Matérias, Notícias, Reviews, Reviews de Apps, iPad, iPhone/iPod Touch

CMP Grand Piano: detalhes de um piano para iPad e iPhone escondido na App Store (Review)

Marcus Padrini março 23, 2013 5 Comments »

cmp grand piano MusicApps

Pianos virtuais. Este é um assunto complicado. Ter bons timbres de piano é o desejo de qualquer tecladista. Porém, o tradicional instrumento acústico não é nada fácil de se reproduzir de forma fiel em instrumentos eletrônicos e computadores. Além do timbre, a dinâmica do piano é algo bastante complexo, com muitas variáveis. O app CMP Grand Piano para iOS pretende trazer uma simulação de piano com qualidade aos dispositivos portáteis, como o iPhone, iPad e iPod Touch.

cmp grand piano1 MusicApps

Descobri o aplicativo ao acaso. Estava escrevendo sobre o lançamento do JACK para iOS e acabei vendo que o mesmo desenvolvedor havia lançado o CMP Piano há algum tempo. Algumas características logo me chamaram a atenção. O CMP Piano oferece 1,7 GB de amostras de áudio de dois modelos de piano e trabalha com a tecnologia direct disk streaming, que significa que as amostras são tocadas diretamente a partir do disco, em vez de serem carregadas na memória RAM.

Além disso, o aplicativo traz configurações bem interessantes, como a escolha da latência (afetando a polifonia), chegando aos rapidíssimos 5,1 ms, definição do Canal MIDI e utilização em background. O CMP Piano é também um dos primeiros apps compatíveis com o JACK, tecnologia que promete rivalizar com o Audiobus no iOS.

-

Compatibilidade

Apesar de rodar em todos os dispositivos iOS, a performance do CMP Grand Piano começa a ser considerada boa em aparelhos mais recentes, pois o app exige bons recursos de hardware. No iPad, irá funcionar bem a partir da segunda geração. No iPhone, a partir do modelo 4S. No iPod Touch, recomendo o modelo retina de 4 polegadas.

Qualidade dos timbres

O CMP piano traz dois modelos do instrumento: o CMP Jazz Piano e um Grand Piano, com amostras de um Steinway D Concert Piano.  São timbres muito diferentes. Para o que toco, prefiro o Jazz Piano em, praticamente, todos os aspectos.

Vídeo que gravei com o Jazz Piano do CMP Grand, Piano Digital Yamaha P95, como controlador, e iRig MIDI:

Gravei breves amostras de ambos:

Falando do Jazz Piano, ainda não havia ouvido um timbre de piano tão bom em apps para o iOS. A qualidade é bastante superior. Comparar o som com os timbres de apps como GarageBand e SampleTank chega a ser engraçado. O iGrand da IK Multimedia oferece bons pianos, mas não chegam à qualidade do CMP.

Tocabilidade, latência e polifonia

cmp grand piano - latência e polifonia - MusicApps

MIDI, latência e polifonia

Grandes timbres precisam de excelente tocabilidade. Testei exaustivamente o CMP Grand Piano e apenas uma coisa me incomodou em relação à tocabilidade. Ao tocar algumas notas rapidamente, sem utilizar o pedal de sustain, notei que o som não morre tão rapidamente, em alguns casos. Em passagens mais rápidas isto não soou muito natural. Pode ter sido uma opção do desenvolvedor de deixar a nota soar como em um piano, onde ocorreria maior reverberação, dependendo da estrutura do instrumento. Mesmo assim, acho que uma simples configuração de Release resolveria completamente a questão.

A latência é absurdamente baixa, se você desejar que ela seja. Toquei com razoável polifonia e latência de apenas 5,1 ms no iPad 2, sem nenhum problema. O raciocínio aqui é simples: quanto mais baixa a latência, maior a necessidade de processamento do dispositivo e menor a polifonia disponível, para evitar problemas no áudio e funcionamento inadequado do app. Latências maiores irão oferecer mais notas de polifonia.  Por falar nisto, a Polifonia irá depender fundamentalmente do modelo do dispositivo utilizado. O desenvolvedor informa polifonia estéreo máxima de 100 vozes (200 mono) com o iPad 3.

