Instrumentos e Acessórios, Mac, Matérias, Notícias, Reviews, Windows, iPad, iPhone/iPod Touch

iRig KEYS: controlador compacto de 37 teclas para o iPad, iPhone e computador (Review)

Marcus Padrini fevereiro 5, 2013 39 Comments »

Com as possibilidades criadas pelos aplicativos musicais para iPhone e iPad e também pelos instrumentos virtuais para o computador, para a maioria dos músicos que utiliza estas ferramentas, ter um teclado controlador é fundamental. Para quem que gravar ou tocar com mais mobilidade, se este controlador puder ser compacto, é ainda melhor. Hoje vou falar de um controlador compacto e versátil, produzido pela IK Multimedia, o iRig KEYS.

Recebi o iRig KEYS da Quanta Store há 2 semanas. Neste período, testei o produto praticamente todos os dias, para as mais diversas finalidades. O resultado dos testes e as minhas impressões sobre o iRig KEYS você confere agora em mais este review do MusicApps.

O que há na caixa?

O iRig KEYS chega bem protegido em uma caixa tão compacta quanto ele. Na embalagem temos o controlador, o manual de instruções, alguns pequenos catálogos da IK Multimedia e 2 cabos: um para conectar o iRig KEYS aos dispositivos iOS (iPhone, iPod Touch e iPad), via porta Dock, e outro para fazer a conexão com computadores Mac e Windows, via USB.

Antes de continuar lendo, confira o vídeo com o unboxing e alguns testes:

-

Compatibilidade com iPad, iPhone, iPod Touch e computadores Mac e Windows

O iRig KEYS é um teclado controlador USB universal. Isto garante a sua compatibilidade com iPads, iPhones, iPods Touch e também com computadores Mac e Windows, sem a necessidade de instalação de driver.

No caso do computador, a conexão é a micro USB x USB tradicional. O iRig KEYS é alimentado pelo própria porta USB de desktops e notebooks.

Para dispositivos iOS, a ligação é realizada por um cabo Din de 7 pinos e conexão dock (30 pinos) na outra ponta. Dispositivos mais recentes, como o iPad Retina e o iPhone 5, também irão funcionar, desde que seja utilizado um adaptador lightning para conexão dock.

O iRig KEYS funciona com todos os apps musicais para iOS compatíveis com coreMIDI, algo quase obrigatório nos principais aplicativos do gênero.

Vale citar que, quando utilizado com os dispositivos iOS, é possível usar a conexão mini USB para carregar o iPhone/iPad/iPod Touch, fazendo a ligação a um notebook/computador ou tomada USB.

Construção e teclas

Construído para ser leve e compacto, o iRig KEYS é feito em plástico de boa qualidade. O controlador parece oferecer boa durabilidade, mas, como a maioria dos produtos do gênero, não resistirá à quedas e utilização sem cuidados mínimos. Ele é tão fino e leve que pode ser facilmente transportado em qualquer mochila.

São 37 mini teclas – ou 3 oitavas - sensíveis à velocidade. A qualidade delas me surpreendeu. Mini teclas são polêmicas. Há quem goste delas, há quem as odeie. Particularmente, não tenho nada contra, desde que tenham boa resposta. É o caso das teclas do iRig KEYS. Se comparadas às do microKORG, por exemplo, elas estão em um nível igual ou superior.

A sensibilidade à velocidade (força ao pressionar a tecla) pode ser configurada, o que é ideal para que o controlador se adapte ao seu modo de tocar.

iRig Keys x Ion: controlador da IK oferece mais teclas, entrada para pedal e rodas de modulação e pitch bend

Em teclados tão compactos não é comum encontrarmos esta quantidade de teclas e isto é algo bastante positivo. É o suficiente para tocar harmonias com acordes e baixos. E funciona muito bem para solos, sem ter que se preocupar com o botão de aumentar e diminuir oitavas.  Por falar nele, sua localização é ótima, mais próximo ao lado esquerdo do teclado, facilmente acessível para a mão esquerda, como deve ser.

