Matérias, Notícias, Produção Musical, iPad

GarageBand, Audiobus, Animoog e iMS-20 para criar músicas em minutos

Marcus Padrini março 30, 2013 1 Comment »

iPad Audiobus, Garageband, ims-20 e animoog - MusicApps

Sabemos que o GarageBand é o aplicativo musical mais popular do mundo. Porém, ele não é uma unanimidade. Geralmente, o GB para iPhone e iPad é criticado por suas limitações. As maiores críticas sempre foram: o número restrito de tracks (apenas 8) e o fato de trabalhar somente com seus próprios timbres. Após algumas atualizações, a realidade melhorou muito. Agora o GarageBand apresenta o recurso “merge tracks”, que permite agrupar tracks de instrumento em uma só, liberando espaço para novas pistas, e a compatibilidade com o Audiobus, o que possibilita a utilização de timbres e efeitos de diversos apps dentro do GB.

Mas uma coisa ninguém discute desde o iníco: a facilidade de uso do GB para começar uma ideia usando apenas o iPad. Os Smart Instruments liberam um pouco o músico do tradicional teclado virtual e também da utilização constante de um teclado controlador MIDI. Decidi fazer um novo teste do GB para iPad utilizando o Audiobus e dois dos meus apps musicais favoritos: o Moog Animoog e o Korg iMS-20.

O processo começou com um groove do Smart Drums. Depois dele, gravei uma linha de baixo com o Smart Bass e fiz o mesmo com o Smart Guitar. Tudo tocado na própria tela, usando a interface de notas dos dois últimos.

Então, foi a hora de fazer comentários com o Animoog e partir para uma parte mais pesada com uma base distorcida da Smart Guitar, baixo pulsante do Animoog e notas de sintetizador geradas pela interface KAOSS PAD do iMS-20.

Projeto do GarageBand para iPad sendo finalizado no Logic Pro

O resultado no GB para iPad já estava me agradando, mas queria mais peso na bateria. Então, transferi o projeto do GB para o iTunes, abri o arquivo no Logic Pro e a única coisa que fiz foi mudar os modelos das baterias na intro e na parte mais pesada.

Confira o resultado:

Penso em fazer um comparativo entre DAWs aqui no MusicApps, mas já adianto que, ainda mais considerando a integração com o Audiobus, o GarageBand ainda é a opção mais intuitiva, com os melhores timbres e a maior facilidade para finalizar um projeto com recursos mais complexos no computador (infelizmente, apenas no Mac).  Muitos esperam por uma versão do Logic ou MainStage para o tablet da apple. A possibilidade é boa para as novas gerações do iPad.

Apps utilizados:

Animoog Animoog - Moog Music Inc.
iMS-20   KORG iMS-20 - KORG INC.
Audiobus Audiobus - A Tasty Pixel
GarageBand GarageBand - Apple
Logic Pro Logic Pro - Apple


Posts Relacionados

One Comment

  1. Carlos abril 27, 2013 at 4:11 pm - Reply

    Excelente!!!!!!!!!!

Leave A Response


quatro + 3 =