Sonoma anuncia solução que reduz drasticamente a latência em smartphones e tablets Android

Notícia fantástica para donos de smartphones e tablets Android. A Sonoma Wire Works, conhecida por fabricar as interfaces GuitarJack e desenvolver apps como StudioTrack e GuitarTone, apresenta na NAMM 2013 uma solução para reduzir consideravelmente a latência em dispositivos que rodam Android.

Usamos o termo Latência para definir o intervalo de tempo entre, por exemplo, o toque em uma tecla de piano de um app musical e o som emitido por este aplicativo. Quanto menor a latência, melhor a experiência. O mesmo se aplica em um app processador de efeito. Neste caso, o intervalo seria entre a entrada do áudio no dispositivo e a saída do áudio processado.

Latências maiores do que 25ms já são bem desagradáveis para apps musicais s instrumentos virtuais para computador. Até então, o Android entrega, variando de acordo com o dispositivo, cerca de 110 a 200 ms de latência.  O que a novidade da Sonoma promete fazer é reduzir este número para 20ms! Latência esta comparável com a que os dispositivos iOS conseguem fazer hoje.

A solução, exibida na NAMM 2013, deverá ser adotada por desenvolvedores e fabricantes de acessórios musicais. Nenhum detalhe técnico sobre a solução foi divulgado. Um ponto curioso foi a divulgação da novidade convidando fabricantes de dispositivos para apresentações da tecnologia. Ou seja, não sabemos se isto se aplicará a maioria dos aparelhos que já estão no mercado.

Há tempos já dizia que a evolução da música móvel com Android dependeria muito da vontade de desenvolvedores. O primeiro passo foi dado pela IK Multimedia. Agora, a Sonoma pode estar revolucionando este cenário.

Ficaremos de olho nas novidades.

Curta e compartilhe!