Algo que me agradou muito foi a escolha de curva de dinâmica,permitindo a gravação de presets. Ou seja, você pode definir como a dinâmica do piano irá funcionar, de acordo com as características das teclas do seu controlador. Toquei com um Piano Digital Yamaha P95 e minha configuração ideal ficou assim:

Controle sobre o timbre e efeitos

Na minha opinião, a parte que ainda precisa de desenvolvimento no app. Praticamente não há opções para alterar características do timbre carregado, tanto em relação à dinâmica (Attack, Decay, Sustain e Release), quanto em detalhes de equalização, por exemplo.

Os efeitos são aceitáveis. Existem presets de reverb e delay. Com algum esforço, consegui um reverb small room interessante.

Gravador MIDI

Gravador MIDI cmp grand piano

Gravador MIDI

O app traz também um gravador MIDI. Na teoria ele pode gravar diversas faixas e reproduzir qualquer arquivo MIDI, importado para o iPad via iTunes. Na prática, consegui reproduzir os arquivos MIDI, mas a parte de gravação apresentou vários bugs e ainda não funciona como deveria.

-

- CMP Grand Piano para iPad e iPhone:

CMP Grand Piano (AppStore Link) CMP Grand Piano
Desenvolvedor: Christian Schoenebeck d/b/a Crudebyte
Preço: USD 14.99
Baixar na App Store!

Tocabilidade (3.5/5)
Qualidade Sonora:
(4.5/5)
Interface gráfica: (4/5)
Flexibilidade: (4/5)
Profissional: (3.5/5)
Diversão: (4/5)
Geral: (3.9/5)

-

Conclusões

Não sou um pianista, o que fica bem claro no vídeo do post, mas dentro das minhas limitações para avaliar, O CMP Grand Piano apresenta um dos melhores timbres de piano entre os aplicativos musicais para o iOS. Seu visual lembra mais um instrumento virtual para o computador do que um aplicativo para iPad. Porém, isto não é ruim. O objetivo é entregar um bom timbre de piano e oferecer a versatilidade necessária para que ele possa ser utilizado no palco. Por isto, configurações de MIDI, latência e polifonia estão disponíveis.

Baixíssima latência, boa polifonia e ótimo timbre fazem com que o CMP Grand Piano seja uma ótima sugestão de compra para quem deseja ter um bom título de piano em um dispositivo iOS mais recente.

Efeitos um pouco melhores e configurações de dinâmica (ajustes de ADSR, por exemplo) poderiam isolar o CMP Grand Piano como a melhor opção do gênero para quem busca um ótimo timbre em aplicações ao vivo. Enviarei estas sugestões ao desenvolvedor, que foi extremamente gentil oferecendo uma cópia do aplicativo para review.


Posts Relacionados

5 Comments

  1. claudinei prates março 23, 2013 at 8:17 pm - Reply

    Olá Marcus Padrini, assistindo aqui, tive uma ótima impressão e gostei muito do áudio desse aplicativo, e acabou pintando uma dúvida,vi que no vídeo está usando um Irig adaptador correto? será que ele funciona com kit câmera conection? valeu e parabéns pelo vídeo.

    • musicapps março 23, 2013 at 8:33 pm - Reply

      Funciona sim, sem dúvida alguma.

  2. Rogermusic março 26, 2013 at 11:39 pm - Reply

    Belo timbre de piano… estava esperando seu Review para decidir entre ele e o iGrand… mas vou acabar baixando ambos… vamos ver. rs

  3. Jian Robson outubro 26, 2015 at 3:53 pm - Reply

    Olá Marcus, belo timbre. Uma pergunta: quando se atinge o número máximo de polifonia, as notas são cortadas e ouve-se um ruído? Eu uso um ipad 4 e quando toco uma música onde seguro mais tempo o pedal ouço alguns ruídos, e se continuo o timbre tem uma distorção maior. Só testei o iGrand, usando latência em Low. Sempre fecho todos os apps de segundo plano. Seria uma limitação do ipad ou tem como melhorar? o CMP vai me dar um fôlego a mais quando quiser segurar por mais tempo o pedal ou é igual ao igrand?

    • musicapps outubro 26, 2015 at 6:01 pm - Reply

      Jian, apps de piano geralmente requerem muito processamento, justamente por conta da polifonia. O iPad 4 deverá funcionar para polifonia de 32 notas, e eu recomendaria deixar a latência um pouco mais alta para evitar consumo excessivo de processamento. Outra coisa é tentar reduzir o volume do app e aumentar o volume da mesa de som, se for o caso, pois o SampleTank e outros apps da IK costumam ter alguns problemas de distorção em volumes mais elevados.

Leave A Response


oito − 3 =