Notícias, Outros Dispositivos

Volca Series: Korg surpreende apresentando 3 novos sintetizadores analógicos compactos

Marcus Padrini abril 11, 2013 4 Comments »

sintetizadores volca korg

No início deste ano, a Korg gerou alvoroço ao anunciar seu novo sintetizador MS-20 mini, a reconstrução de um clássico analógico do fim da década de 7o, oferecido por um preço bastante acessível para um sintetizador do gênero. Agora, na Musikmesse 2013, a empresa japonesa surpreende novamente apresentando não um, mas três novos sintetizadores analógicos compactos e muito acessíveis. Eles são a linha Korg Volca.

A série Volca traz 3 modelos: o Volca Keys, um sintetizador dedicado a leads e loops, o Volca Bass, especialmente desenvolvido para linhas de baixo, e o Volca Beats, a bateria eletrônica do grupo. E cada um deles será oferecido por apenas 150 dólares.

Antes de dar detalhes sobre cada modelo, vale refletir um pouco sobre os recentes lançamentos da Korg. A empresa parece estar com os olhos no presente e no futuro sem esquecer do que já deu muito certo no passado. Sintetizadores analógicos eram (e são) amados por seus timbres. Porém, peso, estabilidade e preço nunca foram os pontos fortes destes equipamentos. Por outro lado, vivenciamos uma época em que a música cabe no bolso, o que justifica a existência de um blog como este. Então, por que não trazer os timbres clássicos e colocá-los em pequenas caixas, leves, simples e objetivas, funcionando com pilhas e trazendo alto falante embutido? Tudo fica muito melhor se a empresa for grande a ponto de produzir quantidades que possibilitam a prática de um preço bastante agressivo.

Monotribe e Monotron

Está dando certo. Monotrons e Monotribe iniciaram este caminho. A experiência dos apps para iPad reproduzindo clássicos analógicos, como o iMS-20 e o iPolysix, serviu para mostrar como estes instrumentos e timbres tem aceitação atualmente. O MS-20 mini foi o passo seguinte e terá grande sucesso. A série Volca vem para trazer a diversão e mobilidade dos monotrons, mas em equipamentos mais versáteis, contando, por exemplo, com porta MIDI para possibilitar o comando a partir de um teclado controlador ou outro equipamento. Vamos falar de cada um dos modelos.

Características comuns

  • Conectores SYNC e MIDI IN permitem que várias unidades toquem em sincronia e sejam controladas por equipamentos externos. A linha Volca funciona perfeitamente com a sincronização do Monotribe ou com o aplicativo SyncKontrol da Korg para o iPhone.
  • MIDI IN permite tocar os timbres dos produtos Volca com teclados controladores, demais equipamentos MIDI e softwares de produção musical.
  • Afinação automática: grande problema da maioria dos sintetizadores analógicos, a afinação não será um inconveniente nos sintetizadores Volca. Os equipamentos possuem recurso que afina os osciladores constantemente, de forma automática.
  • Tamanho compacto, funcionamento a pilha, alto falante embutido para tocar em qualquer lugar.

Volca Keys – Sintetizador polifônico de loops

  • Simples, mas poderoso, apresenta geração de som analógica polifônica com sequenciador de loop.
  • 3 notas de polifonia.
  • Efeito Delay.
  • Sequenciador de loops grava frases e movimentos de knobs em tempo real.
  • Filtro do lendário miniKORG700S (1974).
  • Utilize os três osciladores para tocar acordes, ou em conjunto para leads encorpados, com detune ou ring modulation.

Volca Bass – Sintetizador para linhas de baixo

  • Sequenciador inspirado no Electribe.
  • Poderoso som de baixo analógico.
  • Novos filtros para resposta mais agressiva e brilhante.
  • Estrutura simples com VCF, VCA, LFO, e EG
  • Função Slide, indispensável para diversos gêneros de música eletrônica.

Volca Beats – Drum Machine

  • Sons analógicos de bateria e sequenciador estilo Electribe.
  • Timbres analógicos clássicos de bateria eletrônicas tradicionais.
  • Utilização de sons PCM para expandir as possibilidades.

Cada um será oferecido por 150 dólares, a partir de julho nos EUA. Alguma chance de não serem um sucesso de vendas?


Posts Relacionados

4 Comments

  1. Fábio S.L. Leandro maio 20, 2013 at 8:44 am - Reply

    parabéns pelo ótimo site!, e as informações bem claras!, tomara que eles não fiquem caros aqui no Brasil!

    • musicapps maio 20, 2013 at 10:43 am - Reply

      Obrigado, Fábio! Tomara!

  2. Hiram Araujo junho 26, 2013 at 3:29 pm - Reply

    Ola Marcus Pradrini, voce poderia esclarecer uma duvida por gentileza, eu poderia fazer uma performance similar do som de "On th Run" do Pink Floyd com os sintetizadores da Korg linha Volca. Eu assisti um vídeo no Youtube de uma performance dessa musica feita com o Monotribe, ficou legal, mas me parece que a qualidade do som do Monotribe é inferior a do Volca, alem de não tem porta MIDI. Certo?

    • musicapps junho 27, 2013 at 10:17 am - Reply

      Olá. Poderia sim. A qualidade do som não creio que seja superior, o que ocorre é que a linha volca apresenta muito mais recursos. O Volca Keys possui mais osciladores, delay embutido, além da porta MIDI que você citou. Já o Monotribe é pura e simplesmente um sintetizador analógico com único oscilador e uma pequena drum machine. Ele pode ser controlado por CV in, algo comum nos sintetizadores analógicos mais antigos e em alguns controladores mais modernos. Abs

Leave A Response


+ 7 = catorze