Conexões e outros recursos

Conexões iOS, Computador e pedal volume/sustain

Por falar em coisas incomuns, outro detalhe não muito visto em controladores compactos, principalmente para o iOS, é a presença de conexão para pedal de sustain ou expressão. No iRig KEYS temos uma conexão para pedais capaz de aceitar os dois modelos. Pedais de sustain ou de volume poderão ser utilizados normalmente. Algo muito bom para controlar a sustentação de um timbre de piano, ou regular o volume durante a performance, por exemplo.

Falando de conexões, seria ótimo poder contar também com uma porta MIDI Out. Porém, sua ausência não é surpreendente, uma vez que a própria Yamaha acaba de remover as conexões MIDI tradicionais de toda a sua linha de teclados arranjadores e pianos digitais mais básicos. A tendência é realmente oferecer MIDI somente via USB.

Painel iRig KEYS

Ainda no painel, temos outros recursos: botões para mudanças de programa, que enviam mensagens MIDI de program change e servem para ir mudando presets em aplicativos e instrumentos virtuais (compatíveis com o comando), knob de volume, que pode ser configurado para enviar qualquer outro parâmetro MIDI, e botão SET, que permite salvar e depois recuperar configurações realizadas no teclado (oitava, canal MIDI, curva de velocidade, etc), para facilitar a performance.

As demais configurações do iRig KEYS são acessíveis pressionando simultaneamente os botões OCT (oitavas) e realizadas através de valores inseridos com as teclas do controlador. Na minha opinião, problema algum em se fazer configurações como curva de velocidade, e função do knob do painel desta forma. Porém, seria muito bom que a escolha de canais MIDI estivesse no painel e pudesse ser feita com um só toque, ainda mais no caso dos apps iOS, ainda muito fracos em relação às configurações MIDI. Um bom recurso para suprir esta ausência no painel é utilizar as posições de memória do botões SET, salvando cenas com diferentes canais MIDI e assim realizar esta mudança rapidamente entre canais.

Pitch Bend e Modulação

As rodas de pitch bend e modulação merecem destaque. São pequenas, mas oferecem ótima pegada. Funcionam bem justas e apresentam ótima resposta.

-

Acessórios para usar com ele

iRig Keys e iPad com iKlip Studio

Para quem pretende utilizar o iRig KEYS com iPhone e iPad, é interessante considerar um suporte para estes dispositivos. No mercado temos algumas opções, como a linha iKlip e outros.

-

Disponibilidade

Recebemos o iRig KEYS da Quanta Store para os nossos testes. A empresa oferece o produto em seu site e você pode comprá-lo aqui.

-

Conclusões sobre o iRig KEYS

Pequeno, fino, leve e com bom número de teclas, o iRig KEYS é uma ótima escolha para aqueles que procuram um teclado controlador compacto, capaz de ser estar pronto para entrar em ação em qualquer lugar, seja com dispositivos iOS, seja com o computador.

A utilização de mini teclas, em vez de teclas tradicionais, contribue para sua portabilidade, mas não agrada a todos os músicos. Porém, a ação das pequenas teclas é a melhor possível para este tamanho de teclado.

A conexão para pedal de sustain/volume e as rodas de pitch bend e modulação fazem que o iRig KEYS também possa ser considerado como uma boa opção para a utilização ao vivo, para aqueles que procuram um pequeno controlador para completar o set.

-

MusicApps sobre o iRig KEYS:

Construção e Durabilidade (4/5)
Facilidade de utilização: (4/5)
Portabilidade: (5/5)
Compatibilidade: (4/5)
Profissional: (3.5/5)
Preço: (4/5)
Geral: (4.1/5)

-

Veja nossas fotos do iRig KEYS

Error fetching Flickr photos: A feed could not be found at http://api.flickr.com/services/rest/?method=flickr.photos.search&lang=en-us&format=feed-rss_200&api_key=424b21f98918e2f0f0d1421b8f138184&user_id=58339760@N04&sort=date-taken-asc&tags=irigkeys&per_page=40

*Veja a galeria no Flickr


Posts Relacionados

39 Comments

  1. @marcosfilho_ fevereiro 5, 2013 at 4:43 am - Reply

    Estava aguardando muito esse review e como era de se esperar ficou excelente. Parabéns pelo trabalho. Só senti falta de um pouco mais de comparação com outros produtos do gênero como os da Korg, Akai, m-audio. Mas ficou excelente. Obrigado pelo auxilio.

