDI funciona no iPad sem a necessidade de adaptadores. A Michael precisa do CCK para funcionar. Ambas simplesmente enviam e recebem sinais MIDI e promovem a interação entre o iPad e outros equipamentos MIDI. Nada mais. Apogee JAM e iRig Amplitube (tradicional iRig) são interfaces de áudio. O iRig se conecta à porta de fone do iPad e oferece praticidade, mas qualidade de áudio mais baixa. A Apogee JAM conecta-se à porta dock, sem necessidade de adaptadores e proporciona entrada de áudio digital no iPad. Então, acho você já percebeu que irá usar com seu teclado apenas o iRig MIDI ou a Michael com o CCK. Elas servirão apenas para mandar mensagens do teclado para o iPad e o contrário, nunca o áudio! O áudio sairá pelo conector de fone do iPad e você terá que usar um cabo P2 Stereo x 2P10 mono para ligá-lo ao amplificador ou monitor. Abs

      • Paulo Sousa maio 7, 2013 at 6:27 pm - Reply

        Marcos, muito esclarecedor! Você acabou tocando numa dúvida que não coloquei no meu comentário: como o som é “jogado” para ad caixas de som da igreja. Pois bem, irei utilizar a Michael com o CCK. Essa combinação causa alguma latência, já que pretendo tocar ao vivo?

  3. Paulo Sousa maio 7, 2013 at 7:04 pm - Reply

    Ah, Marcos, ia esquecendo-me: esse cabo P2 stereo X P10 pode ser ligado direto na mesa de som, certo?

    Forte abraço!

  4. Carlo maio 7, 2013 at 8:41 pm - Reply

    Boa noite Marcus, uma pergunta relacionada ao texto acima: Posso usar um controlar midi para tocar os timbres do Garage Band por exemplo e ao mesmo tempo que uso o software no ipad, estar visualizando arquivos em jpg como partituras? é possivel deixar o app rodando em background no ipad4? Sobre o Air Turn, gostaria de saber se voce chegou a comprar alguma unidade e onde? Obrigado

    att Carlos

    • musicapps maio 7, 2013 at 10:53 pm - Reply

      Sim, pode com certeza. Infelizmente nunca testei o Air Turn. Abs!

      • Carlos maio 8, 2013 at 6:16 pm - Reply

        Estou para encomendar um para mim. Infelizmente pra receber de forma segura utilizarei o Fedex. Daí, vai me custar entre 400 a 500,00 reais o produto que custa 107,00 dolares. Brasil né.. fazer o que

  5. Paulo Sousa maio 8, 2013 at 8:11 am - Reply

    Marcus, utilizando o CCK com a Michael, haverá latência, já que vou tocar ao vivo?

    • musicapps maio 8, 2013 at 10:29 am - Reply

      Baixa latência, semelhante a de um bom computador com instrumentos virtuais.

  6. Paulo Sousa maio 11, 2013 at 4:53 pm - Reply

    Marcos, liguei a interface no iPad com o CCK e pluguei as conexões MIDI e…. NADA! O som sai normal do iPad para a mesa de som, mas no teclado real nada! O que fiz de errado?

  7. Gleense Cartonilho maio 12, 2013 at 2:26 pm - Reply

    E aí Marcus, mais uma vz parabéns pelos ótimos posts aki. Estou entrando no mundo ipad a pouco tempo. Tô com o ipad 4 e adquiri alguns apps, por sinal muito impressionante (MorphoWiz, GB, SunRise, iMini, etc..) Porém tenho sentido dificuldade com o sinal de áudio da saída de fone que tem sido de baixa qualidade (saturado, distorcido) Com isso, adquiri a UCA 222 da behringer para ver se vai melhorar o som dos apps. usarei ela junto com o CKK e um Hub USB, ligando todos os periféricos no hub e a saída de audio da interface. A latência vai aumentar usando essa interface externa? Qual outra dica que vc poderia me dar para melhorar esse "probleminha"? Mais uma vz parabéns pelo belíssimo trabalho aki no site.

    • musicapps maio 13, 2013 at 1:11 pm - Reply

      Gleense, tudo bem? Bom, a latência não irá se alterar, sem dúvida. Porém, não é normal ter distorção do som dos apps no fone, a não ser que você esteja usando volume exagerado. O que recomendo é ligar o iPad a uma mesa de som ou amplificador, deixar o volume do iPad ou do app um pouco mais baixo e dar ganho na mesa ou ampli. Assim vc não terá distorção alguma. Abs e obrigado!

