iRig KEYS: controlador compacto de 37 teclas para o iPad, iPhone e computador (Review)

Com as possibilidades criadas pelos aplicativos musicais para iPhone e iPad e também pelos instrumentos virtuais para o computador, para a maioria dos músicos que utiliza estas ferramentas, ter um teclado controlador é fundamental. Para quem que gravar ou tocar com mais mobilidade, se este controlador puder ser compacto, é ainda melhor. Hoje vou falar de um controlador compacto e versátil, produzido pela IK Multimedia, o iRig KEYS.

Recebi o iRig KEYS da Quanta Store há 2 semanas. Neste período, testei o produto praticamente todos os dias, para as mais diversas finalidades. O resultado dos testes e as minhas impressões sobre o iRig KEYS você confere agora em mais este review do MusicApps.

O que há na caixa?

O iRig KEYS chega bem protegido em uma caixa tão compacta quanto ele. Na embalagem temos o controlador, o manual de instruções, alguns pequenos catálogos da IK Multimedia e 2 cabos: um para conectar o iRig KEYS aos dispositivos iOS (iPhone, iPod Touch e iPad), via porta Dock, e outro para fazer a conexão com computadores Mac e Windows, via USB.

Antes de continuar lendo, confira o vídeo com o unboxing e alguns testes:

Compatibilidade com iPad, iPhone, iPod Touch e computadores Mac e Windows

O iRig KEYS é um teclado controlador USB universal. Isto garante a sua compatibilidade com iPads, iPhones, iPods Touch e também com computadores Mac e Windows, sem a necessidade de instalação de driver.

No caso do computador, a conexão é a micro USB x USB tradicional. O iRig KEYS é alimentado pelo própria porta USB de desktops e notebooks.

Para dispositivos iOS, a ligação é realizada por um cabo Din de 7 pinos e conexão dock (30 pinos) na outra ponta. Dispositivos mais recentes, como o iPad Retina e o iPhone 5, também irão funcionar, desde que seja utilizado um adaptador lightning para conexão dock.

O iRig KEYS funciona com todos os apps musicais para iOS compatíveis com coreMIDI, algo quase obrigatório nos principais aplicativos do gênero.

Vale citar que, quando utilizado com os dispositivos iOS, é possível usar a conexão mini USB para carregar o iPhone/iPad/iPod Touch, fazendo a ligação a um notebook/computador ou tomada USB.

Construção e teclas

Construído para ser leve e compacto, o iRig KEYS é feito em plástico de boa qualidade. O controlador parece oferecer boa durabilidade, mas, como a maioria dos produtos do gênero, não resistirá à quedas e utilização sem cuidados mínimos. Ele é tão fino e leve que pode ser facilmente transportado em qualquer mochila.

São 37 mini teclas – ou 3 oitavas – sensíveis à velocidade. A qualidade delas me surpreendeu. Mini teclas são polêmicas. Há quem goste delas, há quem as odeie. Particularmente, não tenho nada contra, desde que tenham boa resposta. É o caso das teclas do iRig KEYS. Se comparadas às do microKORG, por exemplo, elas estão em um nível igual ou superior.

A sensibilidade à velocidade (força ao pressionar a tecla) pode ser configurada, o que é ideal para que o controlador se adapte ao seu modo de tocar.

iRig Keys x Ion: controlador da IK oferece mais teclas, entrada para pedal e rodas de modulação e pitch bend

Em teclados tão compactos não é comum encontrarmos esta quantidade de teclas e isto é algo bastante positivo. É o suficiente para tocar harmonias com acordes e baixos. E funciona muito bem para solos, sem ter que se preocupar com o botão de aumentar e diminuir oitavas.  Por falar nele, sua localização é ótima, mais próximo ao lado esquerdo do teclado, facilmente acessível para a mão esquerda, como deve ser.

Conexões e outros recursos

Conexões iOS, Computador e pedal volume/sustain

Por falar em coisas incomuns, outro detalhe não muito visto em controladores compactos, principalmente para o iOS, é a presença de conexão para pedal de sustain ou expressão. No iRig KEYS temos uma conexão para pedais capaz de aceitar os dois modelos. Pedais de sustain ou de volume poderão ser utilizados normalmente. Algo muito bom para controlar a sustentação de um timbre de piano, ou regular o volume durante a performance, por exemplo.

Falando de conexões, seria ótimo poder contar também com uma porta MIDI Out. Porém, sua ausência não é surpreendente, uma vez que a própria Yamaha acaba de remover as conexões MIDI tradicionais de toda a sua linha de teclados arranjadores e pianos digitais mais básicos. A tendência é realmente oferecer MIDI somente via USB.

Painel iRig KEYS

Ainda no painel, temos outros recursos: botões para mudanças de programa, que enviam mensagens MIDI de program change e servem para ir mudando presets em aplicativos e instrumentos virtuais (compatíveis com o comando), knob de volume, que pode ser configurado para enviar qualquer outro parâmetro MIDI, e botão SET, que permite salvar e depois recuperar configurações realizadas no teclado (oitava, canal MIDI, curva de velocidade, etc), para facilitar a performance.

As demais configurações do iRig KEYS são acessíveis pressionando simultaneamente os botões OCT (oitavas) e realizadas através de valores inseridos com as teclas do controlador. Na minha opinião, problema algum em se fazer configurações como curva de velocidade, e função do knob do painel desta forma. Porém, seria muito bom que a escolha de canais MIDI estivesse no painel e pudesse ser feita com um só toque, ainda mais no caso dos apps iOS, ainda muito fracos em relação às configurações MIDI. Um bom recurso para suprir esta ausência no painel é utilizar as posições de memória do botões SET, salvando cenas com diferentes canais MIDI e assim realizar esta mudança rapidamente entre canais.

Pitch Bend e Modulação

As rodas de pitch bend e modulação merecem destaque. São pequenas, mas oferecem ótima pegada. Funcionam bem justas e apresentam ótima resposta.

Acessórios para usar com ele

iRig Keys e iPad com iKlip Studio

Para quem pretende utilizar o iRig KEYS com iPhone e iPad, é interessante considerar um suporte para estes dispositivos. No mercado temos algumas opções, como a linha iKlip e outros.

Disponibilidade

Recebemos o iRig KEYS da Quanta Store para os nossos testes. A empresa oferece o produto em seu site e você pode comprá-lo aqui.

Conclusões sobre o iRig KEYS

Pequeno, fino, leve e com bom número de teclas, o iRig KEYS é uma ótima escolha para aqueles que procuram um teclado controlador compacto, capaz de ser estar pronto para entrar em ação em qualquer lugar, seja com dispositivos iOS, seja com o computador.

A utilização de mini teclas, em vez de teclas tradicionais, contribue para sua portabilidade, mas não agrada a todos os músicos. Porém, a ação das pequenas teclas é a melhor possível para este tamanho de teclado.

A conexão para pedal de sustain/volume e as rodas de pitch bend e modulação fazem que o iRig KEYS também possa ser considerado como uma boa opção para a utilização ao vivo, para aqueles que procuram um pequeno controlador para completar o set.

MusicApps sobre o iRig KEYS:

Construção e Durabilidade [Rating:4/5]
Facilidade de utilização: [Rating:4/5]
Portabilidade: [Rating:5/5]
Compatibilidade: [Rating:4/5]
Profissional: [Rating:3.5/5]
Preço: [Rating:4/5]
Geral: [Rating:4.1/5]

Veja nossas fotos do iRig KEYS

[slickr-flickr tag=”irigkeys”]

*Veja a galeria no Flickr

Curta e compartilhe!