Batalha de Minimoogs virtuais: iMini para iPad x Mini V para Mac e PC

Ao anunciar a chegada de seu novo aplicativo iMini para iPad, a Arturia informou que o título é uma reprodução do sintetizador analógico Minimoog, que oferece basicamente os mesmos recursos e a mesma sonoridade do já famoso Mini V para Mac e Windows. Mas será que Mini V e iMini produzem timbres realmente iguais e se comportam da mesma maneira? Melhor do que ficar achando é testar.

No vídeo acima, decidi comparar o iMini para iPad com o Mini V para o Mac. Além dos sons de notas graves e agudas sem efeito, experimentei o filtro de ambos.

Em relação à sonoridade, realizei outros inúmeros testes e, honestamente, não conseguiria apontar as diferenças entre timbres gerados pelo iMini e pelo Mini V. O que me chamou a atenção foi o filtro do iMini por apresentar degraus bem evidentes nas alterações de cutoff e ressonância, o que não ocorre de forma tão aparente no Mini V.

Por outro lado, vale destacar a latência do iMini, que é extremamente baixa. Fiz testes com a iRig MIDI e com teclados controladores ligados diretamente ao Camera Connection Kit e a performance foi excelente em ambos os casos.

[app 603340125]

Curta e compartilhe!