      • Fábio julho 13, 2013 at 4:03 am - Reply

        Olá Marcus,
        Olha, estou com o mesmo problema do Gleense: o áudio está saindo saturado-distorcido. Já fiz a redução do volume e liguei a uma mesa de som. Comparei a mesma trilha saindo de um celular, com os mesmos parâmetros de volume e equalização, e saindo do iPad 4. Não estou satisfeito com o som!!! O que pode ser???

        • musicapps julho 13, 2013 at 4:09 pm - Reply

          Tende a ser apenas o volume do aplicativo alto demais. Fora isto, não consigo imaginar o que pode estar ocorrendo. Teria que ver um vídeo e as configurações que está usando em cada equipamento.

  8. Kleber maio 15, 2013 at 10:24 pm - Reply

    Olá Marcus,

    Tenho um iPad 4 (tela de retina) e gostaria de saber se é possível ligar minha bateria eletrônica Roland TD 15 no iPad para utilizar o garage band?
    Comprei o Adaptador de Lightning para câmera com USB da Apple que aceita a entrada de USB do outro igual ao "CUSB-M1 Cabo USB" da Roland. Mas mesmo assim, não funcionou, o iPad rejeitou. Será que tem outra maneira de conectar o iPad no módulo da bateria Roland TD15? Será que funcionar somente com o iPad 2?

    Obrigado pela ajuda.

    Kleber

  9. JOAO junho 14, 2013 at 8:06 am - Reply

    O Alesis iO tem as conexões compatível com o Ipad 4 tela retina 64 Gb.

    • musicapps junho 14, 2013 at 1:11 pm - Reply

      Não, infelizmente não.

  10. Edson Santos junho 21, 2013 at 12:56 pm - Reply

    Olá pessoal!!!
    Gostaria de saber se o lightning USB será compatível com o iPod Touch 5G, através do tweak CameraConnector? Alguém já testou???
    Estou pra comprar este adaptador (original) e não achei nada na Net…
    Desde já agradeço e parabéns pelo site!!!

  11. leandro julho 29, 2013 at 3:02 pm - Reply

    Boa tarde ! Gostaria de saber se o ipad 4 geração funciona com o DOCK Alesis msm usando o adaptador? Grato!!

    • musicapps julho 30, 2013 at 11:53 am - Reply

      Funcionar, funciona. Mas não vai ficar legal esteticamente.

  12. Angelica julho 29, 2013 at 5:25 pm - Reply

    iPad sem som

  13. Tony Eduardo agosto 12, 2013 at 4:45 pm - Reply

    Oi Marcus! Estou acompanhando seus videos sobre produção musical com ipad, Estou em dúvida com um ipad ou Boss Br-800. Você já utilizou este equipamento? Qual opinião?

    • musicapps agosto 12, 2013 at 10:16 pm - Reply

      Tony, são coisas tão diferentes que é difícil comparar. O BOSS deve ser ótimo naquilo que se propõe a fazer. É um hardware dedicado, com software sob medida. Já o iPad tem várias possibilidades de apps para finalidades variadas. Não poderia definir uma opção melhor. Varia do seu objetivo. Abs

  14. Rafael Castro agosto 22, 2013 at 9:30 am - Reply

    Olá Marcus, parabéns pelo post. Estou procurando o grupo no face e vou me inscrever nele.

    Tenho o iPad 1 (16Gb) e o iPad 4 (Tela de Retina 32 Gb). Chegaram ontem pra mim o adaptador lightning para 30 pinos e o iRig Midi. Corri e baixei o GarageBand.

    Não funcionou. Ligou o iRig no adaptador e este no iPad 4. Sem sinal.
    Tentei várias coisas sem sucesso.

    Pergunto: estou fazendo a coisa certa?
    Tive que ligar o meu controlador ao USB do meu Macbook para ter energia. Além de ligar no mac, liguei o MIDI out do controlador no IN do iRig Midi. Imaginei que pudesse ser aí o problema já que eu uso o Logic no mac com uma Fast Track Pró.

    Estou na dúvida total.

