Minibrute: o sintetizador analógico compacto e nervoso da Arturia (Review)

minibrute musicapps

São tempos diferentes. Depois de passarmos por uma grande revolução dos instrumentos musicais no computador e estarmos vivendo outra – a da música móvel em smartphones e tablets -, desde o último ano presenciamos o renascimento dos sintetizadores analógicos.

Eles foram famosos e muito importantes na música da década de 70. Desde então, vêm sendo utilizados por vários artistas, de diversos estilos, do rock progressivo à música eletrônica. Conhecidos por seus timbres únicos e também por seus preços, geralmente não muito convidativos, ganharam admiradores em todas as partes do mundo.

Agora os analógicos estão de volta. A ideia e os timbres são os mesmos, mas a abordagem é diferente. Compactos e muito mais acessíveis, novos modelos chegam ao mercado, apostando que a admiração se transforme em popularização em um mercado de massa. Parece estar funcionando.

E já que estamos falando em mudanças, nada ilustra melhor este quadro do que a história do personagem de nosso review de hoje. Ele é o primeiro sintetizador analógico construído por uma empresa que , até então, fazia basicamente instrumentos virtuais, híbridos ou digitais: a Arturia. Apresentado em 2012, o Minibrute foi visto pela imprensa especializada e por músicos como um sopro de ar fresco no segmento dos sintetizadores analógicos.

Compacto, mas capaz de produzir sons extremamente agressivos e únicos, o Minibrute tem personalidade. E, a partir de agora, você irá conhecê-lo um pouco mais neste review.

Minibrute no MusicApps

Recebi o Minibrute para testes da Quanta Store e tive o privilégio de fazer um dos primeiros (ou até mesmo o primeiro) review do instrumento no Brasil. Mesmo não tendo relação com iPads, iPhone ou outra tecnologia musical muito recente, o Minibrute é compacto, diferente e versátil. Logo, tem tudo a ver com os leitores do MusicApps.

Antes de publicar este review, passei um mês experimentando e explorando as funcionalidades do Minibrute.

O que é?

O Minibrute é um sintetizador de circuito 100% analógico. Dotado de um oscilador (VCO), um sub oscilador, muitas possibilidades de modulação, recursos sonoros exclusivos e versatilidade em seu filtro, é capaz de produzir timbres realmente únicos. No Arturia Minibrute não há display LCD, menus ou funções ocultas. Tudo aquilo que pode ser alterado está no painel, na foma de knobs, faders e botões.

Não há presets e nem memória. Os timbres são criados e modificados em tempo real pelo usuário. E isto não tem nada de ruim, acredite.

Extremamente compacto, o Minibrute oferece teclado de 2 oitavas e diversas possibilidades de conexão com outros equipamentos. As conexões MIDI tradicionais e USB estão presentes, assim como as portas CV, o padrão de comunicação e controle entre equipamentos analógicos.

Unboxing e qualidade de construção

No pequeno vídeo de apresentação deste review, coloquei as cenas do unboxing do Minibrute.

Na caixa, encontramos, na companhia do sintetizador, um manual de instruções muito completo, a fonte de alimentação e o envelope com uma simpática coleção de formulários com sugestões de presets e folhas em branco para “memorizar” os sons incríveis que o usuário conseguir criar em um momento de inspiração e não desejar perder. Experiência 100% analógica, não?

Gabarito com presets clássicos e registros dos usuários

Diferente daquilo que li em alguns sites no momento do lançamento do Minibrute, sugerindo baixa qualidade de construção em função do seu preço mais acessível, gostei muito da estrutura do sintetizador da Arturia. O corpo do instrumento é de alumínio, na cor chumbo. As laterais são emborrachadas, na mesma cor, e garantem a proteção do instrumento contra eventuais impactos. Faders, knobs e botões são precisos e firmes. Não são knobs de um Moog – e nem poderiam, já que o painel é extremamente compacto -, mas funcionam adequadamente e não passam a impressão de fragilidade durante o uso. O mesmo pode ser dito das rodas de pitch e modulação.

Minibrute: laterais emborrachadas e corpo em alumínio

A parte traseira merece destaque. A Arturia não economizou nas possibilidades de conexão do Minibrute com outros equipamentos e fontes de áudio.  Lá estão as portas MIDI (in/out), MIDI/USB, conexões CV de entrada e saída, saída de áudio, saída para fone de ouvido, entrada de áudio auxiliar e ainda a seleção do modo de acionamento do sintetizador (teclado, hold e áudio).

O Minibrute oferece 25 teclas de tamanho natural e ação de sintetizador. O teclado é sensível à velocidade e possui Aftertouch.

Para um sintetizador analógico, o Minibrute é bem leve, pesando apenas 4 KG.

Esquentar, afinar e… Fogo!

O Minibrute é 100% analógico, nunca é demais lembrar. Isto significa que pelo menos 2 cuidados fundamentais devem ser tomados antes de começar a tocá-lo com a banda ou no estúdio de gravação: aquecimento mínimo de 10 minutos para estabilizar o oscilador e ajuste da afinação com o knob Fine Tune, de acordo com os outros instrumentos ou afinador de sua preferência. A partir daí, o Minibrute permanece com afinação extremamente estável.