    • musicapps fevereiro 5, 2013 at 8:59 am - Reply

      Obrigado! Se quiser, me envie qual modelo deseja comparar e, caso eu já tenha experimentado, faço a comparação sem problema algum. :) Abs!

  2. Rogermusic fevereiro 5, 2013 at 11:05 am - Reply

    Já queria comprar este controlador, com este review, fechou!

    Para mobilidade é maravilhoso, dentro das opções disponíveis aqui no Brasil.
    Talvez o da Line 6 rivalize com o iRig, mas é difícil achá-lo por aqui…

    Parabéns pelo excelente review.

    Acho que o "combo" perfeito é o The Laboratory e este.

    Abraço.

    • musicapps fevereiro 13, 2013 at 2:54 pm - Reply

      Obrigado! Tenho o Laboratory de 49 teclas aqui. Gosto muito do controlador!

  3. Cal Prates fevereiro 5, 2013 at 11:48 am - Reply

    Bem legal também gostei parabéns

  4. rafael fevereiro 9, 2013 at 10:29 am - Reply

    boa tarde, conheci o site e gostei muito dos reviews e dicas etc. gostaria de perguntar se vc sabe se posso usar o irig keys ligado naquele dock da apple assim eu carrego e toco entende? agradeço e aguardo!

    • musicapps fevereiro 13, 2013 at 2:50 pm - Reply

      Olá. Obrigado pela visita. Ele poderá ser carregado enquanto vc toca com o iPad ou iPhone usando qualquer tomada USB. Se o dock servir como uma, funcionará sem problemas.

  5. @jayminho fevereiro 14, 2013 at 3:18 am - Reply

    e como que é o mapeamento ?? tanto para os apps quanto para os softwares (kontakt.. etc..) automatico ?
    manual ??

    abracoss

    • musicapps fevereiro 15, 2013 at 12:20 am - Reply

      Me explica melhor o que você está chamando de mapeamento :)

  6. @jayminho fevereiro 14, 2013 at 3:19 am - Reply

    nao tinha assinado as respostas.. hehe , assinannndooo =]

  7. bruna r moraes março 29, 2013 at 9:50 am - Reply

    queria sader mais sobre este teclado . ele tem saida mid posso usar num notbook. como faço para comprar

  8. celso abril 5, 2013 at 6:00 pm - Reply

    Ola Marcus o que voce acha do synthstation 49 da akai aquele que voce coloca o ipad, qual a melhor opção o irig keys ou o akai sthstation 49? qual é melhor aguardo abraços

    • musicapps abril 6, 2013 at 12:41 pm - Reply

      Acho o AKAI bem interessante por possuir teclas de tamanho normal e e em maior quantidade. Porém, o iRig Keys é a opção mais compacta e fácil de transportar. Dependerá de qual característica for mais importante para o seu uso. :)

  9. celso abril 9, 2013 at 4:51 pm - Reply

    sim mais qual dos dois tem mais aplicativos compativeis no ipad iphone para ser usado com os teclados obrigado Marcus

    • musicapps abril 9, 2013 at 5:31 pm - Reply

      Serão compatíveis exatamente com os mesmos apps, pois são controladores core MIDI.

  10. celso abril 9, 2013 at 7:19 pm - Reply

    valeu Marcus e obrigado pela explicação abraços

  11. Joao maio 2, 2013 at 10:21 pm - Reply

    Marcus , pra solos rapidos as teclas repondem bem…?

    • musicapps maio 3, 2013 at 12:15 am - Reply

      A resposta é o padrão de mini teclas, como as do micro korg, por exemplo. Acredito que é questão de estar acostumado a elas. Atualmente, estou testando o Novation MiniNova, com teclado muito semelhante. Após ter o micro korg há anos as teclas menores me permitem fazer coisas as vezes mais interessantes que as de tamanho normal, por permitirem uma extensão maior e mais rápida com uma só mão. Mas há quem as odeie. Teste qualquer teclado de mini teclas antes :) Abs

  12. @kevinalvarenga maio 28, 2013 at 10:05 pm - Reply

    Olá Marcus, muito bom o post.
    Possuo um iPad 4 e gostaria de saber se é possível conectar o iRig keys por USB no kit de conexão de câmera lightining, no lugar de comprar um adaptador 30 pinos. É possível fazer essa conexão?