    Depois de um tempo liguei o iRig Midi no iPad 1 e ele reconheceu. Pediu para baixar o iRig Recorder. Mesmo depois de reconhecer e baixar o app não consegui usar o controlador. Sem sinal.

    O que estou fazendo de errado?

    Grande abraço e obrigado

    • musicapps agosto 25, 2013 at 4:34 am - Reply

      Aparentemente, nada de errado. Recomendo ler o manual do seu teclado e entender direitinho como ele trabalha com MIDI. Geralmente é este o problema. Abs

      • Rafael Castro agosto 25, 2013 at 7:15 am - Reply

        Marcus, bom dia.
        Resolvida a questão. Pelo fato de que o controlador estar sendo ligado via USB a um computador ele "corta" o sinal do cabo MIDI (que vai pro iPad). Foi só ligar o iRig Midi num teclado que usa energia elétrica mesmo que resolvi a questão.

        Obrigado pela ajuda. Ah, ontem chegou meu Axion 61 G2. Gostei.
        Abraço

        • musicapps agosto 26, 2013 at 3:08 pm - Reply

          Que ótimo! Grande abraço!

  15. Percy ayes agosto 26, 2013 at 9:08 pm - Reply

    O pedal digitech istomp nao funciona com o adaptador de 9 pinos alguém conhece uma solução?

  16. sandro setembro 5, 2013 at 1:29 am - Reply

    Eu te fiz uma pergunta no face…vou repeti-la aqui…
    vou comprar um ipad….pensei no mini esta em promoçåo..1605,00 64 GB…..
    usarei para gravar e mexer muito com musica ….pretendo baixar varios app..para isso..
    tambem devo ver uns filmes de vez enquando…e estudar ..
    vc acha que consigo fazer tdo no mini sem ele correr o risco de travar….
    ow devo ir direto para o ipad 4?
    obrigado…parabens…pelo post…

    • musicapps setembro 5, 2013 at 2:25 pm - Reply

      Vá para o iPad 4, sem dúvidas.

  17. Tony Eduardo setembro 17, 2013 at 2:22 pm - Reply

    Oi Marcus,
    Mas o ipad mini terá muita dificuldade para utilizar para os APP de música (DAW)? Você já utilizou?
    Estou com a mesma dúvida, porém o mini é muito mais portátil pelo tamanho, para ler PDF na aula é ideal.

  18. Tony Eduardo setembro 17, 2013 at 3:41 pm - Reply

    Marcus,
    Estou com a mesma dúvida do sandro. I Ipad mini terá dificuldades para executar os DAW? Quero a portabilidade do tablet para realizar gravações e tocar guitarra.
    O tamanho de 7,9' é muito bom para levar para aula para ler PDF. Porém se ele não executar legal os APP de música irei focar no ipad4.

    • musicapps setembro 17, 2013 at 3:46 pm - Reply

      O iPad Mini atual tem processamento igual ao do iPad 2. Por isto, rodará com a mesma performance de um tablet de 2 anos atrás. Os apps rodarão bem, se executados isoladamente. Apenas não espere trabalhar com mais de 2 ou 3 apps ao mesmo tempo, com o Audiobus, por exemplo, e ter boa performance. Não irá acontecer. Para processamento de efeitos e gravações de áudio, será mais do que suficiente. Abs!

      • Tony Eduardo setembro 18, 2013 at 8:54 am - Reply

        Obrigado pela ajuda, abraço

  19. Fernando Rigitano setembro 18, 2013 at 10:26 pm - Reply

    Olá Marcus! Parabéns pelo seu trabalho!! É realmente muito esclarecedor! Me permita uma pergunta: estou querendo adquirir um Ipad para somente utilizar Vsts junto a um controlador. O Mini Ipad será suficiente? Qual a memória mínima que o mini Ipad deverá ter para executar bem essa tarefa? Grato

    • musicapps setembro 19, 2013 at 11:04 am - Reply

      Aposte no iPad 4 ou no próximo iPad Mini. O Mini atual é equivalente a um iPad 2. Ainda roda tudo, mas não terá uma vida longa. Abs

  20. Cássio novembro 18, 2013 at 9:36 am - Reply

    Olá, gostaria de saber de o iO Dock da Alesis, funcionará com o uso de adaptadores?
    Mesmo que eles fiquem fora do encaixe.
    Alguém já testou?

