Sonuus G2M: transforme áudio em MIDI em tempo real no iPhone e iPad

Em 2010, escrevi um post sobre a i2M, uma interface da Sonuus capaz de converter áudio em MIDI em tempo real, ideal para controlar instrumentos virtuais e sintetizadores usando guitarra, violão e outros instrumentos. Infelizmente, o hardware nunca chegou ao Brasil. Porém, o fabricante acaba de lançar o Sonuus G2M, um aplicativo para iPad e iPhone, com a mesma funcionalidade.

O Sonuus G2M é capaz de trabalhar com interfaces como iRig e outras compatíveis com o iOS. Qualquer instrumento elétrico poderá ser utilizado, sem a necessidade de adaptações. O aplicativo promete baixíssima latência e conversão precisa do áudio em notas e eventos MIDI. Há a compatibilidade core MIDI. Então, o Sonuus G2M pode ser usado para controlar outros aplicativos rodando no mesmo dispositivo iOS.

A ideia é simples: conecte sua guitarra a uma interface de áudio ligada ao iPad/iPhone,  abra o aplicativo, faça uma afinação simples e comece a gerar notas MIDI para outros apps iOS ou através de uma sessão MIDI via rede wi-fi. Veja o exemplo de funcionamento no vídeo acima.

[app 591049523]

Se você já experimentou o Sonuus G2M, mande suas impressões nos comentários.

Curta e compartilhe!