Notícias, Novo na iOS App Store!, iPad, iPhone/iPod Touch

Sonuus G2M: transforme áudio em MIDI em tempo real no iPhone e iPad

Marcus Padrini janeiro 23, 2013 4 Comments »

Em 2010, escrevi um post sobre a i2M, uma interface da Sonuus capaz de converter áudio em MIDI em tempo real, ideal para controlar instrumentos virtuais e sintetizadores usando guitarra, violão e outros instrumentos. Infelizmente, o hardware nunca chegou ao Brasil. Porém, o fabricante acaba de lançar o Sonuus G2M, um aplicativo para iPad e iPhone, com a mesma funcionalidade.

O Sonuus G2M é capaz de trabalhar com interfaces como iRig e outras compatíveis com o iOS. Qualquer instrumento elétrico poderá ser utilizado, sem a necessidade de adaptações. O aplicativo promete baixíssima latência e conversão precisa do áudio em notas e eventos MIDI. Há a compatibilidade core MIDI. Então, o Sonuus G2M pode ser usado para controlar outros aplicativos rodando no mesmo dispositivo iOS.

A ideia é simples: conecte sua guitarra a uma interface de áudio ligada ao iPad/iPhone,  abra o aplicativo, faça uma afinação simples e comece a gerar notas MIDI para outros apps iOS ou através de uma sessão MIDI via rede wi-fi. Veja o exemplo de funcionamento no vídeo acima.

Sonuus G2M - Universal Guitar to MIDI Converter (AppStore Link) Sonuus G2M – Universal Guitar to MIDI Converter
Desenvolvedor: Sonuus Limited
Preço: USD 9.99
Baixar na App Store!

Se você já experimentou o Sonuus G2M, mande suas impressões nos comentários.


Posts Relacionados

4 Comments

  1. Jardim janeiro 27, 2013 at 12:52 am - Reply

    quando penso que a Apple iria ficar pra traz, vem uma coisas dessas!
    ah, espere até o Kurzweil começar a trabalhar no áudio dos Androids… ai sim, prevejo uma competição bem acirrada!

  2. @indioadorando janeiro 31, 2013 at 1:51 pm - Reply

    Ótimo app… Ótima dica. Estou usando muuuito. Plugo o iRig na saída contínua do Afinador (Boss Tu-3), e na saída padrão do Afinador sigo a cadeia de pedais e Amp. Pego a saída do iRig pra um D.I. no mixer, (Ficando com dois canais independentes na mesa: A Guitarra e o do iRig.)
    Daí uso o Sonuus controlando via CORE MIDI o Garage Band com um timbrezão de PAD Synth, com o ataque lento somente pra produzir a ambiência que preciso para segurar a base do nosso "quarteto" aqui. (2 Gtrs, Bx e Batera). É claro que não compreende acordes como um captador hexafônico (Ex. Roland GK), mas como ele sempre vai disparar as notas em evidência do acorde (e ainda por ser um timbre de PAD), o resultado fica muito próximo do perfeito, principalmente para uma banda que não tem Tecladistas. Obrigado pelo Post. Parabéns pelo Site.

    • musicapps janeiro 31, 2013 at 5:24 pm - Reply

      Que bom que ajudou! Obrigado pelo depoimento. Grande abraço!

  3. Isaac Vitor março 21, 2013 at 8:22 am - Reply

    Pena que não tem uma versão teste

Leave A Response


3 + oito =