Matérias, Notícias, iPad

Batalha de Minimoogs virtuais: iMini para iPad x Mini V para Mac e PC

Marcus Padrini fevereiro 28, 2013 4 Comments »

Ao anunciar a chegada de seu novo aplicativo iMini para iPad, a Arturia informou que o título é uma reprodução do sintetizador analógico Minimoog, que oferece basicamente os mesmos recursos e a mesma sonoridade do já famoso Mini V para Mac e Windows. Mas será que Mini V e iMini produzem timbres realmente iguais e se comportam da mesma maneira? Melhor do que ficar achando é testar.

No vídeo acima, decidi comparar o iMini para iPad com o Mini V para o Mac. Além dos sons de notas graves e agudas sem efeito, experimentei o filtro de ambos.

Em relação à sonoridade, realizei outros inúmeros testes e, honestamente, não conseguiria apontar as diferenças entre timbres gerados pelo iMini e pelo Mini V. O que me chamou a atenção foi o filtro do iMini por apresentar degraus bem evidentes nas alterações de cutoff e ressonância, o que não ocorre de forma tão aparente no Mini V.

Por outro lado, vale destacar a latência do iMini, que é extremamente baixa. Fiz testes com a iRig MIDI e com teclados controladores ligados diretamente ao Camera Connection Kit e a performance foi excelente em ambos os casos.

iMini Synthesizer (AppStore Link) iMini Synthesizer
Desenvolvedor: Arturia
Preço: USD 9.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

4 Comments

  1. Gustavo Salles fevereiro 28, 2013 at 10:34 pm - Reply

    Ótimo teste!!! Qual preset foi usado?!
    O iMini é recomendado ter no mínimo um iPad 2 e iOS 6, comprei mesmo assim para o meu iPad 1a geração!
    Até que roda, mas algumas frequencias deixam o som bem ruim (chiado, travando, escutando degraus, etc)… Ou sou eu que não sei regular direito o som! hehehe

    • musicapps março 1, 2013 at 1:12 am - Reply

      CP_Numan 01, acredito. Mas com algumas alterações.

      • luciano gomes abril 11, 2013 at 8:58 pm - Reply

        Oi! gostaria de saber se existe algum progama que reconheça toda midia do teclado. exemplo:
        eu tinha um psr 510 da yamaha, e conectava o mesmo via cabo midi em um psr 350 tambem da yamaha. Eu tocava somente no 510, mas a qualidade era do 350, cuja qualidade dos timbres eram melhor. Hoje comprei um casio wk 7500, vi seu video, conectando o casio a m ipad. achei o maximo compri o teclado. consegui conectar o wk 7500 ao pc, e estou usando os timbres vst. mas quando solto o ritimo o sftware nao reconhe a parte do sequenciador de ritimo e libera outros soms ao inves de batidas de( kit de percução) . Ha algum progama que reconheça?

        • musicapps abril 12, 2013 at 2:02 am - Reply

          Vc precisa saber em qual canal seu teclado envia as informações de ritmo e então preparar o VST para receber neste canal. Bateria geralmente é enviada pelo canal MIDI 10. Recomendo a leitura do manual do teclado e também orientações sobre o VST em questão. Abs

Leave A Response


5 − = quatro