    • musicapps maio 29, 2013 at 10:57 am - Reply

      Não cheguei a realizar este teste. Na teoria, irá funcionar. Porém, a IK só publicou garantia de compatibilidade com o adaptador lightning para 30 pinos. Abs

  13. Thiago Prudencio junho 2, 2013 at 12:55 pm - Reply

    Ola Marcus Padrini ja trabalhei com o Microkey Korg 37 a gostei muito.
    Mas pesquisando na net,acabei descobrindo o iRig 37 e li sua avaliação sobre o mesmo.
    Minha pergunta é: "O Fl Studio irá reconhece-lo normalmente assim como o Microkey Korg 37?
    Grato aguardo a resposta.
    Ótima sua matéria.

    • musicapps junho 3, 2013 at 12:44 pm - Reply

      Sim, normalmente. Ele e qualquer outro app compatível com coreMIDI. Além de também funcionar em Macs e PCs. Abs

  14. Márcio Teixeira agosto 25, 2013 at 1:38 am - Reply

    Olá amigo! Adquiri este controlador e estou tendo problemas com um pedal CASIO SP-3. Quando conecto o pedal no iRig, o resultado é contrário, sustentando o timbre quando solto e silenciando quando pressionado. Devo trocar de pedal, ou será apenas uma falha de configuração? No caso de troca, sugere algum pedal?

  15. Carlos Eduardo setembro 4, 2013 at 11:08 pm - Reply

    Olá mano , eu só quero sabe se o Irig keys pode ser usado com a mesma função do Irig midi , ou seja através dele eu consigo conectar outro teclado no meu Ipad ?

    • musicapps setembro 5, 2013 at 2:24 pm - Reply

      Não. O iRig MIDI é uma interface, o iRig Keys é um controlador, sem portas MIDI ou qualquer possibilidade de expansão. Abs!

  16. Marcos oliveira outubro 15, 2013 at 3:26 pm - Reply

    Olá, Marcus, parabéns por tudo que faz pela música e por nós . Minha pergunta. Como alimentar o irig enquanto uso no ipad? Qual fonte usar ? Quantos, watts amperes, que tipo? Carregador celular serve? Obs. O manual não cita nada a respeito de alimentação externa. Obrigado.

  17. Juliano maio 19, 2014 at 12:17 pm - Reply

    Primeiramente parabéns pelo site, sempre acompanho suas matérias e reviews e foi por isso que decidi comprar o irig keys. O meu veio sem o cabo lightning e eu tive que comprar um adaptador lightning pra usá-lo no ipad. Porém eu ligo no meu ipad mini e o irig keys seque liga os leds. Você acha que esse problema é do adaptador ou eu que não estou sabendo ligá-lo? Eu baixei o sampletank free pra testar e mesmo assim não funciona. Você pode me dar uma luz? Obrigado.

    • musicapps maio 19, 2014 at 5:45 pm - Reply

      Ei Juliano, tudo bem? O adaptador que você comprou foi o de Lightning para porta dock? Ele é original da Apple? Com o adptador Lightning x Porta Dock original, o iRig Keys deverá funcionar corretamente em todos os dispositivos.

      • Juliano maio 20, 2014 at 8:38 am - Reply

        Não foi original. Eu já tava desconfiado que o problema era esse mesmo. Vou comprar um original e ver se funciona. Mto obrigado e parabéns mais uma vez pelo site! Sou leitor assíduo. :)

        • musicapps maio 21, 2014 at 9:02 pm - Reply

          Eu que agradeço, Juliano! Abs! :)

  18. Diogo maio 27, 2014 at 3:00 pm - Reply

    O iI Rig tem Interface nele ?

    • musicapps maio 27, 2014 at 7:02 pm - Reply

      É um controlador apenas.

  19. Diogo maio 27, 2014 at 3:03 pm - Reply

    o Controlador IRig Keys , ele é uma interface também

    • musicapps maio 27, 2014 at 7:04 pm - Reply

      É apenas um controlador MIDI.

  20. Kennedy Macedo junho 23, 2016 at 12:45 am - Reply

    Ola, posso escrever arranjos com ele? Usar no Sibelius, ou atraves de um arranjo nele criar um pdf "Partitura ou Midi". Obrigado

Leave A Response


seis − 1 =