    • musicapps novembro 18, 2013 at 11:07 am - Reply

      Sim, alguns leitores testaram e funciona. Mas a o uso fica muito prejudicado com os adaptadores.

  21. Leonardo Aquino janeiro 29, 2014 at 2:53 pm - Reply

    Alguem já testou com o Ipad Air o cabo lighting/usb???

  22. José janeiro 31, 2014 at 9:14 am - Reply

    Olá Marcus, parabéns pelo artigo, mas gostaria de saber se com o Adaptador de Lightning para câmera com USB, que é possível importar fotos e videos para o ipad, tem como importar arquivos em MP3 também.
    isso é possível ?

    desde já muito Obrigado!

    • musicapps fevereiro 1, 2014 at 2:29 pm - Reply

      Importar fotos, sim. Vídeos podem ser importados dependendo do formato. MP3 de maneira alguma.

  23. Henrique fevereiro 24, 2014 at 1:04 am - Reply

    Querido, parabéns. Sei site é o melhor nessa área te música x ipad. Tenho um problema e quero saber se vc pode me ajudar. Tenho um yamaha mox6 que funcionava perfeitamente controlando o ipad4 ate o ano passado, mas depois que atualizei pro ios7 ele não controla mais. Pensei que era problema no adaptador USB, mas liguei outros teclados que funcionaram bem, então pensei que fosse problema no teclado, mas ele controla o MacBook, ou seja, tudo funciona bem, menos quando eu ligo o mox6 no ipad4. Alguma dica? Obrigado. Henrique.

    • musicapps fevereiro 24, 2014 at 2:53 pm - Reply

      Henrique, tente usá-lo com um HUB USB alimentado e teste o reconhecimento com o app MIDI Monitor, gratuito na App Store. Se ele não for reconhecido, poderá ser necessário restaurar as configurações do iPad para as básicas de fábrica (continuará com o mesmo iOS 7). O teclado pode ter ficado bloqueado no software de alguma maneira. Isto já aconteceu comigo com uma interface MIDI e resolvi desta forma.

  24. Julio março 11, 2014 at 10:33 am - Reply

    Amigo tenho um iPad 4 e não consigo o câmera kit ,n tem na cidade.falam q ainda nem foi lançado esse cabo.Qual poderia comprar no lugar desse ?Tudo q acho é de 30 pinos.No site da Apple tem alguns,qual devo comprar,obrigado.

  25. eder março 20, 2014 at 11:55 pm - Reply

    ola amigo. gostaria de saber se posso usar esse adaptador no ipad air e se vai funcionar normalmente pra eu trabalhar com musica como vc explicou:
    Adaptador de Lightning para câmera com USB: http://store.apple.com/br/product/MD821BZ/A/adapt...

    R$ 119,00

    • musicapps março 24, 2014 at 3:05 am - Reply

      Irá sim. É este mesmo para ligar acessórios USB ao iPad. Abs!

  26. Abelson Júnior maio 17, 2014 at 5:23 pm - Reply

    Olá Marcus, tudo bem? Estou querendo adquirir um ipad mini. Sabe se o Adaptador de Lightning já vem incluso ou faço a compra separado? Quero para usar no meu teclado arranjador Yamaha PSR E433 e usar ele como um controlador, será que rola? Qual(s) controlador(es) me indicaria para uso exclusivo com ipad? Ou qual(controlador) funcionaria melhor na maioria dos aplicativos musicais populares do ipad? Quero mais para uso ao vivo pois os timbres do meu teclado não são legais e utilizo mais o som de piano. Um abraço.

    • musicapps maio 18, 2014 at 4:43 am - Reply

      Compre o adaptador Lightning X porta dock (30 pinos) e a iRig MIDI. Aí você poderá usar seu teclado como controlador. Tendo um teclado que você gosta, não compraria um controlador exclusivo para o iPad. Por enquanto, eles geralmente são simples.

  27. Roberta Lopes maio 28, 2014 at 11:49 am - Reply

    Olá, tudo bem? gostaria de saber qual cabo devo usar para conectar meu ipad na caixa de som, daquelas bem grandes para poder ouvir musicas? beijos, obrigada!

