Matérias, Notícias, iPad, iPhone/iPod Touch

Audiobus: 5 meses após lançamento, 200 apps compatíveis

Marcus Padrini maio 20, 2013 3 Comments »

audiobus

Qual é a distância entre uma boa ideia e um grande sucesso? Determinação, coragem, cautela, planejamento e conhecimento sobre como fazer podem ser parte da resposta para o sucesso do Audiobus. O aplicativo (tecnologia, ou até mesmo protocolo), capaz de estabelecer a transmissão de áudio entre apps musicais para iPhones e iPad, está completando 5 meses de vida e já conta com 200 títulos compatíveis!

Desenvolvido por Michael Tyson (Loopy HD) e Sebastian Dittmann (SoundPrism), o Audiobus revolucionou a forma de se fazer músicas com dispositivos iOS. Até seu lançamento, transmitir áudio entre apps era um trabalho lento e pouco produtivo, envolvendo inúmeras operações de “copiar/colar”. Transmissão de áudio em tempo real entre os apps musicais simplesmente não existia.

Primeiros esboços da interface do Audiobus

Mas algo inovador assim não surge da noite para o dia. Quando Michael Tyson pensou no assunto, tudo ainda não passava de uma boa ideia. Foi em suas conversas no grupo OMAC e com Rolf Wöhrmann (NLog Synth) que ele começou a imaginar que aquilo poderia ser viável.

Porém, além da viabilidade e do desenvolvimento, havia pelo menos mais dois grandes desafios a serem vencidos: a aprovação de ideia pela Apple e a adesão de desenvolvedores à nova tecnologia.

Primeiros apps compatíveis com o Audiobus

Quanto à Apple, será que a empresa iria permitir uma nova tecnologia, capaz de funcionar como protocolo de transmissão de áudio entre aplicativos, que não fosse desenvolvida por ela? Sebastian Dittmann, parceiro de Michael na empreitada, utilizou alguns contatos para medir a temperatura da Apple sobre este possível lançamento. E, como boa parte das respostas do grupo de aprovação da App Store, não houve nada conclusivo no retorno. Pelo menos não receberam um “não” imediato. Decidiram assumir o risco.

Conquistar outros desenvolvedores, para que eles embarcassem no Audiobus, também não seria tarefa fácil. Michael e Sebastian, porém, desenvolveram tudo como manda o figurino. Criaram um grupo de primeiros apps compatíveis, estabeleceram diálogo direto com os desenvolvedores e fizeram uma excelente documentação sobre como implementar o Audiobus em apps existentes.

Após a aprovação da Apple, o Audiobus foi disponibilizado ao público por um preço bastante acessível e foi questão de horas para que o aplicativo fosse sucesso absoluto de downloads na App Store.

korg apps audiobus

Apps da Korg com Audiobus

A afirmação definitiva como padrão de transmissão de áudio entre apps veio quando, algum tempo após o lançamento, a Korg implementou o Audiobus em seus aplicativos iOS. Tudo ficaria ainda mais interessante quando a própria Apple, a mesma a dar respostas pouco conclusivas sobre a viabilidade de aprovação de um app desta natureza, não só aprovou o Audiobus como decidiu adicioná-lo ao seu título musical para o iOS, o mega popular GarageBand para iPad, iPhone e iPod Touch.

iPad Audiobus, Garageband, ims-20 e animoog - MusicApps

iPad Audiobus, Garageband, ims-20 e animoog

Mesmo com a chegada do JACK, protocolo com ideia semelhante, mas gratuito, a estratégia do Audiobus não se abalou. Dizem que quem chega primeiro bebe a água limpa e o número de apps compatíveis com a criação de Michael e Sebastian não para de aumentar.

Os detalhes da história contada neste post foram extraídos do excelente texto de Michael Tyson, contando, detalhadamente, todo o processo de desenvolvimento do Audiobus, da ideia ao lançamento. Tudo fica ainda mais curioso quando conhecemos o estilo de vida de Tyson, que desenvolveu o Audiobus na estrada, já que optou por não ter residência fixa, vivendo em uma espécie de trailer com a sua esposa, viajando por diferentes locais da Europa. Vale conferir.

Vida longa ao Audiobus!

Audiobus 2 (AppStore Link) Audiobus 2
Desenvolvedor: Audiobus Pty. Ltd.
Preço: USD 4.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

3 Comments

  1. Wlademir Carvalho maio 20, 2013 at 9:45 pm - Reply

    Olá Marcus…eu baixei(comprei) inúmeros app para Iphone/Ipad, não necessariamente os de uso exclusivo deguitarristas. Comprei na íntegra por exemplo o Sample Tank, Sunrizer, Geo, iKaossilator…isso tudo na esperança de poder usá-los com um dispositivo midi para guitarras. Tive a bomba do Gr-20 que deveras só servia para se tropeçar e colcionar poeira, tamanha suas falhas e lags durante as cansativas (tentativas) de execução.

    Hoje porém acho eu que marquei um gol-de-placa…passei os dólares para um amigo que vai visitar a irmã que mora na Carolina do Norte, e de quebra comprar um "Fishman Tripleplay"…que segundo muitos/todos se tratar do melhor controlador para guitarras jamais visto.

    Dê uma olhada no amiguinho e tire suas conclusões.

    R.I.P roland!!!

  2. Wlademir Carvalho maio 21, 2013 at 9:18 am - Reply

    Eu tenho o Audiobus…mas infelizmente tenho usado esporadicamente devido a não possuir (ainda) um controlador midi pra guitarra decente.

    Estou esperançoso que ao ter o TriplePlay em mãos, e que se ele funcionar á contento com os meus apps+Audiobus, irei investir mais ainda nos apps que são destinados a tecladistas.

    Sou guitarrista há mais vinte anos, a guitarra é minha essência musical,…confesso que sinto uma pontinha de inveja dos tecladistas e afins, dos seus timbres maravilhosos. Entretanto, não estaria disposto à gastar outros vinte anos aprendendo um novo instrumento.

    Quando o Fishman chegar eu trarei minhas impressões.

    Abs Marcus

    • musicapps maio 21, 2013 at 2:15 pm - Reply

      Excelente! Aguardo as novidade, Wlademir! Os tecladistas também tem inveja dos guitarristas. rs Aliás, eu queria saber tocar pelo menos uns 50 instrumentos diferentes.

Leave A Response


dois − 2 =