Oscilador, Ultrasaw e Metalizer

O Minibrute possui apenas um ocilador (VCO) capaz de gerar diferentes formas de onda, como triangular, quadrada e dente de serra. Estas formas de onda podem ser combinadas em um mixer bastante intuitivo. Também faz parte da seção do oscilador o Sub Oscilador, capaz de gerar o som uma ou duas oitavas mais grave do que o oscilador principal e contando com duas formas de onda. A combinação do Oscilador e o Sub é excelente para gerar timbres encorpados!

Vale destacar a presença dos recursos Ultrasaw, que faz cópias da onda dente de serra com fases diferentes e proporciona um efeito semelhante ao chorus, e Metalizer, capaz de criar um timbre mais metálico, deformando a onda triangular, criando waveforms complexas e ricas em harmônicos.

A seção do oscilador conta também com um gerador de ruído, ideal para a criação de timbres de percussão e efeitos sonoros.

Filtro multimodo e Brute Factor

O filtro do Minibrute é bastante particular. Trata-se de um Steiner-Parker multimodo, utilizado pela primeira vez em um sintetizador na década de 70,  rival do Minimoog, o Synthacon.

Versatilidade é a palavra para definir o Steiner-Parker, que além do modo Low Pass, traz outros comportamentos como Band Pass, High Pass e Notch. Para quem gosta de sons mais agressivos, abusando da ressonância, o filtro do Minibrute é uma ferramenta especial.

Para acabar de justificar o nome, o Minibrute traz ainda o recurso Brute Factor. Trata-se de um knob que aciona um mecanismo responsável por reproduzir no sintetizador o clássico efeito de feedback loop, bastante utilizado em sintetizadores antigos para gerar sons mais agressivos e distorcidos, obtido através da ligação da saída do fone de ouvido na entrada de áudio externo.

Envelopes

O Minibrute traz 2 geradores de envelope completos e com velocidade de ação ajustável. É possível controlar a dinâmica do filtro e do amplificador.

Vibrato, Glide e LFO

As possibilidades de modulação do Minibrute são um dos pontos altos do sintetizador. Com LFO versátil (são 6 formas de onda disponíveis) e com várias rotas possíveis, Vibrato independente e acionamentos via aftertouch e roda de modulação, o potencial para criar timbres únicos é imenso.

Detalhei estes controles de modulação e outros neste vídeo.

Arpejador

Como é bom contar com um arpejador em um sintetizador como este! No arpejador do Minibrute é possível definir o número de oitavas que serão tocadas, o modo sequencial das notas (up, down, up-down e random), swing e o tempo, que pode ser ajustado via knob ou pad Tap.

O modo Hold permite deixar o arpejador em funcionamento mesmo após parar de pressionar as teclas.

Os sons do Minibrute

Até aqui, você já percebeu parte da sonoridade do Minibrute nos vídeos de demonstração. Falei muito sobre o potencial do sintetizador da Arturia para a criação de timbres agressivos. Ele faz a diferença em leads ressonantes, baixos agressivos e efeitos sonoros psicodélicos.

Porém, o Minibrute também se dá bem na hora de produzir graves e leads mais tranquilos e suaves.

A dica é trabalhar com níveis mais baixos no mixer de formas de onda. Percebi que trabalhar com níveis altos de cada onda no mixer já gera alguma distorção no áudio. Deixar estes níveis próximos da primeira marcação na divisão do fader é garantia de timbres mais puros.

Fiz o teste com um lead bem mais tranquilo no vídeo abaixo.

Minibrute é um bom companheiro

Não posso deixar de citar a versatilidade do Minibrute para o trabalho com outros sintetizadores. Por aqui, fiz diversos testes envolvendo o Minibrute e outros sintetizadores digitais e analógicos, além de apps musicais para o iPad.

Por oferecer diversas possibilidades de conexão com outros equipamentos e trabalhar com a entrada de áudio externo, o Minibrute é uma excelente opção para qualquer set de sintetizadores. Seu filtro único e suas inúmeras possibilidades de modulação irão aprimorar timbres de outros instrumentos.

Fiz um breve teste com o Minibrute, Moog Slim Phatty (também sendo controlador pelo Minibrute via MIDI) e Korg Monotribe.

Disponibilidade

Recebi o Arturia Minibrute da Quanta Store para o nosso review. A empresa foi a primeira a oferecer o produto no Brasil e você pode encontrá-lo online aqui.

Conclusões sobre o Minibrute


Logo que comecei a tocar com o Minibrute, imaginei o que falariam deste instrumento daqui a alguns anos. Creio que será considerado um clássico. Sua sonoridade é única e ele não foi desenvolvido para ser melhor ou pior do que este ou aquele sintetizador. Seu projeto também não se parece muito com nada já criado.

Inicialmente, achei que a presença de apenas duas oitavas seria algo muito incômodo e um grande limitador. Depois. percebi que é uma das características do instrumento, de sua apresentação compacta e layout bastante funcional. Para quem precisar, mais teclas estarão a apenas um cabo MIDI de distância.

O Minibrute pode ser o primeiro sintetizador analógico de um músico, mas também poderá completar qualquer set já recheado de bons equipamentos, oferecendo novas possibilidades sonoras.

MusicApps sobre o Minibrute

Construção e Durabilidade [Rating:4.5/5]
Facilidade de utilização: [Rating:5/5]
Portabilidade: [Rating:4.5/5]
Compatibilidade: [Rating:5/5]
Profissional: [Rating:4.5/5]
Preço: [Rating:4/5]
Geral: [Rating:4.6/5]

Veja nossas fotos do Arturia Minibrute

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*Veja a galeria no Flickr
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