iMini atualizado traz compatibilidade Audiobus e processamento de áudio externo (vídeo)

imini irig e minibrute

O iMini (Arturia) é a versão para iPad do tradicional sintetizador analógico Mini Moog. Desde que chegou ao iOS, duas opiniões foram quase unánimes: o iMini oferece o melhor timbre de moog no iPad e o aplicativo precisava da compatibilidade com Audiobus e MIDI virtual para ficar mais versátil. Atendendo a pedidos, o iMini foi atualizado e agora é compatível com o Audiobus, além de permitir o trabalho com áudio em background e MIDI virtual.

Neste breve vídeo oficial, é possível ver a demonstração do iMini funcionando no Audiobus e também sendo controlado pelo SoundPrism Pro.

Porém, um novo recurso muito legal, pouco explorado nesta demonstração, é o processamento de áudio externo. Agora, o iMini pode trabalhar com fontes de áudio conectadas ao iPad, como guitarras, teclados sintetizadores e até mesmo microfones. O áudio externo pode ser filtrado e ainda processado pelos efeitos iMini, além de ser possível somá-lo aos timbres do iMini, algo bastante semelhante ao que ocorria com o sintetizador original.

Fiz um beve tutorial mostrando como usar o áudio do ótimo sintetizador analógico Minibrute, também da Arturia, sendo processado pelo iMini. Neste exemplo, utilizei o iRig MIDI, para fazer com que o Minibrute comandasse o iMini, o iRig tradicional, para enviar o áudio do Minibrute ao iMini, e o iKlip Studio, como suporte para o iPad e para o iRig.

Na parte de MIDI Virtual, alguns usuários estão tendo dificuldades de controlar o iMini com outros apps iOS. Eu, por exemplo, não fui capaz de controlá-lo bem com o Geo Synth, nem mesmo usando o MIDIBridge. Esperamos que o problema possa ser resolvido em breve.

Logo após a atualização, o iMini entrou em promoção. O app pode ser adquirido com 50% de desconto (de 19.99 por 9.99 dólares), por tempo limitado.

[app 603340125]

Curta e compartilhe!