  28. Sayuri Nozaki junho 30, 2014 at 10:37 pm - Reply

    Oi. Tudo bem? Estava lendo seu post… e acredito já ter achado a resposta pro meu "problema"… mas não custa nada confirmar, né?…hihihi… é o seguinte: comprei uma interface Itrak Studio da Foscusrite. Ela vem com o cabo USB para Mac e Pc… e o cabo para Ipad 2 e 3. Meu Ipad é da quarta geração… então comprei um adaptador para 30 pinos…porém não é original da Apple. Daí aparece uma mensagem dizendo que o cabo ou acessório não são compatíveis com esse Ipad. Eu pensei que pudesse ser algo errado com a interface, mas tirei o cabo e deixei só o adaptador… e apareceu a mesma mensagem!…rsrs…então terei que adquirir um adaptador original da Apple, né? Desde já agradeço pela atenção! Abraço.

    • musicapps julho 1, 2014 at 10:39 am - Reply

      Sayuri, é exatamente isto. Provavelmente, o problema é o acessório não ser original. Compre um da Apple e tudo deverá funcionar bem.

  29. eric junho 30, 2014 at 11:56 pm - Reply

    Boa Noite. Desculpe minha ignorância, mas como sou novo no Ipad gostaria de saber se existe a possibilidade de eu ligar o próprio cabo carregador do Ipad 4 na entrada USB do meu teclado e ele reconhecer como um aparelho midi.

    • musicapps julho 1, 2014 at 10:40 am - Reply

      Eric, infelizmente não. É preciso ter uma interface MIDI entre eles.

  30. leandro nunes julho 23, 2014 at 4:31 pm - Reply

    ola marcus tudo bem, eu tenho um PSR650 da yamanha com entrada usb e meu IPAD é o 4 geração consigo usar o mx1 ou algo similar para usar o GB ou similar?

    obrigado

    • musicapps julho 25, 2014 at 1:53 pm - Reply

      Se seu teclado com saída USB for compatível com Mac, sem a necessidade de instalação de drivers, funcionará com o iPad sem problemas.

  31. Remerson agosto 6, 2014 at 3:33 pm - Reply

    Boa tarde,liguei meu teclado rs50 no ipad 4 via cabo midi/usb e adaptador camera conection,só que quando toco o IGrand piano o piano do ipad fica travando algumas teclas,o que devo fazer?

    • musicapps agosto 10, 2014 at 4:12 am - Reply

      Provavelmente é problema do cabo MIDI USB. Recomendaria testar outro de outra marca.

  32. ADRIANO agosto 22, 2014 at 2:05 pm - Reply

    OLA TENHO UM IPHONE 4 , GOSTARIA DE USAR ELE JUNTO COM O CONTROLADOR OXYGEN 49 DA M AUDIO , PRECISO DO Kit de Conexão de Câmera para iPad da Apple, SÓ QUE NÃO SEI SE É COMPATIVEL COM O IPHONE 4 , VC SABE ME DIZER?

    • musicapps agosto 26, 2014 at 11:24 am - Reply

      O kit de câmera é compatível com o iPhone 4 sim. O teclado, não tenho certeza. É bom verificar no google se há pessoas utilizando este modelo com iPad ou iPhone antes. Abs!

  33. Jader da Cruz novembro 4, 2014 at 6:26 pm - Reply

    Oi Marcus, tudo bem? Tenho o ipad 4 ( tela de retina) e quero ligar meu controlador Korg Nanokey2 nele. Então comprei o adaptador de lightining para camera USB conforme você havia mencionado na sua matéria . porém aparentemente não funcionou, a luz branca do canto direito que indicaria que o controlador estivesse ligado não acendeu. É como se o iPad não estivesse "alimentando" o controlador . O mais estranho é que as teclas de mudança de oitava do controlador acendem quando são acionadas ( verde, vermelho , roxo) . Existe uma solução nisso? pois não está saindo som com nenhum aplicativo ( garage band por exemplo). Se puder me ajudar agradeço .

    • musicapps novembro 6, 2014 at 11:34 am - Reply

      Verifique com o app gratuito MIDI Monitor se o controlador está sendo reconhecido pelo iPad. Teoricamente, deveria funcionar sem alimentação adicional. Se não funcionar, utilize um HUB USB alimentado entre o controlador e o iPad. Um abraço!

