Notícias, Novo na iOS App Store!, iPad

Neo-Soul Keys: app com timbres profissionais de pianos elétricos chega à App Store

Marcus Padrini março 18, 2013 4 Comments »

O aguardado Neo-Soul Keys para iPad finalmente chegou à App Store! O aplicativo apresenta, segundo os desenvolvedores, simulações profissionais de tradicionais pianos elétricos como o Wurlitzer e o Fender Rhodes.

Um ação interessante dos desenvolvedores foi a de liberar todos os recursos do aplicativo para testes (por um período determinado), antes do usuário se decidir pela compra. Desta forma, é possível experimentar cada um dos pianos elétricos oferecidos e escolher os preferidos para comprar.

Nosso leitor, amigo, VJ e colaborador Norberto França postou suas impressões sobre o Neo-Soul Keys há pouco em nosso grupo do MusicApps no Facebook:

Bem, desde o dia 15 de fevereiro quando os vídeos do Neo-Soul Keys para iPad foram publicados, eu fui tomado por uma crise de G.A.S, pois o vídeo é muito bem feito e detalhado . Hoje, 18 de março, logo cedinho estava na iTunes Store e eu, claro, instalei aqui. Um dos pontos interessantes é que o aplicativo trabalha em modo de teste onde você pode testar o aplicativo totalmente em suas funções por um determinado período, quando ele corta o som e te pergunta se você quer comprar os EPs , que custam cada $9,99 … são 3 pianos elétricos: Rhodes Stage Piano, Rhodes SuiteCase e Wurlitzer 206.

O app é muito intuitivo, com vários controllers a mão e de cara um som bem legal mesmo sem ajustes.
Uma coisa específica dos EPs vintage reais é que seus pequenos “defeitos” se tornam características do timbre, um instrumento eletro-mecânico real tem ruídos e cada instrumento tem sua identidade sonora. O grande trunfo desse aplicativo é permitir o músico personalizar seu instrumento através de knobs controllers que determinam o nível de cada tipo de ruído (mecânica do sustain acionando e soltando, tines, ataque das tines, etc…), então cada músico pode personalizar seu piano de acordo com a sua referência e gosto pessoal .

A sessão de efeitos é bem legal e cumpre bem a função, só não gostei muito do chorus usando com o Wurlitzer , mas o Vibrato, Reverb de mola e EQ são bem legais .

Um detalhe que não me agradou muito foram as regulagens de ruídos mecânicos do Wurlitzer serem idênticas as dos Rhodes… são instrumentos de mecânica diferente e que soam diferentes, mas o aplicativo pro Wurly achei que poderia ter sido um pouco mais dedicado, pois esses ruídos são diferentes dos de um Rhodes.

Estou usando uma Alesis IO Dock com um iPad 3 e 2 controladores da Roland (A800-Pro e A-37), minha idéia seria usar o A-37 controlando o Neo-Soul e o A800 Pro um segundo aplicativo, mas infelizmente não consegui optar por um canal MIDI especifico no app que recebe em OMNI MIDI , mas trabalha com áudio em background. O aplicativo também se mostra instável com notas travando facilmente, o que explica o botão PANIC, inclusive muito usado nos vídeos do Neo-Soul Keys na página da Gospel Musicians. Acredito que eles devem atualizar em breve o app e resolver esses pequenos bugs.Bem , gostei muito do Neo-Soul Keys, já que timbres de Rhodes limpos demais me incomodam um pouco. Apesar de termos uma grande variedade de bons samples de Rhodes, a opção de ter ruídos regulados pelo usuário realmente foi uma grande sacada na minha opinião .

No teste utilizei fones da AKG K44, monitores YAMAHA MSP5 e caixas ativas RCF 315a.

Como o Norberto deduziu, os desenvolvedores já anunciaram a versão 1.1, que trará correções de bugs, como as notas presas e outros.  O aplicativo é compatível com iPads a partir da segunda geração.

Neo-Soul Keys (AppStore Link) Neo-Soul Keys
Desenvolvedor: MIDIculous LLC
Preço: Free
Baixar na App Store!


4 Comments

  1. @miguelmarcos março 18, 2013 at 3:41 pm - Reply

    Le hace falta Audiobus!

  2. Norberto França março 18, 2013 at 10:03 pm - Reply

    Muito bom eles terem lançado uma atualização do aplicativo corrigindo os bugs em menos de 24h, usando a vs.1.1 sem travamento e redonda . Recomendo o aplicativo.

Leave A Response


7 + sete =