Notícias, Novo na iOS App Store!, iPad

Conheça o novo e poderoso sintetizador PPG WaveMapper para iPad

Marcus Padrini fevereiro 3, 2013 2 Comments »

O segundo sintetizador desenvolvido por Wolfgang Palm para o iPad acaba de chegar à App Store. O PPG WaveMapper é a evolução e também complemento do muito bem avaliado WaveGenerator.  Com novos recursos, o aplicativo é ideal para quem deseja obter novas texturas e trabalhar com a construção de timbres únicos de forma simples ou avançada.

Como o nome já diz, trabalhar mapeando os sons e suas características é uma das grandes novidades do WaveMapper. A tela principal (mapping window) apresenta uma espécie de tabela com vários programas, divididos por linhas e colunas, e 8 módulos do som carregado atualmente espalhados pela tela.

A ideia aqui é a seguinte: imagine que você carregou um programa que traz o som de um piano, com todas as suas características. Porém, você pode testar, isoladamente, como cada característica deste timbre poderia soar se tivesse as configurações de outro instrumento.

Um exemplo: o piano tem uma determinada configuração de “envelope ADSR”. Ou seja, como o timbre se comporta desde o momento em que uma tecla é pressionada (saiba mais sobre Envelope de sintetizadores). Aí temos os tempos de ataque, decaimento, sustentação e repouso, característicos de um som de piano. Mas, como seria o timbre de um piano com as características de envelope ADSR de outro instrumento bem diferente, como um violino, por exemplo? É justamente esta experimentação que o WaveMapper proporciona de forma muito simples e intuitiva. Neste caso, bastaria arrastar o módulo de envelope do piano (o ícone com a letra O) na tabela até o um programa chamado “Violino” (nome hipotético apenas). A partir daí, o envelope do piano estará assumindo as características do programa de violino.  O mesmo processo pode ser feito com filtros, amplificador, modulação, etc.

Processo semelhante pode ser visto no vídeo abaixo:

Outra novidade do WaveMapper é uma nova tecnologia para a manipulação de amostras sonoras, capaz de permitir a mesma flexibilidade da wavetable, técnica de síntese criada por Wolfgang Palm nos anos 70, mas preservando as características e qualidade das amostras.

Mas, na minha opinião, o maior atrativo do WaveMapper é: se você não entendeu nada ou pouca coisa deste post, ainda assim será possível produzir grandes timbres com o aplicativo, simplesmente arrastando ícones de um lado para o o outro da tela, sem ter a menor ideia daquilo que está fazendo.  Mas, se você é fanático por síntese sonora, leu o texto acima e ficou maravilhado com as novas possibilidades e gosta de fazer seus timbres controlando cada parâmetro, o WaveMapper irá permitir este mergulho nas configurações mais profundas.

Configurações mais avançadas também estão disponíveis no WaveMapper

Alguns sons do WaveMapper:

Este post era para ser uma simples notícia. Porém, o WaveMapper precisa de um pouco mais para ser apresentado e de muito mais para ser utilizado em todo o seu potencial sonoro. Esta última parte fica para um review futuro.

WaveMapper (AppStore Link) WaveMapper
Desenvolvedor: Wolfgang Palm
Preço: USD 19.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

2 Comments

  1. Norberto França fevereiro 3, 2013 at 8:06 pm - Reply

    Hummmmm… gostei! Vamos ver como se porta na real . Excelente post Marcus.

    • musicapps fevereiro 3, 2013 at 9:15 pm - Reply

      Opa, vc estava sumido! Que bom que gostou! Depois me fala o que achou. O forte dele é explorar mesmo. Primeiro não fiquei muito impressionado com presets, mas foi começar a mexer para ficar horas criando sons diferentes.

Leave A Response


8 + sete =