  34. Rodrigo Altair novembro 28, 2014 at 8:27 pm - Reply

    Marcus

    Boa noite preciso ligar meu Ipad mini a um projetor, porem o preço do adaptador é excessivamente caro. Gostaria de saber se eu fizer a seguinte ligação utilizando um adaptador lightning – 30 pinos (fêmea) e 30 pinos (macho) – VGA ele epelhará minha tela no projetor?

    Por favor se puder me ajude

    • musicapps dezembro 1, 2014 at 12:01 pm - Reply

      Rodrigo, na teoria, sim. Porém, nunca realizei este teste.

  35. jonatas freire fevereiro 11, 2015 at 4:13 pm - Reply

    boa tarde! primeiramente gostaria de parabenizar o site pela qualidade de informações!
    Tenho um controlador da sanson, modelo carbon 61, e comprei um ipad mini 2, porém não consigo encontrar o adaptador CCK na minha cidade e no site da apple para o meu ipad mini, gostaria de saber se o adaptador de lightning para USB funcionaria no ipad para ligar o teclado no ipad!
    desde já agradeço! abraço!

    • musicapps fevereiro 14, 2015 at 10:01 am - Reply

      Funcionará, sim!

      • Cralos Eduardo março 14, 2015 at 11:54 am - Reply

        Marcus, estou na mesma situação do Jonatas, deixa ver se entendi? posso usar o Cabo de Lightning para USB, que veio no Ipad, conectanto tudo em um "Hub", até mesmo uma interface de audio, pra não usar a saída P2 do ipad?

  36. Deborah fevereiro 27, 2015 at 11:43 am - Reply

    Olá, tenho um Ipad 3 e comprei um cabo VGA genérico para espelhar o Ipad na tv, porém quando conecto o cabo ele diz que o acessório é incompatível, você poderia me dizer o porque disso, e se tem algo que eu possa fazer para dar certo?
    Obrigada

    • musicapps fevereiro 27, 2015 at 2:22 pm - Reply

      Ei, Deborah. Tudo bem? Sua resposta já está na pergunta: "cabo VGA genérico" é um "acessório incompatível". Vc vai precisar do original. :) Abs

  37. Rose Andrade abril 26, 2015 at 6:26 pm - Reply

    Oi Marcus, ganhei um ipad 4 Wifi, porém onde quero usá-lo, não me dão a senha para acessar a internet. Gostaria de saber se existe um adaptador de modem para o ipad ou algum milagre que me facilite acessar meu email, face, enfim, que eu entre na internet ou se seria melhor comprar um ipad com entrada USB, se é que existe. Como entendo quase nada de tecnologia, o ipad mini wifi 3/4g (com um pacote de dados adquirido por uma operadora) resolveria o meu problema? Quero usar meu ipad no dia a dia, mas só consigo na minha casa, já que possuimos wifi. Aguardo sua urgente resposta. Grata, Rose Andrade

    • musicapps abril 27, 2015 at 1:35 pm - Reply

      Rose, se pretende usar o iPad fora das redes wifi, realmente a única solução é adquirir um modelo que também seha 3/4G e um pacote de dados. A outra maneira seria compartilhar a internet do seu celular com o iPad. Se ele for um smartphone, isso é possível. Ele vira um roteador Bluetooth ou Wifi. Dê uma olhada na internet para descobrir como fazer isso no seu aparelho. Abs!

  38. marcos maio 4, 2015 at 10:53 am - Reply

    POSSO LIGAR MEU CABO ORIGINAL LIGHTNING EM UMA EMENDA USB FEMEA FEMEA PRA SUBSTITUIR E CCK? DAE LIGO A PLACA MIDI TIPO ESSA DA MICHAEL NESSA EMENDA USB FEMEA.. DA CERTO?

    • musicapps maio 5, 2015 at 3:37 pm - Reply

      Não. Vc precisa de um CCK. Ele não é só um adaptador. Possui circuitos e componentes internos que são reconhecidos pelo iPad/iPhone.

  39. marlon maio 14, 2015 at 6:15 pm - Reply

    PESSOAL, ALGUÉM SABE ME DIZER SE PARA CONECTAR O TECLADO CONTROLADOR SAMSOM VIA USB NO IPAD AIR EU PRECISO DO QUE ESTÁ NA FOTO QUE SERIA O ADAPTADOR DE 8 PINOS PARA 30 DO ANTIGO E EM SEGUIDA O KIT CAMERA CONNECTION OU BASTA APENAS O Adaptador de Lightning para câmera com USB? E SE TEM QUE SER ORIGINAL? AGRADEÇO

    • musicapps maio 18, 2015 at 9:29 am - Reply

      Funciona das duas formas. Sempre use os originais. Os genéricos são bloqueados.

  40. Ely Junior maio 26, 2015 at 2:37 pm - Reply

    Prezado Marcus, em primeiro lugar, parabens pelo blog e paixão por este mundo da tecnologia. Preciso de um help, posso estar cometendo algum erro bobo. _Um pedido de ajuda aqui para você ou para qualquer outro leitor do teu site que tenha experiencia:_Comprei um IRIG PRO e meu uso é para guitarra. Em casa temos dois IPADs (um ipad 4a geracao e um ipad mini 2), ambos com conexão lightning. Testei também com um Iphone 5S. Em nenhum dispositivo obtive sucesso. Tenho instalado o garage band e amplitube. Conecto a bateria 9v no IRIG PRO (ele tem conexão para microfone e phantom power), conecto o cabo de guitarra no IRIG e o cabo Lightning original do produto no IPAD/IPHONE. Em nenhum momento o IRIG PRO acende a luz indicativa de funcionamento e nos softwares de audio não há nenhum sinal de vida vindo da interface. Os cabos que testei com a guitarra, são os meus de uso e estão em pleno funcionamento. A bateria alcalina testei com outra que tenho e esta com carga OK (a original que veio com o produto idem, testei ela num pedal afinador e funcionou bem). Na primeira vez que conectei em cada um dos 3 dispositivos e depois de uns minutos veio a mensagem "dispositivo não compativel com este IPAD/iphone), mas pelo site do fabricante a indicação é de que a compatibilidade é de 100% com estes modelos. Escrevi demais, mas estou muito ansioso para começar usar o aparelho e não sei se é de fato algum problema, ou alguma falta de parametrização que não estou sabendo fazer no IOS. Acredito que ao menos acender a luz indicativa de funcionamento a interface deveria fazer. Agradeço antecipadamente qualquer ajuda. Abração, Ely Jr

    • musicapps maio 26, 2015 at 5:13 pm - Reply

      Aparentemente, o seu iRig Pro não está funcionando. Pode ser algum problema de fabricação. Ele não precisa de bateria para funcionar com a guitarra, apenas com microfones que necessitam de alimentação. Se você está usando o cabo que vem com ele de fábrica com a ponta lightning, tudo deveria estar funcionando perfeitamente. Sugiro que verifique na loja que fez a compra. Abraços!

  41. Ivan swiss junho 17, 2015 at 8:11 pm - Reply

    boa noite,vc saberia me informar se a pedaleira Ipb 10 da digitech funcionária com um adaptador lightning de 30 pinos para 8 pinos e usar ela com iPad mini?obrigado

    • musicapps junho 18, 2015 at 11:46 am - Reply

      Provavelmente sim, apenas o encaixe do iPad deverá ser prejudicado.

  42. Daniel bass julho 16, 2015 at 1:03 pm - Reply

    Boa tarde td bem ?? Por favor me ajuda. Estava usando meu Apro normalmente com ipad e de repente o ipad parou de responder ao controlador. No midi monitor dá como se o controlador estivesse offline. Tem alguma idéia do que seja?

    • musicapps julho 17, 2015 at 11:12 am - Reply

      Ele está funcionando normalmente com o computador?

      • Daniel julho 21, 2015 at 10:11 pm - Reply

        Sim, está

        • musicapps julho 22, 2015 at 12:37 am - Reply

          O CCK que você está usando é original?

          • Daniel julho 22, 2015 at 9:41 am -

            É original, eu estava usando normalmente, até que parou de reconhecer. Sei que o cck está funcionando normalmente pois quando ligo direto sem o hub, o ipad reconhece e fala que o apro não pode ser alimentado pelo ipad, mas quando ligo via hub ele não reconhece mais. O hub eh novo, acho dificil estar com problema ja que eu estava usando normalmente.
            Outro dado é que quando ligo o apro no pc, o botão upper fica iluminado, mas quando ligo no ipad o visor ate acende mas o botão upper não.
            To muito preocupado em ter feito um investimento em vão.

          • Daniel julho 22, 2015 at 12:56 pm -

            O cck é original. Eu estava usando normalmente, até que de repente o ipad parou de reconhecer o controlador. Quando ligo o controlador no pc ele funciona e o botão upper acende. Quando ligo no ipad o visor ate acende mas o botão upper não. No MIDI monitor não aparece nada (antes aparecia). Resetei o IPAD para as configurações de fabrica assim como vc orientou em outro post, Inicialmente deu resultado, mas depois deixou de reconhecer novamente. creio que o problema não seja o hub usb pois é novo e funcionava normalmente. Quando ligo o controlador diretamente no ipad sem o hub, o ipad reconhece e diz que o ipad nao pode alimentar o controlador
            To com medo de ter feito um investimento em vão.

  43. João aercio julho 25, 2015 at 3:06 pm - Reply

    Olá amigos, se for possível responder eu agradeço. A focusrite tem uma interface de áudio muito interessante. A focusrite itrack solo. Própria para iPad Mac e pc. Estou pensando em adquirir este produto para utilizar no meu iPad 4. Porém a entrada é antiga a de 30 pinos. Acredito que não exista incompatibilidade em relação ao adaptador. Porém queria saber se existe incompatibilidade em relação ao IOS 8.4 ??? Obrigado!!

    • musicapps julho 27, 2015 at 3:36 am - Reply

      Nenhuma incompatibilidade. Pode usar normalmente. Abs!

  44. Matheus setembro 23, 2015 at 12:10 pm - Reply

    Eu quero saber se consigo conectar um teclado no iphone 6, usando o cabo USB (de impressora) do teclado para o adaptador lightning USB.. No site da apple faz menção apenas de uso em ipad…

  45. Thiago Damasco setembro 24, 2015 at 7:58 pm - Reply

    Marcos, tudo bem? Parabéns pelo seu post. Tenho uma interface MIDI da Line6, a MIDI Mobilizer II, e usava ela normalmente com o iPad 2, nos apps SampleTank e iGrandPiano, ligando meu teclado Kork X50. Mas troquei esse iPad por um iPad Air 1ª geração, e o iPad 2 dei pra minha mãe. Sabendo do conector diferente, já comprei o adaptador Lightning para 30 pinos. Mas minha surpresa foi que não funcionou no iPad Air. Acabei de testar de novo no iPad 2 e funcionou normalmente, mas no iPad Air usando o adaptador, nada de funcionar. O adaptador funcionou para transferir arquivos entre o iPad Air e o iTunes no PC, mas MIDI não funciona. Me ajuda, por favor???

    • musicapps setembro 25, 2015 at 11:03 am - Reply

      Comprou o adaptador original da Apple?

  46. Guilherme dezembro 2, 2015 at 5:16 pm - Reply

    Olá. Tenho um ipad mini e estou querendo utilizá-lo com meu teclado. Nas minhas pesquisas, identifiquei que o adaptador para isto seria o mesmo que você indica, ou seja, o Adaptador de Lightning para câmera com USB. Entrei em contato com a Apple e eles só me confirmaram que este adaptador foi desenvolvido para utilização com câmeras/fotos. Você saberia dize porque eles não informam que o adaptador pode ser utilizado com controladores USB para música? Será que existem casos que pode não funcionar? Obrigado.

    • musicapps dezembro 3, 2015 at 3:57 pm - Reply

      É ele mesmo. Funcionará com todos os teclados compatíveis com o iPad. É bom verificar a compatibilidade do controlador antes de comprar o seu. Abraços!

  47. Matheus Vieira janeiro 21, 2016 at 8:45 am - Reply

    Olá amigo , tudo bem? eu precisava muito de uma ajuda sua… estou tentando conectar minha fast track ao meu Ipad 2, com esse adaptador original da apple (link la em baixo), coloco a placa ligada a uma hub usb alimentada no 115v e a saida usb desse adap. tb. Pq sera que nao estou conseguindo?
    Desde ja agradeço meu amigo. abraços
    https://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://i5...

  48. Carlos Gerlach outubro 10, 2016 at 3:18 pm - Reply

    prezado
    Tenho ipad conexão 30 pinos . Tem como conectar um dispositivo Sonic que tem plug lightning ?

    • musicapps outubro 11, 2016 at 1:11 pm - Reply

      Sim, há um adaptador para isso. 30 pinos para lightning

Leave A Response


2 × = doze